As cartas estão sendo reembaralhadas no Oriente Médio

Rei Abdullah da Arábia Saudita e Obama (Foto: Arquivo/Plano Brazil)

Envolvimento de Estados árabes nos bombardeios aéreos aos jihadistas na Síria é tão necessário quanto arriscado para eles, opina Rainer Sollich, da redação árabe da DW.

A Arábia Saudita está envolvida militarmente, assim como o Catar, a Jordânia, o Bahrain e os Emirados Árabes Unidos. A integração desses cinco Estados árabes aos ataques aéreos dos Estados Unidos ao “Estado Islâmico” (EI) na Síria é uma jogada inteligente do presidente Barack Obama: ao contrário de seu antecessor, George W. Bush, Obama se protege da melhor maneira possível contra a acusação – popular no mundo árabe – de que os EUA travam guerras contra o Islã ou contra os muçulmanos para impor seu poder e seus interesses econômicos.

Rainer Sollich da redação árabe da DW

E, de fato, o envolvimento desses cinco Estados governados por sunitas é um sinal forte: como nunca antes, os regimes locais se posicionam claramente, e em conjunto, contra o terrorismo e as brutalidades supostamente cometidas em nome do islã. Isso é notável porque justamente os Estados do Golfo ostentam a fama de terem, por anos, tolerado ou até mesmo incentivado a ação de grupos jihadistas na guerra civil da Síria com o objetivo de enfraquecer o ditador Bashar al-Assad e seu principal aliado, o Estado xiita do Irã.

Esse Estados reconsideraram suas posições agora? Aparentemente sim – mesmo que isso tenha levado muito tempo. E a razão é óbvia: eles veem o EI cada vez mais como uma ameaça aos seus próprios regimes ultrapassados. Principalmente a Arábia Saudita, que paralelamente à sua parceria estratégica com os EUA cultiva uma visão profundamente fundamentalista do islã, vê-se desafiada pelos jihadistas do EI.

Por isso, ela combate fortemente, no âmbito político, também os concorrentes da Irmandade Muçulmana. O objetivo é claro: o regime da Arábia Saudita não quer perder o seu papel de liderança no mundo árabe para grupos adversários de cunho sunita da mesma forma que não quer perdê-lo para o rival xiita Irã.

Mas, com sua participação militar, os regimes árabes assumem também um alto risco político interno: mesmo que a maioria dos cidadãos nos países árabes tenda a rejeitar os métodos do EI, correntes radicais islâmicas ainda gozam de simpatias por lá. Caso os ataques aéreos causem muitas vítimas entre a população civil, ou caso Assad, deliberadamente excluído da participação militar, venha a se beneficiar da luta contra o terrorismo, um descontentamento perigoso pode se espalhar rapidamente pelos países árabes.

Ambos os casos não podem ser descartados: uma “guerra limpa”, sem “efeitos colaterais”, especialmente a partir do ar, é difícil também contra o EI. E os grupos de oposição não jihadistas da Síria estão longe de estarem militarmente equipados para enfrentar tanto o regime quanto os jihadistas simultaneamente.

É difícil avaliar as consequências de longo prazo dessa investida. É possível derrotar o EI e grupos ligados à Al Qaeda sem o uso de tropas terrestres? Pouco provável. Também é pouco provável que Iraque e principalmente a Síria possam, depois do derramamento de sangue, transformar-se novamente em Estados nacionais que funcionem e nos quais diferentes grupos étnicos compartilhem o poder de forma justa e vivam em paz. Para isso, falta disposição a todos os lados.

Em contrapartida, os planos para a criação de um Estado curdo em território sírio, iraquiano e possívelmente até turco são mais realistas do que nunca – e poderiam dar origem a novos e sangrentos conflitos na região.

As cartas estão sendo reembaralhadas em todo o Oriente Médio, e o resultado é completamente imprevisível. Só uma coisa é certa: no topo da agenda de todos os regimes e atores envolvidos está apenas a manutenção do próprio poder.

Fonte: DW.DE

15 Comentários

  1. Para enfraquecer esses grupos basta criminalizar seus financiadores, o que daria muito mais resultado que ficar bombardeando mosquitos.

    • brasileiro , eles estão bombardeando é a população civil , para os estados unidos quanto mais destruição melhor piis assim faz como fez na libia
      os anglosionistas querem apenas acabar com os estados próximos que podem ser prósperos e atrasar os planos que eles tem para região
      eles dizem vamos ficar até o fim rsrs do governo deles rs

      e essas noticias para começarem a sair em jornais alemães que são tradicionalmente alinhados aos yankes é sinal que os estados nidos esto perdendo muito mais que influencia na região do oriente médio mas também na maioria dos continentes já começam a ensaiar um afastamento disfarçado mas já estão se distanciando
      mesmo os estadoss unidos usando sua maquina de guerra para coagir esses países a não saírem de sua influencia , para sobreviver todos terão que se afastar dele ,pois os países mais próximo deles são sempre invadidos rsrs,
      os estados unidos ta parecendo aqueles bêbado de pinga armado e valentão que ficar perto de um tipo assim é mais perigoso do que de longe ,vendo a lambança que o valentão vai causar !!

