Defesa & Geopolítica

DCNs Revela novo projeto de submarino Oceânico

Posted by

DCNSTradução e adaptação: E.M.Pinto

DCNS apresentou o projeto de um novo  submarino oceânico. A nova unidade será movida por sistema diesel elétrico com capacidade de operação independente do ar (AIP), o navio surge como uma alternativa aos navios da classe nuclear Suffren (Barracuda) e adota soluções recentes, semelhantes as implantadas nos submarinos norte americanos da classe  USS Virginia.

O grupo francês enfatizou que o projeto não se trata de um conceito, como no caso dos submarinos da SMX-21, mas sim, de um produto pronto para entrar em produção. Trata-se de um modelo de cerca de 5.000 toneladas, capaz de permanecer no mar por um período mínimo de três meses (incluindo, pelo menos, um mês sob a água). Para o cumprimento destas metas, o projeto foi elaborado de modo a proporcionar espaço para suprimentos e conforto adequado para a tripulação.

A unidade deverá ser composta por motores a diesel, baterias auxiliares e pelo menos, duas baterias de células de combustível (AIP), o navio possuirá “thrusters” retráteis especiais sob o casco, que melhorarão seus fatores hidrodinâmicos especialmente em condições especiais aumentando a capacidade de manobra.

O projeto batizado de SMX-Ocean será um navio multitarefa fortemente armado. Possui módulos especiais para operação de forças especiais e um hangar especial, onde pode acomodar veículos especiais não tripulados bem como veículos submarinos de transporte de mergulhadores e forças especiais.

Além dos seis lançadores de torpedos na proa o projeto também fornece um silo de decolagem vertical, que, como a versão mais recente dos submarinos americanos do tipo USS Virginia irá acomodar seis mísseis táticos de ataque a superfície. O SMX-Ocean tem que ser capaz de transportar até 34 armas diferentes que incluirão, mísseis, minas e torpedos.

Fonte: Defence 24

8 Comments

  1. Pingback: DCNs na EURONAVAL 2014

shared on wplocker.com