Este documento, em palavras de Abbas, está orientado para a regularização do conflito palestino-israel ense através da formação de dois Estados independentes, do fim da ocupação e da solução de problemas de refugiados palestinos. Ao mesmo tempo, conforme declarou Abbas, o projeto de resolução propõe “um calendário nítido de realização dessas tarefas, como está fixado na iniciativa de paz árabe”.
Entretanto, os palestinianos Fatah e Hamas chegaram a acordar o regresso ao poder de um governo unido na Faixa de Gaza, anunciou Jibril Rajoub, membro do Comitê Central do movimento Fatah. Peritos consideram que o reforço da unidade dê aos palestinos uma vantagem adicional nas conversações com Israel. Citamos um politólogo palestino, Tawfiq Abu Shumar:
“Este passo, sem quaisquer dúvidas, foi dado com um atraso. No entanto, ele é muito importante para palestinos por influir diretamente nas conversações. O governo de coalizão irá representar os interesses de toda a Palestina e não apenas os da Faixa de Gaza e da Cisjordânia, Tal, naturalmente, irá contribuir para o reforço das posições negociais de palestinos”.
Entretanto, ao que tudo indica, crescem mudanças também no mecanismo de mediação da regularização das divergências palestino-israel enses. Recentemente, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, havia proposto alargar o atual “quarteto” de mediadores internacionais (Rússia, EUA, UE e ONU), inclusive à conta da Liga Árabe. A situação é comentada por Alexander Demchenko, perito do Instituto de Orientalística da Academia de Ciência da Rússia:
“Israel havia declarado reiteradamente não aceitar a participação do Hamas nos órgãos de poder palestinos, por isso a regularização de divergências em relação ao governo de coalizão é mais importante para contatos internos palestinos do que para a solução do conflito com Telavive. Quanto ao projeto de resolução, referido por Mahmoud Abbas, tudo depara no caso concreto com a posição dos Estados Unidos. O documento será bloqueado, se contrariar os interesses de Israel.
Por outro lado, não devemos esquecer do “quarteto” de mediadores internacionais. A meu ver, há muito que surgiu a necessidade de reformatá-lo porque este mecanismo já não funciona de fato. Os Estados Unidos fizeram afastar outros participantes dele, tentando desempenhar em separado o papel de mediação entre palestinos e israelenses. Os resultados são conhecidos. É necessário por isso dispensar atenção à ideia do alargamento do “quarteto”, inclusive à conta da Liga Árabe.
Finalmente, os problemas de Tel Aviv não se limitam só à Palestina. Em torno está o mundo árabe, cuja parte considerável tem ânimos bastante hostis em relação a Israel. Lembre-se neste contexto a iniciativa de paz árabe de 2002, que, como se sabe, propõe normalizar as relações entre árabes e Israel no caso da regularização do conflito com palestinos”.
Peritos destacam que a participação da Liga Árabe da mediação internacional reforçará a pressão sobre Israel, contribuindo para que esse país se manifeste finalmente ao nível oficial sobre a iniciativa de paz árabe. É conhecido que Telavive não reagiu até hoje a ela.
Entretanto, o documento pode ser de fato qualificado como cardinal. A vontade ou a desvontade de trabalhar de acordo com seus princípios irão testemunhar a vontade ou a desvontade de alcançar em geral a regularização da situação no Oriente Médio.
Eu sincera/ considero a atuação desta organização pífia, dúbia, é até nula em especial no tocante à causa dos Palestinos…Qdo os judeuSS resolverem devlver às terras tomadas, ocupadas pelas armas dos semitas Palestinos, seus irmãos, possível/ os JudeuSS vão influênciar p o bem e ou p o mal. td o mundo árabe.E até formar um mercado comum entre eles, . ñ são lá mt inteligentes em ver o amanhã , trágico.Um dia c certeza à Palestina será um Estado e livre dos nefaSStoSS judeuSS..quem viver verá.Sds. 😉
“nefaSStoSS judeuSS”
Nefastos judeus? Se somar com o pé de cão que chama todo alemão de nazista fica meio evidente que não é só a direita que é racista.
E pelo visto vc é do tipo que acredita que toda direita é racista.
Garotinho ixperrtu rsrsrs
http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20121031104242/lotr/images/a/a0/Deagol.png
Warpato.
Não conhece interpretação de texto?