      • E da-lhe bobagem! E dá-lhe asneira esquerdista de botar a culpa nos “anglossionistas”. Mas o detalhe é que todo esquerdista burro (Pleonasmo – se é esquerdista é burro) nem sabe o que é sionismo, e fica deitando falação por aí…

        Não é a toa que a esquerda está condenada ao eterno fracasso…rs!

    • Me diga quando o Obama teve uma faze de paz e amor????????
      Acho que o Osama tá revirando aode quer que ele esteja depois de seu comentário.

  2. por LUCENA
    .
    .
    Tem um ditado que diz : ” você colhe o que você planta ” … os EUA e a Arábia Saudita estão plantando e disseminando o terrorismo no mundo, a hora da colheita está chegando … triste é para a população que não tem nada com esses vagabundos, como esses da foto … 😉
    .
    .
    .
    .
    INFORMATIVO PARA OS INTERESSADOS !
    .
    Os EUA estão aceitando doações de carcaças para ingressar nas fileira do exército americano e/ou para as fileiras dos mercenários do EI.
    .
    Aqueles que desejam caninamente apoiar essa santa causa; procure um consulado mais próximo de você .
    .
    O momento é esse, APROVEITE ! …o quê você esta esperando para ingressar nessa guerra santa !!! .. . 😉
    .
    LEMBRE; não pergunte o quê o tio Sam faz pensando em você pois para ele, você não passa de uma bucha-de-canhão … 🙂

    • kkk , mas aqui lucena essa turminha de apaixonado pelos estados unidos é apenas engodo de um tanga frouxas

      fica ai pagando um sapo para os estados unidos vai lutar a guerra deles ?? não tem coragem é só falácias rsrs
      esse estado islâmico ficou armado com o material que os yankes deixaram na região se nutriram com as armas deixadas propositadamente para desencadear isso
      ai vem uns desinformados achando que os estados unidos esta vingando a morte de CRISTAOS ,mas na realidade a culpa dos cristão mortos esta nas mãos dos estados unidos Inglaterra e arabia saudita que financiou os jiradistas

      mas vai passar os anos e quando nos falarmos que a Inglaterra financiou HITLER também vem uns pedir link rsrs até procurar na net essa turma de americanofilo tem medo .
      estados unidos armou agora segura o rojão
      mas tem uns que querem que o brasil entre em guerra contra esses terroristas e coloquem o brasil em guerra bucha de canhao americano rsrs vai ser ingênuo assim so la na década de 60 rsrsrs

      quem aprendeu a viver ajoelhado pagando sapo para essa cultura yanke não sabe mais se levantar e olhar para frente

      mas como você disse lucena essa trminha não tem moral nem para lutar pela nossa pátria quanto mais pela vaca sagrada anglosionista eles são só falácias !!!

      • Então Sarnento vá pagar pau para a Stella Wanda e vá “dialogar”com o EI. Aliás, seria interessante uma comitiva para ir dialogar com o EI, chefiada pelo Apedeuta de Garanhus, e integrada pela Stella Wanda, pelo Maburro, Cristina “La loca de Buenos Aires”, Evo Cocales, Palhaço Correa e Idiota Ortega. Aí você se candidata a integrar a comitiva como carregador do tonel de cachaça do Apedeuta…..rs!

  3. Interessante a primeira foto, o presidente dos EUA apertando a mão do Rei Saudita. A Arabia Saudita tem algo em torno de 30 mil presos políticos, mulher é proibida de dirigir carro, é proibido comemorar até o Natal e por ai vai… A Arabia Saudita não é um califado ?

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkk , a melhor piada que você escreveu até agora , aqui no plano brasil !!

      alias todas as outras fracas e ridículas ,mas quando você pensa que é serio é que todos nos percebemos como você é uma piada pronta .
      continua se enganando ta ficando engraçado !!

      • Falou o Tonho da Lua, o Pol Pot do hospicio, nosso “ixpexialista”…. e que, como todo viralata sarnento esquerdista, mostra os dentes mas se a gente der um rapapé sair correndo com o rabo entre as pernas….

        Agora Sarnento vai para casinha!

      • Volta pra caminha subsubsionaziless! rsrs

        Vá lá desenhar tracinhos vermelhinhos e bufar como uma medrosinha que só ameaça mas não tem coragem de fazer! 😀

        E lembre-se:

        “A Ucrânia é uma economia em expansão”

        rsrsrsrs…

Comentários não permitidos.