Programa H-XBR: Transferência tecnológica – Fabricação do punho do rotor do EC.725 pela Toyo Matic

Uma comitiva da Helibras visitou a sede da Toyo Matic, em Bragança Paulista (SP), no último dia 16, para validar a produção do primeiro punho do rotor do EC.725 feito pela fornecedora brasileira. Na ocasião, foi realizada uma cerimônia para marcar o envio da peça para a matriz Airbus Helicopters, em Marignane (França), a fim de receber a FAI – First Article Inspection, documento que certifica o fornecedor para iniciar a fabricação em série do artefato. Agora, a peça será integrada ao mastro do rotor principal na Airbus Helicopters.

Participaram dela o vice-presidente Industrial da Helibras, Richard Marelli; o diretor de Logística, Carlos Marques; os engenheiros Nelson Silva e Alex Santana; além de Tatiana Sakuyama, engenheira da Toyo Matic.

EC-725 EB HM-4 Jaguar 5002 na base de Aviação do Exército de Taubaté – Foto/T&D: Roberto Caiafa

A fabricação do punho no país foi realizada pela Toyo Matic, desde a usinagem do forjado até a equipagem e a pintura do subconjunto e faz parte do projeto de cooperação industrial inserido no escopo de transferência tecnológica do Programa H-XBR. O principal desafio era obter a geometria complexa e extremamente precisa do punho, para que a peça se encaixasse com exatidão em outros componentes do helicóptero. Para isso, a fabricante utilizou máquinas importadas, de altíssimo nível de tecnologia e indispensáveis para a obtenção da precisão, característica de componentes mecânicos da indústria aeroespacial.

EC-725 Detalhe do moderno painel de instrumentos da aeronave, totalmente digital de última geração – Foto/T&D: Roberto Caiafa

Para a manufatura dos punhos, foi necessário qualificar cinco processos especiais: passivação ácida (eliminação de impurezas superficiais e melhoramento da resistência à corrosão), cobreamento, inspeção por partículas magnéticas, colagem, encalcamento de buchas (montagem com interferência) e pintura. Vale ressaltar que os processos especiais são aqueles que exigem a qualificação da atividade para assegurar a qualidade do produto. Essas características traduzem a complexidade de uma peça aeronáutica classificada -crítica, que demanda uma robusta transferência de tecnologia.

EC-725 Amplo interior configurado para o transporte de tropas – Foto/T&D: Roberto Caiafa

O resultado final foi obtido graças à combinação dos domínios de usinagem da Toyo Matic e ao conhecimento transferido pela Airbus Helicopters para a fabricação inédita dessa peça no país, que é um componente dinâmico nunca antes feito para a indústria de helicópteros nacional.

Assim como a produção do punho, o programa H-XBR prevê ainda mais atividades industriais qualificadas, como fabricação e montagem de composto e montagem de conjuntos dinâmicos, por exemplo. Este é o primeiro dos 50 punhos que deverão ser produzidos localmente.  Há ainda a possibilidade de parcerias para mais unidades, a depender das necessidades da Airbus Helicopters.

 

Na foto de abertura, da esquerda para direita: Nelson Silva, engenheiro de processos da Helibras; Carlos Marques, diretor de Logística; Richard Marelli, VP Industrial; Tatiana Sakuyama, engenheira da Toyo Matic; e Alex Santana, engenheiro da Qualidade da Helibras.

Fonte: C&R

30 Comentários

  1. Daqui a pouco o Tonho da Lua aparece gritando

    “Rutinha, Rutinha, a ucrania é uma economia em ascensão, Rutinha”

      • LEMBREM-SE:

        O Holocausto (origem grega HOLOS: todo; KAUSTRO: queimado), do hebraico Shoá (a catástrofe) é um termo aplicado pela mídia para classificar a tentativa de extermínio de quem fosse da religião Judaica (ou Judeus) durante a II guerra mundial. Porém, dado ao significado da mesma, o holocausto pode ser usado para classificar as ações de extermínio de populações (Povos do novo mundo pré-colombiano, Armenos, Palestinos, Curdos, demais nacionalidades mortas durante a I e II guerra mundial, população nativa da Namíbia, etc, etc).

