Sea Gripen: “Saab visita o NAe ‘São Paulo’ (A12) e a Embraer”

Visita-da-Saab-e-da-Embraer-ao-NAe-São-Paulo

Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM)

No dia 04 de setembro de 2014, um grupo de técnico das empresas SAAB e EMBRAER visitou o Navio-Aeródromo São Paulo, com o propósito de verificar “in loco” e discutir, com a equipe do Navio e da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), detalhes técnicos, sob a ótica da execução do projeto de modificações necessárias para a adaptação da aeronave Gripen à operação embarcada.

Os dados técnicos colhidos serão analisados e aplicados nos modelos pré-existentes da aeronave GRIPEN, de forma que no futuro próximo a SAAB possa apresentar à Marinha do Brasil (MB) suas conclusões, confirmando ou não, a possibilidade de que uma versão naval da aeronave possa operar, com segurança, a bordo do NAe São Paulo.

No dia 05 de setembro de 2014 a comitiva foi recebida pelo Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, que ressaltou a importância do Projeto F–X2, uma vez que representa um incremento significativo na Segurança Nacional; para a transferência de tecnologia, por meio de um acordo de compensação completo; para o fomento da cadeia produtiva e aumento da autonomia do País na área de Defesa; e representa uma importante oportunidade de gerar novos negócios no Brasil e no exterior.

Comentou ainda que o desenvolvimento (projeto de engenharia) de uma versão naval da aeronave Gripenrepresentaria o coroamento de um longo processo de transferência de tecnologia, confirmando a capacitação da Indústria de Defesa Nacional. Ao final o Diretor da SAAB no Brasil, Sr. Andrew Wilkinson, agradeceu a oportunidade de trabalhar com a MB, manifestando um grande entusiasmo pelo Projeto.

Fonte: Marinha do Brasil via Defesa Aérea & Naval (DAN)  

11 Comentários

  1. O São Paulo é para os Skyhawks e Traders, como subproduto um porta-helicópteros tipo MI-35 e anti-sbumarinos , isso está na cara.
    Agora SEA Gripen … acorda, mal consegue levantar vôo em terra com uma carga de respeito o que dirá de um porta aviões.

    • Stadeu se a catapulta estiver 100% não há problema.A marinha deve contratar uma empresa especializada e trabalhar em conjunto com a mesma para swe plenamente capaz de manter a operacionalidade do São Paulo.

  2. Acho complicado a navalização do Gripen é praticamente um novo caça. Os custos podem ser proibitivos e a chance de dar problema são muito grandes.O fato que a Saab não tem Know-how nessa área, embora saibam fazer bons caças,seria arriscado e dispendioso.
    Sugiro que o Brasil e a Saab produzam um caça do zero.
    O caça seria binacional baseado ou não no Gripen, com oa requisitos operacionais do Brasil.
    Sugiro os seguintes requisitos, dentre outros:
    -Caça médio baseado em porta- aviões
    -Caça birreator
    -Caça Multifuncional com radar aesa com capacidade de realizar a defesa aérea da frota.
    Dentre outras.
    A Saab sempre teve capacidade de produzir bons caças, porém nunca terá o peso político e econômico de França, Eua, Inglaterra e Alemanha por isso seus caças nunca foram campeões de venda. Uma parceria com o Brasil proporciona maior escala e talvez vendas para América latina que está com bem sucateada, exceto pequenas exceções.

    • NovoBrazuk

      Concordo com os requisitos por você mencionado, literalmente um Rafale sem experiência alguma a começar do zero, mas já é um passo.

      • Traduzindo… cagamos (nós não; o petê…) ao escolher o mini Gripen e não o Rafale… vamos gastar bilhões para ter um caça PIOR que o francês… é isso ???… como sempre, ótimo negócio… para quem negociou… assim foi com o tal porto cubano… levamos na tarraqueta e não ganharemos nem um tostão para tomar um pingado…

  3. “O Sea Gripen é o unico caça moderno viavel a operar sobre a carcaça do NAe SP”…

    Partindo do pressuposto que iremos, mais cedo ou mais tarde ter que enterrar, literalmente, o SP, talvez vc tenha mesmo razão… ai o Gripen realmente poderá levantar voo e “aterrissar” no SP, claro, acrescido de uma pista asfaltada de uns 300 metros no mesmo nível do convés… ai o SP passará a ter alguma serventia… 🙂

    Vc entende tanto de Nae qnto eu entendo de psicanálise para te entender… 🙂

Comentários não permitidos.