Presidente iraniano acusa o Ocidente pela expansão do Estado Islâmico

O presidente do Irã, Hassan Rohani, acusou na quinta-feira os Estados Unidos e seus aliados de criarem as condições para o crescimento do Estado Islâmico e outros grupos extremistas no Oriente Médio. Em discurso na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, Rohani disse que um acordo com as potências ocidentais sobre o programa nuclear iraniano, nas próximas semanas, facilitaria a cooperação em questões como a luta contra o terrorismo.

“As intervenções estratégicas do Ocidente no Oriente Médio, Ásia Central e no Cáucaso transformaram estas regiões do mundo em um santuário para terroristas extremistas”, disse Rohani, um moderado que retomou o diálogo com os Estados Unidos após mais de três décadas sem relações diplomáticas.

O presidente iraniano citou a ingerência na Síria como exemplo de erro estratégico. O Irã, a potência xiita da região, apoiou o governo do alauíta Bashar al-Assad na guerra civil que estourou há mais de três anos. As potências sunitas respaldaram a oposição, composta por algumas forças moderadas, mas também por grupos ligadas a Al Qaeda e o Estado Islâmico.

“Algumas agências de espionagem colocaram facas nas mãos de loucos, que agora não deixam ninguém incólume”, acusou Rohani.

Apesar do tom acusatório, o discurso foi em parte semelhante com o que, no dia anterior – o primeiro dia de falas de chefes de Estado e de Governo na Assembleia Geral – pronunciou Barack Obama, o presidente dos EUA. Ambos identificaram o crescimento jihadista no Oriente Médio como uma ameaça central, destacaram o papel que as forças moderadas locais devem ter e pediram a unidade mundial contra os terroristas. Mas, enquanto Obama reivindicou a liderança norte-americana, Rohani disse que devem ser as elites e políticos locais a assumir a responsabilidade, sem excluir a cooperação estrangeira.

Nem o Irã nem o governo de al-Assad participam oficialmente da ofensiva dos EUA e seus aliados árabes na Síria. Mas a confluência de interesses é evidente: o Estado Islâmico é o inimigo comum. A Administração Obama informou Damasco e Teerã antes de lançar os primeiros ataques, mas não os coordenou com estes governos nem coordenou com eles os detalhes, segundo fontes da Casa Branca.

As negociações sobre o programa nuclear iraniano podem ser a chave que abra o bloqueio entre Washington e Teerã. O prazo para conseguir um acordo é novembro. Um ano atrás, Obama e Rohani conversaram por telefone durante a Assembleia Geral da ONU. Não existe outro encontro nem conversa previstos na agenda da semana. Os indícios de aproximação entre Washington e Teerã provocaram receios em Israel – país que considera sua existência ameaçada pelo Irã – e nos aliados árabes dos EUA.

“Estamos decididos a continuar as negociações com nossos interlocutores com seriedade e boa-fé, de acordo com o respeito mútuo e a confiança”, disse o presidente iraniano.

Fonte: El País

13 Comentários

  1. Rouhani, embora seja um homem sério e moderado, infelizmente está perdendo tempo deitando falação sobre quem armou ou deixou de armar o EI afinal, como bem afirmou Stella Wanda e a diplomacia dos atabaques, a solução contra o EI é o “Diálogo”. E já que a saída é essa, a única esperança do mundo, do sistema solar, da galáxia e do universo é uma delegação conjunta UNASUL/ALBA (apesar de não se saber onde termina uma e começa a outra), a ser enviada a região.

    Chefe da delegação:

    – Apedeuta.

    Demais integrantes:

    – Cristina (la loca de Buenos Aires, La Reina del Botox) Kirchner;
    – Nicolas Ma(burro);
    – Palhaço Correa;
    – Evo Cocales;
    – Idiota Ortega.

    Assessoria Técnica:

    – MAG;
    – Megalonanico;
    – Marilena Chauí.
    – Maria do Rosário

    Assessoria de Imprensa:

    – Paulo Henrique Amorim;
    – Franklin Martins;
    – Mino Carta;
    – Leandro Fortes;
    – Luis Carlos Azenha;
    – Pepe Escobar
    – Demais elementos da esgotosfera petralha.

    Equipe de Apoio:

    – Carregador do tonel de pinga do Apedeuta: Pé de Cão
    – Carregador da necessaire do Megalonanico: Rafrutinha Positrônico
    – Carregador/lavador do sabugo de Ma(burro): Ilya Ehremburg
    – Carregador do Botox de La loca de Buenos Aires: Helvecio/Lucena
    – Carregador da vassoura de Marilena Chauí: Julio brasileiro

    Ps: EI, não precisam devolver as cabeças. Usem-nas adubando a terra. Estrume serve para isso.

    • A matéria do post merece um bom comentário.

      Todavia, a primeira coisa que se vê na coluna de comentários é um amontoado de besteiras.
      Triste.

      • Ops! Eu sempre esqueço que embora forneça farto material para a sátira política, mormente em sua vertente mais ácida, em seu apego ao chato,ao cinza, ao monótono, e em suas frequentes investidas contra o Estado de Direito, a esquerda é profundamente refratária ao humor.

