Coreia do Sul – Avança com o F-35A

 F 35

A República da Coreia finalizou a  seleção formal da aeronave da Lockheed MartinF-35A Lightning II  para o  programa de aquisição do caça F-X, anunciando a intenção de assinar uma Letter of Offer and Acceptance (LOA), entre os governos dos  EUA e da Coréia para 40 aeronaves F-35A  versão Convencional Take Off and Landing (CTOL),  com entregas iniciais começando em 2018.

“Estamos honrados pela confiança que a a República da Coreia colocou no caça de quinta geração F-35 para atender seus requisitos de defesa na Península Coreana. Estamos ansiosos para produzir e entregar, no prazo e dentro do orçamento, os caças  F-35A versão Convencional Take Off and Landing (CTOL)”, afirmou Orlando Carvalho, Lockheed Martin Aeronautics, vice-presidente executivo. “Esta decisão reforça e amplia a nossa parceria de segurança de longa data e realmente melhora a estabilidade regional entre os nossos maiores aliados da Ásia-Pacífico.”

Na sequência de um processo de avaliação abrangente para o seu programa F-X, a República da Coreia, que anunciou a sua primeira seleção competitivado F-35 sobre os caças de  4 ª geração Boeing F-15 Silent Eagle e  Airbus Defence Eurofighter Typhoon, em março deste ano, agora torna-se o terceiro país a adquirir o F-35 via Foreign Military Sales (FMS), juntando-se a Israel e Japão, que selecionaram  oF-35A em 2010 e 2011, respectivamente.

O F-35 Lightning II, uma aeronave de quinta geração, combina avançada tecnologia stealth (baixa detecção),  com velocidad e eagilidade de um caça, com fused sensor information, capaz de operar em rede.

Três variantes distintas do F-35 irão substituir as aeronaves:

F-35A Conventional takeoff and landing (CTOL) – USAF   A/OA-10ThunderboltII e F-16 Fighting Falcon:
F-35B Short takeoff/vertical landing (STOVL)US Marine Corps:  F/ A-18 Hornet e AV-8B Harrier, e,
F-35C Carrier Variant (CV). US Navy F/ A-18  Hornet.

E uma variedade decaças em outros 10 países.

A sequência planejada de entrada em operação (Initial Operational Capability) é como segue:

Marine Corps:   julho 2015
USAF :  2016
US Navy : 2018.

Fonte: Defesanet

12 Comentários

    • Caro giancarlos,

      Com o F-35, os coreanos do sul se colocam praticamente uma geração a frente de qualquer força aérea que tenha Flanker como ponta de lança.

      Quanto ao Brasil, mais racional escolher uma aeronave que estará dentro da geração 4.5 do que um projeto russo do final dos anos 60 e que se tornará obsoleto já na década que vem.

      Em verdade, quem tem dinheiro está investindo pesado na substituição da terceira e quarta geração de caças ao longo dessa década. Observe o exemplo indiano, cujo objetivo do Rafale é substituir toda a geração anterior, sendo complementado pelo FGFA… Um outro exemplo é o da própria matéria, com os coreanos adotando o F-35 para complementar e substituir seus F-16 e, certamente, parte de seus F-15.

    • Comparar o F-35 com o Sukhoi árvore de natal que nem AESA tem é querer demais. Se equipamento russo fosse bom os árabes não perderiam as guerras e os russos não perderiam as concorrências.

      Que chance tem um Su-35 com PESAs de banda X e mísseis que quase nunca acertam os alvos contra um F-35 Stealth, com radar varredura ativa e armas mais testadas?

      Por favor…

      • Dois comentários impecáveis, senhores… vai ser uma dor de cotovelo dos russófilos que não tem tamanho… 🙂

    • por LUCENA
      .
      .
      Como sempre, os equipamentos russos na boca do “especialistas” foi e é um tabu e subestimado …. hahahahah ….. deve ser os traumas que se criou no complexado psique destes, advindo do pós-guerra fria que culminou em preconceito daqueles que buscam no seu imaginário que nada que não seja made USA é perfeito …. Hahahah..
      .
      Veja só o caso de dois episódios envolvendo o SU-24;
      .
      .
      1- caso: Os russos pegaram um SU-24, ( podia ser os mais modernos deles ),más pegaram uma célula com tecnologia ultrapassada para os parões ocidental e rechearam-no com que há de mais moderno em na atualidade em equipamento de contra-medidas eletrônica e o empurraram-no para cima de um sistema que para os “especialistas” em aramas é o que há de melhor no mundo em defesa ante aérea, os famosos AEGES … bem o resto da história, virou em uma imensa piada que ainda é contada nas rodas dos salões … Hahahahh…
      .
      2 – caso : Um SU-24 sírio , foi derrubado recentemente por uma bateria israelita de patriot,uma tecnologia mais atualizada que a do SU-24, provavelmente este não estava preparado para atuar em uma área que segundo se achava, nunca seria alvejado pelo eficiente sistema de defesa israelita más, se esse SU-24 fosse preparado com o que há de mais atualizado em sistema de contra medida, a história poderia ser outra.
      .
      Assim como foi com aquele contratorpedeiro americano no mar Negro, o SU-24 foi preparado exclusivamente para o sistema AEGS e testá-lo e assim, demostrando a eficiência no sistema de contra-medidas e de ataque do sistema russo naquele experimento que culminou em uma humilhação na marinha americana e que até hoje, ocasiona traumas nos marinheiros Popeys … muitos deles, passaram ter medo do mar depois daquilo e tem quem diga que o comandante daquela embarcação, passou a usar fraudas descartáveis para adulto depois que viu um SU-24 …. … Hahahah…
      .

      Eu não ficaria surpresos de os russo estiverem guardado para o pavão alado ( F-22 ) umas novidades que deixarão muitos “especialistas ” com cara de bocós, provavelmente, os russos já esteja monitorando os F-22 naquela região, assim como foi com aquele episódio do US Donald Cook no mar Negro, o mico do século dos seculos….Hahahahah….
      .
      .
      OBS:
      .
      .
      Ouvi falar que pena de pavão são ótimos para espanadores e petecas … Hahahah..

  1. entubaram pelo governo fantoche o caça americano bilionário na guela dos coreanos população que paga imposto

    esse é o verdadeiro caça de hangar !!

Comentários não permitidos.