Por que o Estado Islâmico quer que o Ocidente envie tropas para Iraque e Síria

net-o-principal-porta-voz-do-ei-o-sirio-que-adotou-o-nome-de-shaykh-abu-muhammad-al-adnani-ridicularizou-os-recentes-ataques-aereos-1411851491548_300x300“Os ocidentais vão pagar o preço quando enviarem seus filhos para lutar contra nós e eles retornarem amputados, ou em caixões, ou com problemas mentais”. Shaykh Abu Muhammad al-Adnani, principal Porta-Voz do Estado Islâmico (EI)

Frank Gardner
Correspondente de Segurança da BBC, 27/09/2014

O grupo autodenominado Estado Islâmico expressou com todas as letras que não apenas não teme um enfrentamento em terra contra tropas americanas no Iraque e na Síria, como na verdade se alegraria nessa situação.

Em uma mensagem de 32 minutos publicada na internet, o principal porta-voz do EI, o sírio que adotou o nome de Shaykh Abu Muhammad al-Adnani, ridicularizou os recentes ataques aéreos americanos e os esforços do presidente Barack Obama para costurar uma coalizão internacional contra a milícia extremista islâmica.

“É só isso que podem fazer?”, alfinetou, dirigindo-se ao presidente Obama. “Os Estados Unidos e seus aliados são incapazes de nos enfrentar aqui em terra?”

Os ataques aéreos americanos e de aliados estão causando sérios danos ao EI, que não pode oferecer resposta militar efetiva contra eles. Portanto, faz sentido que a organização prefira que os EUA se comprometam com tropas no campo de batalha.“Eles estão desejando um conflito com o Ocidente”, diz o diretor do Centro Internacional para o Estudo da Radicalização, em Londres, Peter Neuman.

“Os vídeos de execuções [de reféns ocidentais] eram isca para provocar uma reação excessiva. No momento em que botas ocidentais pisam o terreno, tudo se transforma na velha narrativa do Ocidente contra o Islã, e eles podem alegar que estão lutando contra a ocupação”, argumenta o especialista.

Alá nos deu suas armas

Após um rápido avanço pelo norte e oeste do Iraque em junho, em que conquistou cidade após cidade, o EI capturou Mossul, a segunda maior cidade iraquiana, com sua estratégica represa, e ameaçou tomar a capital curda de Irbil.

Mas, desde então, os ataques aéreos americanos em apoio a forças terrestres curdas contiveram o avanço do grupo.

Na semana passada, a Força Aérea Francesa passou a engrossar os ataques lançados a partir da base aérea dos Emirados Árabes Unidos.

A Austrália anunciou que vai enviar um esquadrão de caças Super Hornet, enquanto o Reino Unido aprovou na sexta-feira o envolvimento de suas forças armadas nos ataques no Iraque com seis aviões Tornado.

Além disso, um grupo de países tem fornecido armas e munições para as forças que enfrentam o EI.

Mas o porta-voz do EI menosprezou esses fatos, lembrando aos EUA que, durante sua campanha no Iraque, o grupo havia tomado uma grande quantidade de armamentos modernos americanos fornecidos ao Exército iraquiano –que fugiu para evitar os enfrentamentos.

“Enviem armas e equipamentos para seus agentes e cães; enviem-nas em grande quantidade, pois vão acabar como espólios de guerra em nossas mãos”, disse o líder extremista.

“Vejam os seus veículos blindados, máquinas, armas e equipamentos: estão em nossas mãos. Alá nós concedeu e vamos enfrentá-los com eles.”

Enfrentamento inevitável?

Os analistas acreditam que o enfraquecido e desmoralizado Exército iraquiano seja incapaz de enfrentar o EI por conta própria.

Por isso, tem-se especulado que tropas de combate americanas tenham de retornar para o país do qual se retirou em 2011, o que seria um pesadelo político para o presidente Barack Obama.

Obama, David Cameron (premiê do Reino Unido) e outros líderes ocidentais têm dito publicamente que não haverá “botas no chão”, apesar de quase mil soldados americanos permanecerem no Iraque.

Mas vários analistas políticos e militares, incluindo o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, que levou o país à guerra contra Saddam Hussein em 2003, ao lado do americano George W. Bush, opinam ser impossível erradicar o EI sem uma ofensiva terrestre.

Para o porta-voz do EI, “eles [os ocidentais] vão pagar o preço quando enviarem seus filhos para lutar contra nós e eles retornarem amputados, ou em caixões, ou com problemas mentais”.

Para o grupo extremista, os benefícios potenciais de enfrentar tropas ocidentais no chão são óbvios.

