Aeronáutica e SAAB se reúnem para início da certificação do caça

i1492516120558419

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) irá validar os testes realizados na Suécia

Entre os dias 11 e 12 de setembro de 2014, representantes do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), se reuniram em São José dos Campos (SP) com representantes da empresa SAAB para tratar sobre o início do processo de certificação da aeronave Gripen NG.

As certificações da aeronave Gripen NG com relação aos requisitos de aeronavegabilidade e de cumprimento de missão serão realizadas por órgãos da Suécia. O IFI irá acompanhar esses processos e, após validá-los, irá emitir um Certificado de Tipo ao projeto da aeronave Gripen NG.gripen-FAB-600x168

Durante o encontro, foi apresentado à empresa um breve histórico do Instituto e a empresa, por sua vez, apresentou ao órgão certificador a sua estrutura organizacional envolvida no desenvolvimento da aeronave. Os analistas do IFI debateram sobre o Master Certification Plan que a SAAB irá submeter ao IFI, de forma a possibilitar a aceitação desse documento. Também foi discutido o SAAB Aeronaitics Quality Assurance System e como o Instituto verificará o cumprimento dos requisitos.

No processo de Garantia Governamental da Qualidade, o IFI fará uma validação do Sistema da Qualidade adotado pela SAAB.

Fonte: Força Aérea Brasileira (FAB)

8 Comentários

  1. A posição da sonda deb reabastecimento logo acima da entrada de ar do motor me parece bem perigosa, não sei se é ba solução final ou se no Gripen antigo são assim, fica a dica.

    • http://bit.ly/1ooZoxN

      Repare que aqui a sonda é um pouco à frente da saída de ar… e ainda assim dá tudo certo!

      http://bit.ly/1ooZwxu Aqui então, se o piloto errar a sonda de reabastecimento (fêmea) vai parar dentro ta turbina! 🙂

      http://bit.ly/1ooZVQl outro vídeo interessante!

      Eu tinha visto um vídeo que mostrava CLARAMENTE um BANHO de combustível na aeronave, logo após desacoplar a sonda… tanto no cockpit quanto a turbina… e o vento limpou tudo, o avião continuou voando numa boa! Infelizmente não o encontrei!

      Se alguém souber dele, poste aí pra gente, OK?

      No desenho acima me parece que a sonda está numa posição “safa” da entrada da turbina. Prece OK pra mim!

  2. então esta saindo do papel !! mais uma no baço dos antibrasil

    tem que acelerar mesmo vai que da uma zica e aquela candidata que vive debruçada sorrindo em velório dos outros ganhe a eleição cancela tudo ate o sub nuclear pois vocês sabem ecologista de meia pataca não gostam de nada nuclear

Comentários não permitidos.