Ucrânia diz ter perdido 60% de seu arsenal

Poroshenko afirma que trégua parcial no leste do país dá chance para que Forças Armadas se reorganizem após quatro meses de combates. Segundo ele, país precisa estar preparado caso plano de paz não funcione.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, disse nesta segunda-feira (22/09) que as Forças Armadas já perderam cerca de 60% de seu arsenal nos mais de quatro meses de combates com os separatistas pró-Moscou no leste do país.

“Entre 60% e 65% dos nossos equipamentos militares foram destruídos”, disse Poroshenko, em entrevista a um canal de TV ucraniano.

No último sábado, em Belarus, representantes de Kiev e dos separatistas assinaram um memorando que define a colocação em prática dos termos do acordo de paz, anunciado há cerca de duas semanas.

Segundo o presidente ucraniano, a trégua, que levou há uma paralisação parcial dos conflitos no leste do país, representa uma chance às Forças Armadas para se organizarem.

Ele garantiu que seu governo deseja buscar a paz, mas deixou claro que a Ucrânia precisa estar preparada “caso o plano de paz não funcione”.

O memorando assinado no sábado tem nove pontos. O principal deles é a criação de uma zona desmilitarizada de 30 quilômetros entre as tropas de Kiev e os separatistas nas regiões de Donetsk e Lugansk, ambas na fronteira com a Rússia.

O documento foi bem recebido no Ocidente, mas não é considerado um acordo de paz nem um armistício. Ele congela, porém, as atividades militares na região, ainda que de forma provisória. Desde a assinatura da trégua, há duas semanas, pelo menos 40 separatistas e dois soldados ucranianos morreram em combates.

RPR/dpa/rtr

Fonte: DW.DE

14 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    O atual governo ucraniano tem que negociar com a Rússia, um acordo que possa conviver perto do urso sem que a OTAN tenha um pé lá e tem que ser rápido se não vai ter o mesmo fim da Palestina … 😉
    .
    Essa teimosia estimulada pelos EUA só trouxe prejuízo para o povo ucraniano e para a economia européia.
    .
    Até aqui a Russia continua movimentando a sua economia com ou sem os europeus, essa guerra econômica e financeira que os EUA está fazendo com os russos, as única baixas são do lado dos vassalos do tio Sam …más é para isso que servem os vassalos, além de se curvarem para os EUA, também servir de bucha de canhão … que bela aliança ! … hahahahah … 😉

    • por LUCENA
      .
      .
      FINLÂNDIA COMEÇA A EXPORTAR ENERGIA ELÉTRICA À RÚSSIA
      .
      No próximo ano de 2015, apesar da situação gerada por causa da crise na Ucrânia, a Finlândia começará a exportar a energia elétrica para a Rússia, segundo adiantou hoje o site da emissora de televisão finlandesa YLE.
      .
      (*) fonte: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_09_22/Finlandia-comeca-a-exportar-energia-eletrica-Russia-2356/
      .
      .
      De acordo com a empresa Fingrid, responsável pelas redes de transmissão de energia elétrica, a guerra na Ucrânia não teve impacto sobre o cronograma nem adiou a assinatura do contrato para o fornecimento de energia elétrica finlandesa à Rússia. No presente momento, as negociações estão na fase final, noticia a mídia do país nórdico.
      Sendo insignificantes em comparação com o consumo interno e incomparáveis com o volume de eletricidade importada da Rússia, as exportações, portanto, não afetarão as reservas estratégicas de energia elétrica do Suomi.
      .
      ********************
      .
      Essas sanções ….promete …. rsrsrsr

  2. Interessante como um conflito local, e relativamente pequeno pode ter minado tantos recursos militares do seu próprio país.

    Me parece que é apenas uma situação análoga à do Brasil… deixaram rolar com poucos recursos e poucos equipamentos, pouco treinamento etc… até o dia que REALMENTE precisaram… mas aí já era tarde demais… e perderam a guerra!

    Que nos sirva de lição!

    • Muito bem colocado Mauro !!! Manter o mínimo é se expor ao máximo! E olha que a Ucrânia não tinha pouca coisa se compararmos com outros países…
      Que sirva de lição mesmo ao Brasil pois não basta ter “meia dúzia” de combatentes bem treinados e bem armados quando temos um país continental que na prática, não tem munição para uma semana se entrar em conflito !!!
      Abraço,

      • Se fosse em epocas ligeiramente anteriores nossas FAs sequer teriam comida para sustentar convocados. Apesar dos pesares e contra todas palavras mentirosas nunca nossas FAs receberam tantos recursos e investimentos. O proprio blog já mostrou isso e, lógico deixou muita gente de nariz torcido.

