Canhão portátil sem recuo Carl Gustaf M4
Ivan Plavetz
A SAAB revelou recentemente a versão M4 do seu canhão portátil sem recuo Carl Gustaf de 84 mm. O debute aconteceu no último dia 24 de setembro no centro de testes da Bofors Saab Dynamics em Karlskoga, na Suécia.
O M4 é a última versão de uma dinastia iniciada no final dos anos 1940.
O Carl Gustaf foi exportado para mais de 40 países e empregado em combate real, incluindo na Guerra das Malvinas, Afeganistão e Iraque. Seu emprego mais usual é neutralizar carros de combate, entretanto, ele pode alvejar outros tipos de alvos estacionários.
Entre munições específicas, o Carl Gustaf é compatível com alto-explosivo anti-carro de combate (HEAT). O M4 diferencia-se de seus antecessores pela redução de peso do conjunto e aperfeiçoamentos em alguns itens tecnológicos e funcionais, como por exemplo, alcance estendido e efeito alto-explosivo optimizado.
A versão M4 do canhão portátil sem recuo Carl Gustaf é a última descendente da dinastia iniciada nos final dos anos 1940. (Imagem: SAAB)
Pesa 6,7 Kg, ou seja, 3 Kg a menos do que a variante M3 e metade da M2. Essa redução de peso foi alcançada graças à conformação de algumas partes em titânio e fibra de carbono, bem como através de modificações no desenho do Venturi (dispositivo traseiro do tubo de lançamento do projétil responsável pela neutralização do recuo).
4 Comments