        Portanto, LEMBREM-SE: holocausto é a tentativa de promover o extermínio de dada população praticada por governos e ou facções, utilizando-se dos mais variados argumentos possíveis para a sua justificativa.

      • cuidado o feitiço pode voltar ontra o feiticeiro!!!
        não deseje aos outros o que você não quer ser praticado com você
        ideias cristans ,a me esqueci !! sub do sub não pratica isso rsrs

      • É só isso que se pode espera dessas radicais religiosas que voam em transe enfiando a cabeça num paredão de pedras da idade da pedra.

      • Isso, meu caro ” Tonho da Lua Less”

        Mostre para nos seu verdadeiro “eu”

        Mostre seu lado maníaco homicida

        Mostre seu lado opressor e intolerante (que não sabe conviver com as divergências de ideias)

        Mostre seu ives autoritário

        Por ultimo, mostre seu falso moralismo de araque

        Por mais que alguém tente mascarar sua verdadeira natureza, esta mais cedo ou mais tarde acaba aparecendo

        “A ucrania é uma economia em ascensão”

      • Depois, esse falso moralista cínico de m***rda criticou aqueles que disseram que supostamente a Marina Silva teria ficado feliz por ser a nova presidenciável do PSB

        .
        É um falso moralista hipócrita, picareta e estelionatario intelectual mesmo

        É de dar pena

  2. Cadê o comédia que falava que a França não passava tecnologia ???
    Passa tecnologia do heli , dos subs e só não passa do Rafale pq escolheram um curruíra NG dizendo que é falcão peregrino … vai vendo.

  3. por LUCENA
    .
    .
    (…) Desde a usinagem do forjado até a equipagem e a pintura do subconjunto e faz parte do projeto de cooperação industrial inserido no escopo de transferência tecnológica do Programa H-XBR (…)
    .
    .
    E o material de que ele é feito ( o principal dos principais), também foi passado a tecnologia da liga metálica desse punho … ?
    .
    Importar o material para que tenha de forjá-lo, usiná-lo e pintá-lo é café pequeno.

  4. esse caso do helicóptero militar com transferência de tecnologia foi atacado como o livro branco a end , e tantos outros projetos importantes que foram lançados

    tem muito acoxambrado nas forças armadas também, precisamos mudar a forma para aumentar as aquisições e por em pratica a doutrina dos material bélico
    o material bélico da geração que serviu na época do Fernando Henrique era vassoura e unha , rsrs para tirar as graminhas que crescem ao lado do paralelepípedo
    hoje sim o soldado esta sendo treinado para proteger efetivamente a pátria
    obra do governo atual reaparelhamento militar saiu do papel

    mas ainda temos alguns que preferem o brasil comprando vassouras ou apenas usando os galhos dos pinheiros para usar como vassouras pois até as mesmas faltavam na época dessa turminha que hoje diz que sao a mudança !!
    na verdade queremos mudar para melhor e não mudar para a falta de comida , não mudar para a volta da instrução faxina rsrs que esses acoxambrados que falam mau do governo do exercito e do nosso pais
    queremos mudar para mais ,e não para menos !!
    então para o governo me acompanhem rip rirp hurra , rip rip hurra !!!
    rsrs segura o rojão acoxambrados rs
    ou ame-o ou dexi-o rsrs

  5. Eu uma com bons olhos essas transferência de tecnologia tanto dos helis quanto dos subs.
    O pessoal que reclamava vai ter que dar o braço a torcer, mesmo sendo caro o importante é formar massa crítica e ganhar Know-how para futuramente se produza um heli nacional.
    Na época do AMX ele ganhou a alcunha pejorativa de F-32 porque custava o dobro do F-16 porém o que veio depois foram o Emb-145, Erj190, phenon e o futuro Kc-390 que tem um futuro muito promissor. Tecnologia custa caro mas se vc forma massa crítica e adquirir Know-how em 15 a 20 anos vc colhe os resultados é exatamente isso que me faz otimista em relação ao Gripen com todas as limitações que aquele caça tem.

