Filho de brasileiro vira refém político no Paraguai

O que era para ser mais uma ação guerrilheira para financiar o Exército do Povo Paraguaio (EPP), grupo marxista radical que atua em Concepción, no norte do Paraguai, está se transformando em uma complicada operação política e militar no país. Com Arlan Fick, de 16 anos, filho do produtor rural brasileiro Alcido Fick, em cativeiro há 172 dias, a guerrilha recebeu o resgate pelo sequestro, mas se negou a libertar o rapaz. Os guerrilheiros dizem agora que só negociam a libertação com a troca do refém por líderes do EPP que estão presos em Assunção, enfrentam o Exército à bala e assustam a comunidade brasileira local.

Na sexta-feira, um combate entre forças oficiais do Paraguai e o EPP levou mais insegurança às vilas à beira da Rota 3, que liga a capital federal à capital do Estado de Concepción. O confronto terminou com pelo menos três mortos e dois helicópteros atingidos por tiros de guerrilheiros, em Arroyito, vizinha de São Pedro de Yacuamandyu, a 320 km de Assunção. O confronto começou com uma operação de buscas por Arlan em um acampamento guerrilheiro. Uma Força-Tarefa Conjunta (FTC), criada pelo governo do presidente Horácio Cartes para prender os sequestradores, cercou o local com auxílio de quatro helicópteros.

Arlan foi sequestrado pela guerrilha no dia 2 de abril, durante outro tiroteio na Vila de Azotey. A família diz que pagou no dia 12 de abril o resgate de US$ 500 mil exigido. O EPP queria ainda a distribuição de US$ 50 mil em alimentos (açúcar, farinha, arroz, azeite e outros víveres) para as Vilas de Arroyito e Nueva Fortuna e a divulgação de um vídeo no qual a líder do EPP, Liliana Villalba Ayala, conhecida como comandante Anahy Ayala, exalta a ação guerrilheira de dois companheiros mortos no sequestro de Arlan.

Na quinta-feira, o Estado esteve na localidade de Azotey e acompanhou a preparação dos militares para a operação. “Temos 40 homens preparados na comissaria”, disse um oficial que há mais de um ano comanda o posto policial do entroncamento – que os paraguaios chamam de “cruce” – de acesso à Vila de Tacuati.

Medo

O local, protegido por trincheiras de sacos de terra, já foi atacado a tiros da guerrilha duas vezes, fica a menos de 6 km do local da batalha da manhã de anteontem. A tensão na área assusta brasileiros e seus descendentes, os brasiguaios, que vivem na região. No sequestro de Arlan, os epepistas foram surpreendidos por uma patrulha da FTC. No tiroteio, morreram dois deles: Bernardo Bernal, conhecido como tenente Coco, e Claudelino Silva – e um soldado das forças oficiais.

Com o sequestro de Arlan, são cinco os casos de extorsão pelos guerrilheiros – que dizem lutar contra o imperialismo, exaltam Solano Lopez e querem expulsar colonos estrangeiros. O primeiro sequestro do grupo para extorsão aconteceu em 2001. Maria Edith Debernardi foi capturada nos arredores de Assunção. Outros dois casos tiveram como vítimas os produtores rurais paraguaios Fidel Zavala e Luis Lindstron.

O sequestro mais dramático foi o de Cecília Cubas, de 32 anos, filha do ex-presidente Raúl Cubas Grau e da atual senadora Mirtha Gusinky. Cecília foi capturada pelo EPP em setembro de 2004. O corpo dela foi encontrado em um túnel em fevereiro de 2005. Pelo crime, a Justiça paraguaia condenou Alcides Oviedo Britez e a mulher dele, Carmen Villalba, a 35 anos de cadeia. Britez é o principal chefe do EPP e comanda a guerrilha da prisão. Depois do pagamento do resgate de Arlan, foi da cadeia que o condenado Britez anunciou que o rapaz passaria a ser moeda de troca por militantes do EPP que estão condenados.

“Com isso, o caso de Arlan passou a ter outra conotação política”, resumiu na quinta-feira uma autoridade paraguaia. “E isso complicou muito o quadro, que já era grave”, disse a fonte.

