Defesa & Geopolítica

Japão estuda desenvolver sua aeronave de controle e alerta aéreo antecipado (AEW&C)

Posted by

Desenvolvimento do AEW&C seria baseado no Kawasaki P-1

O Japão está estudando desenvolver a sua própria aeronave de controle e alerta aéreo antecipado (AEW&C) baseado no avião de patrulha marítima Kawasaki P-1. O moderno quadrimotor com alcance de até 8 mil quilômetros teria as características ideais para servir como uma plataforma AEW&C, sendo a primeira dessa categoria a ser produzida pelo país.

A intenção é ter o modelo operacional em meados de 2020, ampliando as capacidades de vigilância do Japão principalmente em relação a China, que tem feito pesados investimentos no segmento militar na última década. A sua configuração deverá incluir um radar com movimento de 360° e formato de disco instalado no dorso da fuselagem, possibilitando assim vigiar grandes aéreas do espaço aéreo mesmo em aeronaves que façam deslocamentos a baixa altitude.

A sua entrada em serviço também possibilitará ao país desativar os quatro Boeing E-767 AEW&C hoje em operação, que cumprem esse tipo de missão junto com outros 13 Northrop Grumman E-2C Hawkeye.

Um protótipo do P-1 AEW&C deve ser apresentado no ano que vem. No ano passado a Força Aérea do Japão foi acionada 800 vezes para fazer o acompanhamento de aeronaves não identificadas que invadiram ou passaram próximas ao seu espaço aéreo.

Fonte: C&R

5 Comments

shared on wplocker.com