  6. Pessoal a alguns dias atraz o um dos amigos me chamou a atenção por eu ter escrito uma palavra errada e ele me dice que havia um programa onde o meu portugues seria corrigido prometi ha ele que iria me informar a respeito com uma menina amiga de minha familia infelizmente ela não teve tempo para me ajudar ainda MAS O QUE QUERO LEMBRALOS É QUE HOJE COMPRAMOS E COPIAMOS TECNOLOGIA MAS AMANHÃ CRIAREMOS E ISTO É MAIS QUE UMA OBRIGAÇÃO E DEVER UM DIA ALUNO NO OUTRO DEPENDENDO DE SEU ESFORÇO PROFESSOR. há continuem me perdoando pelos erros de portugues.

    • luiz quem nunca escreveu uma palavra errada na vida que atire a primeira pedra rs
      e outra esses que falam do português dos outros além de serem mal educados , tiravam zero em interpretação de texto
      pois você pode perceber como eles não entendem nada de geopolítica
      não adianta colocar acento em todoas palavras se eles são um mobral em interpretação de texto e é o que o plano brasil se aplica
      ele coloca um texto e a pessoa interpreta aquilo
      e nisso você luiz esta com media alta !

      • Obrigado pelo elogiu PÉ DE CÃO e tenha certeza que é por causa de voces participantes do blog que eu procuro sempre evoluir estou sempre aprendendo e por este motivo imensamente grato.

  7. Opa opa opa

    “Tonho da lua Less” mostrando seu viés autoritário?

    Olha o falso moralismo do cidadão bem aqui:

    ———————–
    Se havia alguma dúvida, agora ficou claro para todos aqui que você é um doente mental. Ninguém, e nem a Marina Silva, está dando pulos de alegria. Estamos falando de uma vida humana, de um homem público que deu muito e ainda poderia dar muito mais ao Brasil. E em um país como o nosso, onde a política encontra-se estagnada, apodrecida, carente de pluralidade de novos discursos políticos, esse é um fato devastador.

    http://www.planobrazil.com/morre-eduardo-campos-candidato-do-psb-a-presidencia-em-acidente-de-aeronave/?replytocom=174466#respond

    ———————–

    .
    E agora, o Hipócrita fala o seguinte:

    ———————–

    Tem razão meu caro! Deveriam promover um holocausto dos esquerdistas……

    Até que você deu uma boa ideia Walmart

    ———————–

    .
    E ai eu pergunto: e a vida humana, seu caboclo cínico de uma figa?

    “A ucrania é uma economia em ascensão”

    • Pois é né Rafrutinha! E ainda esqueceu de dizer que “Esse pessoal tem mais é que levar bomba na cabeça para aprender a ser gente”……rs!

      Como se vê, para quem gosta de patrulhar as postagens alheias você anda muito relapso….rs!

      No mais, que chilique é esse? Está ensaiando para o Gala Gay do Carnaval? Relaxe, Clóvis Bornay já morreu faz tempo…rs!