Pelo menos teriam a oportunidade de confrontar soldados cara a cara, contando com o impacto da propaganda negativa que a guerra teria sobre os cidadãos ocidentais.

Acima de tudo, um conflito regional que hoje é predominantemente de muçulmanos entre si, se tornaria uma espécie de jihad global contra o Ocidente, o que possivelmente atrairia simpatizantes para o grupo e elevaria a sua capacidade de recrutar guerrilheiros.

Foto: Porta-voz do Estado Islâmico, o sírio Shaykh Abu Muhammad al-Adnani divulgou mensagem em vídeo na internet provocando os EUA e sua coalizão de aliados

Fonte: BBC Brasil via UOL

18 Comentários

  1. net-o-principal-porta-voz-do-ei-o-sirio-que-adotou-o-nome-de-shaykh-abu-muhammad-al-adnani-ridicularizou-os-recentes-ataques-aereos-1411851491548_300x300“Os ocidentais vão pagar o preço quando enviarem seus filhos para lutar contra nós e eles retornarem amputados, ou em caixões, ou com problemas mentais”. Shaykh Abu Muhammad al-Adnani, principal Porta-Voz do Estado Islâmico (EI) ==== É até poder ser, + q vão se lascar tbm , isso é fato..e deveriam já estar combatendo por terra outros exército, como os Persas..são uma hidra q tem q ser combatida e logo e p ontem.Sds. 😉

    • Para acabar com essa maldição, os gringos vão ter que deixar a hipocrisia de lado e precionar os seus aliados que financiam esses tarados, fechar o cerco por terra e não deixar prisioneiros. (E em paralelo enviar nossa diplomata para dialogar com eles 🙂 )
      Mostrar fotos ‘da’ piloto dos EAU, do piloto filho do herdeiro saudita e aviões nos árabes nos céus é parte da propaganda, e importante, com certeza, mas as ações tem que ir muito além disso.
      Apesar de imprensa bater forte nos xiitas,eu acho que são os sunitas, aliados dos EUA, que são os maiores fomentadores do terrorismo mundial.
      Mas isso é complicado, visto que algumas famílias tem individualmente alguns bilhões investidos em Wall Street.

      • Porque o ISIS/EI que segundo Obama e um “perigo” para humanidade, que segundo regurgita a midia quer atacar todo mundo nao so no oriente medio, mas na europa, no EUA, na Russia e China nao ataca Israel. Este pais estava massacrando os palestinos no Gaza, que fez esses que dizem querem reintroduzir o Califado? Nada. Quem cala, consente. Ao contrario, o ISIS se faz alguma coisa para Israel e vender petroleo para eles. ISIS usa os portos turcos para vender petroleo sirio e iraquianos para Israel, e agora foi revelado vendem petroleo tambem para paises da Europa Ocidental. Repito, o ISIS e instrumento norte americano/israelita/britanico/saudista+estado do golfo.Oh shit, fui reler o artigo e me dei conta que e publicado pela BBC, o antro de pedofilos, tarados e satanistas. Tem mais nada a dizer.

  2. eu vi em alguns sites uns embusteiros falando que a dilma estava errada e deveria enviar soldados brasileiros para lutar a guerra dos outros
    o que eu acho desses embusteiros são uma velharada maldita que não tem mais idade para ir para guerra e quer mandar a juventude no lugar dela é isso que eu penso desses trouxas

    • por LUCENA
      .
      .
      Eles sabem com são o exército americano em terra, basta vê o quê os homens das cavernas do Afeganistão fizeram com eles e agora, são os malucos do deserto que quer também; todos malucos no Oriente Médio agora querem porque querem chutar o traseiro de um soldado ianque ….virou mania dos beduínos agora, pode ! … 😉

      • O exército americano é ruim no solo?

        Quanta bobagem. Em duas guerras de mais de dez anos cada, no Iraque e no afeganistão, os americanos perderam menos soldados que os Russos perderam em quatro anos de Guerras na Chechênia.

        Só no Afeganistão passaram mais tempo que os russos, perderam muito menos soldados e mataram menos civis. Sem contar que no tempo dos russos os afegãos eram bem menos armados e treinados que o Talibã.

        Vai pesquisar antes de escrever.

      • Vá pesquisar vc! O Talibã foi equipado pelos EUA justamente para aguentar os Russos. Mas concordo com vc que os equipamentos do Talibã eram inferiores aos Russos, afinal, os equipamentos Russos são muito melhores que o dos Americanos.