Nos últimos meses, por diversas vezes a família Fick pediu, em comunicados, que os guerrilheiros cumprissem com a promessa de soltar o rapaz. Mas a guerrilha emudeceu. Arlan é paraguaio de nascimento. Mas segue tradições brasileiras. É torcedor do Internacional de Porto Alegre, como o pai, Alcido, um colono de Santo Cristo, localidade gaúcha da fronteira com Santa Catarina, que migrou para Ponta Porã e, em 1982, foi viver de lavouras no Paraguai.

Sem informação do filho, os Fick chegaram à beira do desespero. Alcido não dá entrevistas. Teme represálias. Na escola onde Arlan estudou, na Rota 3, uma faixa branca pede “Liberen a Arlan”. As informações são do jornal “O Estado de S.Paulo”.

Fonte: UOL

17 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    E agora o governo brasileiro vai buscar intermediar o assunto , assim como ele fez com as Farcs, que ironia, logo um governo que é tão odiado palas aristocracias conservadora cujo o seu ParTido, tem uma certa influência e especialidade neste assunto .. rsrsrr..
    .
    E por falar em crime organizado internacional.
    .
    .
    *******
    .
    Suposto envolvimento de Uribe com narcotráfico gera repercussão
    .
    O debate sobre o narcoparamilitarismo no congresso colocou o ex-presidente colombiano e agora senador, Alvaro Uribe, em dificuldades. O seu suposto envolvimento com paramilitares e narcotraficantes está gerando repercussão por todo o país.
    .
    (*) fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/249886-7
    .
    .
    (…)Dois dias depois do senador Iván Cepeda, do Pólo Democrático Alternativo, apresentar vídeos, fotos e documentos que vinculam o ex-presidente aos paramilitares e narcotraficantes, o tema continua ativo nas redes sociais e em outros meios de comunicação, nos quais muitos colombianos expressam a sensação de que faltam respostas para muitas perguntas. (…)

    • por LUCENA
      .
      .

      EXÉRCITO ITALIANO VAI PLANTAR MACONHA PARA FINS TERAPÊUTICOS.
      .
      Uma unidade do Exército italiano cultivará plantas de maconha a serem usadas para fins medicinais no país.
      Os ministérios italianos da Defesa e da Saúde assinaram nesta semana um protocolo de cooperação nesse sentido.
      .
      (*)fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/140919_exercito_italiano_planta_maconha_rb.shtml
      .
      .
      ( …) Os ministérios italianos da Defesa e da Saúde assinaram nesta semana um protocolo de cooperação nesse sentido.
      O documento prevê o cultivo de cannabis pelo instituto farmacêutico militar na cidade de Florença.
      Esse instituto normalmente produz medicamentos para uso exclusivo dos militares.
      A produção de maconha ali será voltada exclusivamente para fins terapêuticos.
      A maconha cultivada deverá substituir o produto importado, que é mais caro.(….)
      .
      .
      ******************
      .
      Que decadência …fim trágico da sociedade do primeiro mundo como conhecemos e depois, criticam os latinos americanos . … 😉

  2. ”. Britez é o principal chefe do EPP e comanda a guerrilha da prisão. Depois do pagamento do resgate de Arlan, foi da cadeia que o condenado Britez anunciou que o rapaz passaria a ser moeda de troca por militantes do EPP que estão condenados.”

    O chefe do EPP e comanda a guerrilha da prisão, isso só demonstra a fraqueza do Estado diante do crime,infelizmente aqui no BRASIL não é diferente !

  3. Deixa o governo brasileiro tomar conta das negociações porque eles estão acostumados com guerrilha, sabem bem com que tipo de lixo vão lidar.
    Como já dizia o ‘filósofo’ Falcão: “Pimentum in ânus outrem, kissukus est”.
    O Horacio Cartes deveria aprender com o Dilmão. Ele deveria pagar o sequestro, trocar os guerrilheiros que eles querem, desenterrar os guerrilheiros mortos para ver em que condições eles foram mortos, dar a eles um novo funeral, criar uma Comission de la Verdade para ver onde estão os corpos dos guerrilheiros desaparecidos no Paraguai e punir os facistas que os mataram, deveria pagar indenizações milionárias para as famílias dos guerrilheiros mortos, deveria também chamar alguns desses guerrilheiros para chefiar alguns ministérios no Paraguai e cargos de chefia em estatais paraguaias.
    A menos que esses guerrilheiros sejam diferentes, sejam maus.
    “Pimentum in ânus outrem, kissukus est”