    • rafa eu voltei aqui pois o que escrevi não foi
      não sei o motivo pois vejo pessoas escreverem o que querem contra o governo contra os governos latinos e com palavras as vezes de baixo calão e tudo passa na boa
      acho que foi algum erro que teve ao enviar a mensagem
      o que tinha escrito era

      o pior mesmo foi a candidata marina debruçada sorrindo no caixao do finado Eduardo campos só faltou tirar self

      mas como temos ingênuos nesse mundo falsos moralistas

  8. Bem, há quem não goste da verdade… mas uma coisa eu digo, um pedaço de ferro desses ser considerado “a pica das galáxias” em se tratando de TT é o fim… garanto que se pegar um pedaço de manga de eixo de um caminhão Mercedez, aqui no meu torninho de bancada, faço um igualzinho… um banho de armatec e duas mãos de esmalte sintético e fica igualzinho… rsrsrsrsrsrsrssrss… se isso é a maravilha cantada em verso e prosa como “transferência de tecnologia” conseguida a DEZENAS DE BILHÕES pelo DESgoverno atual, então o que diríamos do desenvolvimento de um caça stealth americano ???… realmente, tem coisas que não é para paisecos que não conseguem desenvolver nada sem pedir penico para outras nações por não contar com GOVERNO DE VERDADE… VERGONHA !!!… mas tem quem não goste da verdade… doela a quem doela…

    • Blue Eyes lembra que tu me corrigiu pelo meu erro de portugues e me passou a informação de que havia um programa para que eu pudece me corrigir fiquei agradecido e continuo agradecido não pudi me informar com minha amiga para que ela me ajudace SEI QUE ESTA RAIVA QUE TU CENTES DO GOVERNO É POR QUERER PARA O BRASIL E SEU POVO O MELHOR TAMBEM ESTOU DESCONTENTE COM ESTE GOVERNO POIS ESPERAVA MUITO MAIS DELE E EU VOTEI NELE mas em relação a peça não é tão simples assim como tu pensas a fabricasam desta peça exije sim alta tecnologia a comesar pela fundição do material logo apos vem os textes de resistencia para tu ter uma ideia esta peça tem que ser colocada num esticador pineumatico se não estou emganado e esticada ate arebentar para se saber a capascidade de força desta peça pois são milhares de toneladas que ela deve levantar e sustentar não tenho conhecimento de nenhuma empressa nascional que produza tal maquina por favor não estou dizendo que não temos capascidade de produzir tal maquina e os tornos e frezadoras não são simples HBX e CNC eu tambem esperava muito mais deste governo pois tenho certeza de que eles poderiam fazer muito mais quem produziu aquela peça não foi um politico foi um trabalhador proficional e de alto gabarito vamos parabenizalo não fique chateado comigo pois da mesma forma que tu me ajudou este torneiro mecanico aposentado espera lhe ajudar com esta informação um cardã de caminhão não recebe um centecimo de força que esta peça por favor me desculpi se acaso eu neste comentario algo lhe ofenda sei que é dificil mas vamos tentar separar os politicos dos trabalhadores.

      • Caro Luiz, eu li o texto acima e sei dessas peculiaridades inerentes as condições suportadas pela citada peça e seu emprego, bem como sua confecção… eu estou usando de uma figura de linguagem para ser irônico com essa propaganda político partidária desse DESgoverno que acende uma vela e gasta milhões para propagandear o fato como algo muito além do normal, pois não tem capacidade para enfrentar as grandes questões que aflige o país… dai fica soltando confetes todas as vezes que desprende um pum… vc sabia que nossas hidrelétricas, que estão sendo construidas, não terão nem 1/5 de sua capacidade de produção de energia porque não possuirão reservatório suficientemente grande para armazenar água durante a seca e se acaso esse DESgoverno tivesse tido a coragem de enfrentar as ongs supostamente ambientalistas e a opinião pública equivocada sobre a questão tamanho dos lagos que deviam ser formados e agora não suprirão as usinas a contento em época de estiagem, nós aumentaríamos muito nossa capacidade de produção de energia barata ao invés de termos que usar as termoelétricas muitíssimo mais caras para produzir ???… então é isso, meu caro… ficaremos sem energia renovável e barata mas voaremos de helicóptero montados no Brasil… não que não tenhamos tido uma evolução… mas não era para tanto estardalhaço… saudações…

Comentários não permitidos.