        E pesquise primeiro antes de vir aqui escrever suas frustrações…

      • “O Taliban equipado pelos EUA para aguentar os russos……equipamentos do Taliban eram inferiores aos russos” Primeiro ponto, Nao era Russia era Uniao Sovietica, uma diferenca muito grande.. Segundo, se a memoria nao me falha, o Taliban, criado pelo servico secreto do Pakistao, foi lancado na ultima fase da guerra, quando os sovieticos ja estavam se retirando, e as diversas tribos que antes lutavam contra os sovieticos, estavam lutando contra si. O Taliban nao dominavam nem os Pastuns durante a guerra contra os sovieticos. Outros grupos de guerrilheiros fundamentalistas os controlavam. Quanto a inferioridade do material belico que os EUA forneceram aos diversos grupos guerrilheiros, nao podemos esquecer que foi o fornecimentos dos misseis STINGER que realmente preocupou os sovieticos. Os avioes de cacas e bombardeios sovieticos eram vulneraveis ao Stinger.

    • PÉ DE CÃO calma os caras não possuem nada de trouxa eles devem ser bem pior eles devem estar com algum plano para lucrar com tal atitude por exemplo devem estar montando alguma fabrica de sacos pretos para vender ao governo e lucrar se é que tu me entendes.

      • verdade luiz , já deve ter lobista vendendo saco preto
        aqui no brasil os vira-latas puxa saco de gringo estão loucos para entrar dentro de um saco preto rsrsrs

        ainda bem que temos uma governante com postura , pois se fosse na época do Fernando Henrique que nossos diplomatas tiravam o sapato para entrar nos estados unidos rsrs agora estaríamos mandando nossa juventude lutar a guerra dos outros para sermos apenas bucha de canhao

        me lembrou aquela musica
        existe alguém que esta contando com você para lutar em seu lugar já que nessa guerra não é ele vai vai morrer e quando longe de casa ferido e com frio o inimigo você espera , ele ESTARA COM OUTROS VELHOS INVENTANDO NOVOS JOGOS DE GUERRA !!

        https://www.youtube.com/watch?v=kiZPUBqqaNs

        PARABENS A PRESIDENTE QUE DEFENDE O SOLDADO BRASILEIRO .

  3. Esses otários vão levar chumbo no rabo dos xiitas do iran e bomba no lombo dos yankees hahaha
    Esse estado islamico é nojento , todos tem que serem exterminados.

    • Se otarios forem as tropas aliadas, tudo podes crer que muitos vao morrer atacado pelos gringos por “engano”. Le a midia inglesa cobrindo a guerra no Iraque e no Afeganistao, e veras que um bom numero de soldados ingleses morreram atacados nao por aqueles defendendo seus paises, os afegans e iraquianos, mas por gente boa, aliado, os gringos. Atacados “por engano” e claro, os EUA disseram sorry para familia das vitimas. Tenho um amigo yanque com o qual trabalhei junto por quase 2 anos e viramos amigos, que direita politicament:, odeia Obama, admira Clinton e John Mcain, serviu como marine por 5 anos. Esta com cancer. Do batalhao de marines onde serviu, um numero muito grande ou suicidam, ou estao com problemas mentais ou estao com cancer.e praticamente abandonados pelo Estado. Sao limoes. Uma vez exprimido o suco, joga se no lixo. Se os proprios soldados gringos sao tratados com despreso e usado como cobaias (ver a tropa enviada para” combater ebola”) na Africa, nao pensa que os gringos voando nao sem quantas milhas acima, vao preocupar muitos em separar sirios de tropas aliadas.

      • “vao preocupar muitos em separar sirios de tropas aliadas.”

        Bá jojo, basta entender o mínimo de guerra para saber que muitas vezes é difícil diferenciar tropas amigas de inimigas a longas distâncias e fogo amigo sempre aconteceu.

        Por favor, não há necessidade de inventar mentiras só pq o mundo não é como você gosta.

      • Mentiras? Soldados ingleses mortos por engano? A midia inglesa publica materia sobre o assunto, e as TVs mostras esses soldados mortos por engano sendo carregado em caixoes de defunto.Os ingleses tambem usam avioes de bombardeio, mas nao se tem registrado que soldados gringos foram mortos acidentalmente por bombardeio britanico. Veteranos ianques com cancer, sofrendo de neuroses de guerras, abandonados e mentira? Le jornais norte americana. Um bom comeco e o Veteran Today.

      • “Por favor, não há necessidade de inventar mentiras só pq o mundo não é como você gosta.”

        E não há necessidade de ficar olhando para o passado só pq os fatos mostram o contrário do que vc acredita.

Comentários não permitidos.