Polônia vende Ilegalmente mais de 150 MANPADS

AMPADS

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Agência de Propriedade Militar Polonesa (AMW) vendeu mais de 150 mísseis Arrow-2M, a partir do excedente do exército polonês. A operação pode ter violado as leis e regulamentos internacionais sobre a comercialização desta categoria de armas. O ministro da Defesa Tomasz Siemoniak afirmou, no entanto, que vendeu sistemas antiaéreos  desprovidas de capacidade de combate.

De acordo com a TVN 24 , a AMW, uma empresa com sede na Silésia, forneceu em 2012 cerca de 153 mísseis antiaéreos arrow-2M com 78 lançadores e mecanismos de inicialização. A transação pode ter violado o acordo com Wassernaar, que regula o comércio de exportação de armas convencionais, incluindo mísseis da classe MANPADS, bem como os chamados produtos e tecnologias de dupla utilização.

A Empresa Polonesa pretendia vender os mísseis a uma empresa com sede na República Checa. No entanto, o pedido foi de autorização para exportar armas, inclusive devido à possível violação de um acordo com Wassernaar foi retirado. De acordo com inciso 3.1 do documento, que trata explicitamente de mísseis  tipo MANPAD, a exportação deste tipo de armas devem ser realizadas somente através de órgãos governamentais ou entidades com permissão especial das autoridades para a transação.

 

Fonte: Defence24

11 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Quanto tempo levará para essas armas que já estão no mercado negro, chegue nas mãos dos Jihagistas sunitas da EI .. ? … 😉

    • Para quem dizia que o raptor não poderia ser usado em missões reais até que já uma boa mudança de opinião, não é?

      Se “os EUA mandaram os F-22” deve ser devido ao histórico de ineficiência dos mig-29 e mísseis russos que os árabes usam.

      • Mas jááá!! Rodízio rápido rsrsrsrsr

        “ser devido ao histórico de ineficiência dos mig-29 e mísseis russos que os árabes usam.”

        Vc está dizendo isso olhando para o espelho e respirando fundo não é! Técnica para tratamento de baixa estima né, afinal, está difícil vc superar aquele episódio do Su-24 russo vs Destroier americano rsrsrsrsrsrsrs

        😀

  2. Se fosse a Rúúúússiiiiiia…
    Pois é, tribunal, sanções, etc. Mas é a Polônia. Candidata à sede da Defesa Anti-míssil.
    Essa história vai acabar igual ao mensalão, aguardem.

  3. Polônia, República Tcheca, Hungria, Bulgária e a extinta Iugoslávia sempre forma os maiores mercadores clandestinos de armas de origem soviética, o mercado negro que abastece a Ásia, àfrica e as nações do Oriente Médio, Coréia do Norte e alguns países da América Latina, sempre se beneficiaram dos vultosos estoques da Ex URSS de armas provenientes destes países.
    O Afeganistão ao longo da Guerra contra a URSS foi aparelhado com armas vindo destes países.
    Estes Mísseis certamente atravessaram a Rep Tcheca com destino aos rebeldes ou Mujidihin de algum país em convulsão.
    Isso a Globo não mostra.
    SDS

    • O próprio governo norteamericano, quando queria mandar armas para grupos irregulares ou países aos quais não podia vender suas armas, comprava armas desses países para repassá-las.

  4. Esse leste europeu é uma zona… não é a toa que os Russos tem um pé atrás com a Polônia e cia Ltda. Ficam fazendo esta lambança com trafico de armas depois não sabem porque os grupos terroristas mundo afora crescem tanto!…

Comentários não permitidos.