Voo MH17: parentes das vítimas alemãs vão processar Ucrânia

Quatro alemães morreram na queda do avião da Malaysia Airlines. Advogado das famílias diz que Kiev violou os Direitos Humanos ao manter espaço aéreo aberto e vai entrar com ação por homicídio culposo.

Ostukraine Absturzstelle Blumen Trauer MH17

Os familiares das vítimas alemãs do voo comercial MH17 da companhia aérea Malaysia Airlines – abatido quando sobrevoava a Ucrânia em 17 de julho – querem entrar com um processo contra a Ucrânia no Tribunal Europeu de Direitos Humanos. Em entrevista ao jornal Bild Am Sonntag,publicada neste domingo (21/09), o advogado que representa as três famílias, Elmar Giemulla, explicou que, de acordo com leis internacionais, cada Estado é responsável pelo espaço aéreo de seu território.

“Se um Estado não consegue garantir a segurança, ele deve fechar o espaço aéreo. E isto não aconteceu”, disse Giemulla. “Assim, o governo ucraniano aceitou a possibilidade que as vidas de centenas de pessoas pudessem ser destruídas”, completou o advogado.

Giemulla classificou esta ação de Kiev como uma violação dos Direitos Humanos. Por isso, ele vai apresentar, em cerca de duas semanas, uma ação no Tribunal Europeu de Direitos Humanos contra o governo da Ucrânia e o presidente Petro Poroshenko, com a acusação de homicídio culposo por omissão em 298 casos – o número de mortes no acidente aéreo.

Ele vai reivindicar um ressarcimento por danos emocionais no valor de um milhão de euros por vítima, segundo o Bild Am Sonntag. Até agora, a Malaysia Airlines pagou aos parentes meros 5.000 dólares.

O advogado também não exclui uma ação judicial contra a Rússia. “A evidência contra a Rússia ainda não é estável o suficiente”, explicou Giemulla, que também é professor honorário de Direito Aeronáutico na Universidade Técnica de Berlim.

A aeronave caiu em 17 de julho no leste ucraniano. Todos os 298 passageiros morreram. A bordo estavam quatro passageiros alemães. O governo ucraniano e o Ocidente presumem que o voo MH17 foi abatido por separatistas pró-Rússia. O Kremlin credita a responsabilidade a Kiev.

PV/afp/rtr

Fonte: DW 

8 Comentários

  1. Eu li sobre essa ocorrência e q eles , estão apelando p um processo criminal e indenizatório …razão:a Ucrânia até esse momento ñ proibiu o voo sobre pedaço do seu espaço aéreo, deveria ser um setor proibido a qlq voo, fora seus aviões militares ou inimigos.Estão certos..Sds. 😉

    • O governo norte americano pediu ao governo alemao nao revelar as informacoes que possue que mostra 2 avioes cacas ucranianos atacando o aviao de passageiro malasio. Os alemaes parece estar rejeitando esse pedido norte americano e seus cidadaos vao processar o governo ucraniano.Para quem ouviu o Jim Willie no dia 2 de Setembro ultimo, isto nao e novidade. Eu ja sabia disto desde 3 setembro quando ouvi Jim Willie.

      • “O governo norte americano pediu ao governo alemao nao revelar as informacoes que possue que mostra 2 avioes cacas ucranianos atacando o aviao de passageiro malasio”

        Estranho isso… o gov americano pedindo provas contra seu “aliado”… e pra Alemanha!

        Penso que eles mesmo poderiam fornecer isso, uma vez que os mais poderosos olhos no espaço devem estar a meses vigiando esse pedaço da Terra.

      • Mauro Lima, dizem que segundo Signor Eco, um texto e uma obra aberta e cada leitor ler o que bem entender nesse texto. Eu sei que o senhor parece conhecer a obra produzida pelo Signor Eco. Mas lendo o teto que escrevi vai mais devagar, nao exagera. Eu disse que o governo norte americano pediu ao governo alemao nao revelar as informacoes que possuem…Nao disse que o governo alemao pediu essa informacao, porque eles tambem as possuem. Como as possuem, Inglaterra, Espanha, Franca, Holanda e outros paises europeus membros da OTAN. Os demais paises concordaram com o governo norte americano e nao revelaram esss informacoes, porque elas incriminam seus fantoches em Kiev. Alemanha pode nao ter revelado a imprensa essas informsacoes, mas o simples fato que um advogado entrou com processo contra Ucrania, mostra a atitude ambivalente do governo alemao. em relacao ao EUA.

  2. por LUCENA
    .
    .
    Porque a Malásia e a Holanda estão caladas, não se vê por parte desses governos em buscar a verdade daquele atentado, será que a subserviência desencoraja nessa busca ? … 😉
    .
    Porque a imprensa ocidental, aquela que antes sempre colocava na sua primeira página o drama dos familiares das vítimas e o governo americano e os seus vassalos ( Inglaterra e a Ucrânia ) buscaram da a sua versão sobre o atentado.
    .
    Essa história não é a primeira vez que a imprensa sionista busca colocar na mente dos idiotas que a bomba que matou aquelas crianças Síria não foi empreitado pelos mercenários pagos pelos ” amigos da Síria “.

    • por LUCENA
      .
      .

      UCRÂNIA ACUSA RÚSSIA DE USAR ARMAS NUCLEAR TÁTICA.
      .
      Indústria militar no Leste da Ucrânia devastada por uma explosão maciça; Kiev acusa Rússia de usar arma nuclear tática.
      .
      (*)fonte: http://noticia-final.blogspot.com.br/2014/09/industria-militar-no-leste-da-ucrania.html
      .
      .
      O Ministério da Defesa da Rússia nega peremptoriamente os ataques nucleares “, acrescentando que esta ação de quebra de trégua, mais uma vez levantou as chamadas entre os ucranianos para a nação para obter seu status nuclear de volta” o que nenhuma pessoa razoável vai levá-los a sério. “; algo que a Rússia é claramente fortemente contra.
      .
      .
      (…) Não há relatório verificado sobre que tipo de arma atingiu a planta. Mas hárumores de que esta foi sendo alvo de um míssil tático Tochka-U lançado pelas tropas de Kiev.(…)
      .
      .
      (…) O que é um tanto cômico é que estes incidentes vem apenas algumas horas após a assinatura de um acordo de cessar-fogo prolongado entre Kiev e as forças rebeldes, que pretende colocar um fim às hostilidades no leste da Ucrânia desde sexta-feira. O acordo inclui puxar para trás todas as armas pesadas das cidades e das linhas de frente. (…)

Comentários não permitidos.