Defesa & Geopolítica

Polônia vende Ilegalmente mais de 150 MANPADS

Posted by

AMPADS

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Agência de Propriedade Militar Polonesa (AMW) vendeu mais de 150 mísseis Arrow-2M, a partir do excedente do exército polonês. A operação pode ter violado as leis e regulamentos internacionais sobre a comercialização desta categoria de armas. O ministro da Defesa Tomasz Siemoniak afirmou, no entanto, que vendeu sistemas antiaéreos  desprovidas de capacidade de combate.

De acordo com a TVN 24 , a AMW, uma empresa com sede na Silésia, forneceu em 2012 cerca de 153 mísseis antiaéreos arrow-2M com 78 lançadores e mecanismos de inicialização. A transação pode ter violado o acordo com Wassernaar, que regula o comércio de exportação de armas convencionais, incluindo mísseis da classe MANPADS, bem como os chamados produtos e tecnologias de dupla utilização.

A Empresa Polonesa pretendia vender os mísseis a uma empresa com sede na República Checa. No entanto, o pedido foi de autorização para exportar armas, inclusive devido à possível violação de um acordo com Wassernaar foi retirado. De acordo com inciso 3.1 do documento, que trata explicitamente de mísseis  tipo MANPAD, a exportação deste tipo de armas devem ser realizadas somente através de órgãos governamentais ou entidades com permissão especial das autoridades para a transação.

 

Fonte: Defence24

11 Comments

shared on wplocker.com