    • PUTZ !!!… olhando essa lista é que vemos o qnto estamos ruins de pessoas comprometidas com a nação !!!… o menos esquerdopata da lista taca fogo na Bandeira Nacional em praça pública e hasteia a vermelhuxa da internacional socialista, aquela da foice e do martelo, no lugar… sem falar, é claro, nos loucos e loucas que emolduram essa sua lista… é a derrocada da brasilidade nas mãos impuras dos internacionalistas e vigaristas oportunistas… está na hora do povo brasileiro dar um basta nesta situação… mas também, quem temos para apoiar que não esteja tão sujo como puleiro de pato ???… situação difícil para se resolver !!!…

    • por LUCENA
      .
      .
      E servindo cafezinho para todos, com direito a pastelzininho xoxu, o pasteleiro maluco usando seu avental encardido fedendo a óleo azedo … Hahahahah …

  2. a realidade é que os estados unidos armaram e nutriram os grupos terroristas para poder viver combatendo eles
    na verdade o sangue dos cristãos mortos estão nas mãos americanas yankes
    como a nossa presidente falou não adianta ficar mandando bamba aonde a população civil se encontra
    sem infantaria os cristãos reféns serão dizimados pois os estados unidos jogam bombas e quem esta la reféns é morto !!

    esperto esse obamis né

    sem infantaria é apenas fingir e jogar para massa sionista que acha esta lutando contra os terroristas

    quem tiver contra o Itamaraty va la lutar a guerra americana pega um gps e quando você tiver perto dos terroristas você liga para o obamis e pede para ele jogar uma bomba em cima de você
    rsrs é desse jeito que esta parece o isruela putenfia que ataca creches escolas , cemitérios , hospitais e diz estar combatendo algum soldado rsrs
    como tem gente ingênua nesse mundo !!!

  3. Essa declaração do Rauhani tem bases. o iankss e sua gangue criaram um campo fértil p o fundamentali/ Árabe, por exagere na intromissão nos assuntos internos destes países, e no pior momento p ratificar ditaduras..e o pior irá acontecer no Egito, questão de tempo, essa ditadura q

  4. ,.questão de tempo, essa ditadura q lá está será derrubada, e a irmandade vai galgar o poder e fazer severas cobranças, ñ vai exitir uma 3ª x..vai correr mt sangue. E q os judeuss se cuidem…se alinhem aos Palestinos , por permitir a existência do mesmo. pq tbm vai acontecer, ainda q sobre sangue de mt semitas de ambos o lados, questão tempo ñ mt distante e p ontem. Quem viver verá.Sds. 😉

  5. A política intervencionista criou o ambiente fértil e não o EI em si… não fosse o EI seria qualquer outro grupo extremista com acrônimo de fácil assimilação… grupelhos que ocupam a lacuna deixada por ditadores derrubados…

    O que acho interessante é a influência da cultura se pensarmos pelo prisma do que motiva os combatentes – por exemplo: quando é para defender ideais absurdos como defende o EI, se tornam bravos combatentes (sanguinários sim… mas eficientes pois lutam por um “ideal”), mas quando é pra defender o país que tenta se reconstruir como uma sociedade mais moderna e igualitária (Iraque pós Saddam) esses mesmos combatentes (treinados e equipados pelo Tio Sam) se acovardam a ponto de deixar equipamentos sofisticados para traz….

    Isso me faz refletir a respeito do que realmente estimula esses combatentes em suas batalhas… somente o viés religiosos os estimula? não são capazes de lutar por outros ideais? Não enxergam a democracia como algo que valha a pena lutar? Ou não enxergam as tentativas de reconstruir seu país como sendo democráticas? Ou as enxergam como democráticas e por isso as condenam?

    Com a palavra os antropólogos…

    • Olá Mangano

      Muitos, como você, também acham que a justificativa de mobilização de massas à partir de um conceito religioso é insuficiente para explicar o que está acontecendo neste momento no Oriente Médio.
      Reduzir as ações das pessoas apenas a motivação religiosa apenas serve para impedir a análise de outras possibilidades que podem estar influenciando neste processo.

      Abs

    • Caro Mangano, como já citei aqui em outros posts … a Democracia nunca será efetiva na maioria dos países do Oriente Médio. Querer impetrar uma cultura ocidental em sociedades compostas por inúmeras tribos, religiões, facções, feudos etc..etc.. é uma missão impossível e países como Iraque, Líbia, Síria etc.. precisam (infelizmente) de líderes fortes, autoritários mesmo, com mão de ferro ou a coisa se torna como o que vemos hoje! Qualquer lacuna no poder é motivo para um novo grupo surgir com um fanatismo diferente!
      Ruim com Kaddafi, Saddam, Assad, Mubarac etc..etc….. MUITO pior sem eles!
      O Ocidente ainda irá pagar caro por não querer entender isso e continuar fazendo a política do “inimigo do meu inimigo é meu amigo”….. certos inimigos não são amigos de ninguém !!!
      Abraço,

Comentários não permitidos.