  4. Quem financia guerrilheiros naquele pais onde o contrabando impera, o trafico impera, o crime organizado esta intranhado nas instituições do estado? Gostaria de saber sobre qual as preferencias politicas desses guerrilheiros, já tratados como simpatizantes do governo brasileiro, como esquerdistas, preferem eles o Brasil ou os estados unidos para serem proximos? Por que caçam brasileiros e oferecem bases aos yankes? Isso deve ter alguma significancia.

  5. Os caras sequestraram, pediram resgate receberam e não cumpriram com o acordo eles parecem politicos brasileiros que prometem lutar pelo povo e fazem justamente ao contrario quebram sua palavra eles não são guerrilheiros SÃO MARGINAIS SEQUESTRADORES,TRAFICANTES, E SE NÃO CUMPRIRÃO COM A PALAVRA DEVEM SER TRATADOS DA MESMA FORMA Obs SE NÃO CUMPRIRÃO COM A PALAVRA É PORQUE INFELIZMENTE O RAPAZ DEVE ESTAR MORTO.

  6. É fácil resolver… basta as autoridades paraguaias legalmente constituídas virem ao Brasil e procurar os militares brasileiros que combateram no Araguaia… eles saberão como se livrar dessa tralha… em duas semanas libertam o rapaz e livram o Paraguai dessa moléstia vermelha… ouvi falar que tem uns ex combatentes do Glorioso EB que tem um Know How em resolver essas situações que requerem um trabalho rápido, limpo e eficaz… seria até bom para manter nossas tropas de selva mais adestradas… e lá no Paraguai os esquerdalhas de boutique não tem como criarem uma “comichão da inverdade”… vão encontrar com o chefe deles, o cramulhão barbudo vermelho lá, no INFERNO, de onde eles saíram… 🙂

  7. Blue Eyes, vc está mt certo, e vou enviar uma amigo meu do Mato Grosso q entende de caçadas a bandidos, gente mt fina, bom chefe de família, um rastreador de 1ª da n DPF ; esse é o caminho, e pode até ser em “of”..tá de bom tamnho. Eu abomino a violação da soberania q qlq país, em especial dos n hermanos, então, seria bom uns locais junto p ser prova e testemunha dos objetivos dos caçadores, q é uma ação policial…Algumas palavras mostram uma parte do t, q juntos monta o quebra cabeças, e p ontem.Sds. 😉

  8. Esta ai o resultado da “união sulamericana”, pregada pelo Foro de SP

    “O que era para ser mais uma ação guerrilheira para financiar o Exército do Povo Paraguaio (EPP), grupo marxista radical que atua em Concepción, no norte do Paraguai!”

    O marxismo deveria ser proibido por lei, de ser citado em escolas, universidades e demais instituições de ensino, assim como seus seguidores, deveriam serem presos ao expressarem esta ideologia assassina.
    Assim como a Obra Mein Kampf de Hitler, e proibida de ser divulgada por lei, O Capital de Marx o deveria ser também. Em decorrência das milhares de mortes que causaram.

    • COM TODA RAZÃO, caro CP… ideologia BANDIDA tem que ser CRIMINALIZADA, seja NAZISMO, COMUNISMO, SOCIALISMO, MARXISMO ou qualquer outro nome que essa DOENÇA tenha…

  9. Esta porcaria deste Exército do Povo Paraguaio (EPP) tem ligações estreitas com as Farcs (Da Colômbia) e o Cendero Luminoso (do Peru) Alem de manter ligações estreitas também, aqui no Brasil, com MST, Vila Campesina, pertidos de extrema esquerda, como PCO, PSTU, PSol, e organizações criminosas, PCC, CV etc.

    Ou seja, tudo o que e lixo na America do Sul.

  10. Fico umpressionado com o numero de “agentes” muito bem informados sobre as ligações desses grupos com os da politica nacional, inclusive os criminosos. Mas engraçado é que os criminosos fazem acordos com os conservadores que governam estados conservadores, por baixo dos panos, como corre a boca miúda

Comentários não permitidos.