Estado Islâmico: Analistas russos avaliam o uso de caças F-22 dos EUA

Lockheed Martin F-22 Raptor

Uma série de proeminentes analistas russos falou à agência de notícias RIA Novosti sobre as possíveis razões para o uso de caças F-22 Raptor de quinta geração na ofensiva dos Estados Unidos contra os extremistas do Estado Islâmico na Síria. O presidente da Academia de Problemas Geopolíticos da Rússia, Konstantin Sivkov, afirma que o caça é pouco eficaz contra alvos terrestres e foi escolhido porque o Pentágono teme ter seus aviões abatidos pela defesa antiaérea síria. Segundo ele, a aeronave é muito difícil de ser interceptada porque incorpora a tecnologia stealth, que a torna virtualmente invisível para os radares.

Já o analista Igor Korotchenko, membro do Conselho Público do Ministério da Defesa da Rússia, diz que os Estados Unidos usam apenas armamentos de rotina na Síria. Em suas palavras, o Estado Islâmico não é uma formação regular e, portanto, não há sentido em testar novas armas no conflito, sendo suficiente “encontrar os postos de comando e os grupos extremistas e destruí-los”.

Outro especialista russo, presidente da Academia de Estudos Geopolíticos, coronel-general Leonid Ivashov, não descarta que os caças norte-americanos tenham sido usados na atual ofensiva com o objetivo de testá-los. De acordo com ele, a legislação dos Estados Unidos proíbe o uso de armas sem testes em um conflito real.

O Pentágono confirmou na terça-feira, 23, ter usado os aviões de combate F-22, bem como os mísseis de cruzeiro de alta precisão Tomahawk contra as forças do Estado Islâmico na Síria. Este caça, posto em serviço em 2005, é o único de guerra de quinta geração.

Fonte: Diário da Rússia

13 Comentários

  1. hummm ai tem coisa ne!!! caça de quinta geraçao desenvolvido para superar baterias antiareos modernos que os islamitas do ISIL nao tem usado para fazer ataque areos hummmm sei ao meu ver os ISIL E SO O COMEÇO DEPOIS VAO MANDAR BALA NO ASSAD ISSO SIM!!! E OUTRO PARA ESSAS MISSOES DE ATQUE AO SOLO OS EUA TEM AVIOES ESPCIALIZADOS NESSE TIPO DE COISA COMO O A-10 THUNDERBOLT II, APACHES, AQUELE AVIAO GRANDE TIPO C-130 HERCULES COM CANHOES DE 30MM E BOMBAS DE PRECISAO DE APOIO AREO APROXIMADO!!! FAZ O SERVIÇO MELHOR DO QUE O RAPTOR EM COMBATE AO SOLO APROXIMDO!!! O F-22 RAPTOR E PRA ATAQUE INFRAESTUTURAS FORTIFICADAS E DEFENDIDAS POR GRANDES SAM!!!

  2. por LUCENA
    .
    .
    (…) foi escolhido porque o Pentágono teme ter seus aviões abatidos pela defesa antiaérea síria. Segundo ele, a aeronave é muito difícil de ser interceptada porque incorpora a tecnologia stealth, que a torna virtualmente invisível para os radares. (…)
    .
    .
    O que aconteceria se o F-22 fizesse um teste na Ucrânia .. ? … 😉
    .
    Com a palavra os especialistas … rsrsrsrsr..
    .
    O melhor radar do mundo colocado em uma contratorpedeiro ( AEGIS ) já foi testado e passado com louvor, com direito até de uma exibição aérea, porque não testar o pavãozinho,seria uma alegria geral aqui no PB … 😉

    • E o que a Rússia faria?

      Pena para você que os radares do Su-27, Su-35 e mísseis R-27 e R-77 operam na faixa de banda X, exatamente os comprimentos de onda em que o Stealth funciona melhor.
      Ainda se russos tivessem alguma AESA como o F-15, F-18 e Rafale talvez tivessem alguma chance, mas nem isso eles têm.

      Explique para nós o que os russos fariam, ficar lançando suposições não adianta nada.

      E pelo histórico dos caças e mísseis ar-ar russos não seria necessário F-22, F-15 e Superhornts com radares uma geração mais avançados que as PESAs do Su-35 podem dar conta recado.

      É claro se você puder fazer uma análise técnica melhor estamos esperando.

      • Decorando manuaizinhos blackwindowniânicos da net não é!

        Sabe tudo de Rússia esse menino ‘ontoligente’:

        http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20121031104242/lotr/images/a/a0/Deagol.png

        Explique vc como um Su-24 mandou pra caminha um todo poderoso barquinho Aegis!

        Ah é verdade… é mentira da Voz da Rússia. 😀

        Então aproveite e avise a OTAN (de repente vc até ganha uma graninha com isso) que a Rússia não tem capacidade de enfrentá-la… assim eles tomam coragem de marcar presença lá no leste Ucraniano, onde forças mercenárias americanas tomaram um coro de ‘rebeldes bêbados’ pró-Rússia.

        😀

      • Hhahaha.

        Como sempre você não tem argumento nenhum, né?

        E por mais que você xingue e esperneie a Rússia a continua uma geração atrás dos EUA. Além disso os americanos malvados tem o dobro de caças que russos, muitos deles equipados com radares uma geração à frentes do Irbis-E.

        Prove que estou errado…

        Quando os russos entrarem no século XXI você nos avisa tá bom?

      • Ele não tem argumentos, caro Deagol, porque ele é PAGO para não tê-los… apesar é claro, da total falta de capacidade em desenvolver um raciocínio lógico… só trollagens…

  3. Duvido muito disso, nao ha necessidade e nem ha oque fazer neste ambiente que venha justificar a utilizaçao desta maquina , lembrando que a especialidade do F22 eh a superioridade aerea , os ataques ar =solo sao realizados por drones e raras vezes por tripulados e as coordenaçoes na zona sao realizadas de longa distancia , a lucides dos especialistas ru ssos ao se referir ao F22 ,deixa bem claro o respeito que possuem em relaçao a este caça , esta postura coroa o sucesso russo em relaçao aos seus caças, pensados para neutralizar os pares americanos , uma postura bem diferente dos latrinos que ensistem em enxergar com os olhos da boiolagem e inveja !

Comentários não permitidos.