      • Sim Julio, em parte vc tem razão mas a maioria dos investimentos hoje se fazem por conta da situação completa de obsolescência em que as forças se encontravam! Isso não é só culpa do governo atual mas sim a falta histórica de um plano constante de manutenção e investimento de meios. Nossas FAs tem que ter um propósito de existência … seja a simples manutenção de nossa integridade territorial (defesa básica) ou projeção geopolítica regional… e até hoje isso não existe e a Argentina não é mais nosso principal possível inimigo! Um exemplo: A MB está sucateada e até acabou de desativar a corveta Frontin e em breve terá colapsado seus principais meios por “velhice”… (o próprio NAe SP já está inoperante por quantos anos?) dai pergunto.. onde está o planejamento de médio e longo prazo? Só o Geisel pensou em algo quando acabou com o tal “acordo de cooperação militar” com os EUA onde só nos empurravam descarte…
        O atual regime que já está aí há 12 anos teve que fazer algo até pra dar um cala boca nos militares mas ainda está muito aquém do que um país com o peso que deveríamos ter merece! Temos que investir tb na indústria local pois o dinheiro de projetos, construção e mão-de-obra fomenta a economia interna… vide EUA que apesar de crises seguidas mantém os projetos de defesa que são todos made in USA.
        Abraço,

      • Concordo contigo que temos uma necessidade de manter uma Força Armada do tamanho do nosso País, mas isso em todos os sentidos de grandeza. Não só nos armamentos, que devem realmente ter o tamanho de nossas necessidades, mas também refletindo na grandeza de nossos militares, não só na disciplina, no adestramento, mas também na consciência democrática, respeitando a ordem constitucional Democrática estabelecida e sendo anteparo para nossa defesa externa e os golpistas internos.

  3. Se o Poroshenko realmente disse isso ele pode oficialmente se colocar na lista dos 10 presidentes mais burros do planeta. Sério, fazer uma declaração que basicamente é a confirmação da supremacia dos rebeldes e de que não possui capacidade de prosseguir é o ápice da burrice. Todo mundo pode até saber disso, mas ainda assim confirmar continua sendo estupidez. Já dizia o velho ditado: “É melhor ficar calado e deixar que todos pensem que és um idiota, a abrir a boca e acabar com a dúvida.”

  4. O que Poroshenko nao disse e que muito oficiais e soldados ucranianos juntaram os rebeldes, levando com eles seu armamento. Tampouco disse que o exercito regular, se nao desbandou, foram catastroficamente derrotados no final de Agosto. Nao so o exercito regular, como os mercenarios do Blackwater/Soros/Cia e as milicias nazistas.Mas Poreshenko confirma minhas apreensoes, quando disse que a tregua lhe permitira reorganizar suas forcas. Portanto nao creio que essa tregua durara muito tempo.Minha questao continua, porque Putin forcou os rebeldes assinarem essa tregua, quando eles estavam avancando e as tropas de Kiev estavam se retirando totalmente desmoralizada.

    • Caro JOJO, entendo (minha opinião) que Putin é também um jogador de Xadrez nato! Mandou o recado mostrando que não irão fazer bagunça em suas fronteiras e deu oportunidade para uma “trégua” esperando que Kiev faça mais alguma besteira, ou seja, dando razão ou criando o elemento da dúvida para mais ações em apoio (não oficial) aos rebeldes.
      Tática do MQNM – “Manda Que Nós Mata”! 🙂
      Abraço,

      • Henrique, tambem ouvi dizer que Putin joga xadres e dizem que sabe joga-lo muito bem. Mas tambem tenho lido que eistem quinta coluna ianque muito forte e organizada na Russia, que existe uma corrente muito forte de oligarcas cujo interesses economicos dependem do vinculo comercial com os EUA, Que Putin nao seria tao livre para agir como julga melhor, tem que ouvir esses oligarcas. dai o que parece ser vacilacao, caucao. sds

      • “Que Putin nao seria tao livre para agir como julga melhor, tem que ouvir esses oligarcas. dai o que parece ser vacilacao…”… em qual comentário meu vc leu isso ???… 🙂

        Falando sério, quem entende como se joga nos bastidores do poder não teria dificuldade para entender que Putin não joga só, antes com um grupo que lhe garante o poder de presidir seu país com mãos de ferro… simples assim… não precisei ler os seus sites undergrounds para vislumbrar essa situação… assim lá como cá, em terra brasilis…

Comentários não permitidos.