Egito escolhe submarinos Russos

ProjectE.M.Pinto

A Agência de notícias russa ISTAR  informou que Rússia e Egito assinaram um  contrato para compra de armas no valor de US $ 3,5 bilhões que prevê a construção de submarinos convencionais de ummodelo não especificado.

O acordo neste valor era de conhecimento da mídia especializada internacional entretanto, supunha-se que ele se referia ao fornecimento de sistemas de defesa aérea, artilharia e armas de pequeno porte. Porém, o canal de televisão Russo Zvezda, noticiou que o acordo com as forças armadas egípcias permite entre outros, a aquisição de caças MiG-25, submarinos convencionais e sistemas anti-aéreos, de médio e longo alcance Buk, e S-400. De acordo com relatórios anteriores, o canal informa ainda que há interesse do Egito em adquirir caças multi-função  MiG-35. A confirmação da proposta pelo egípcio abre espaço para a cooperação entre as empresas AvtoVaz e Nasr.

50 Comentários

    • por LUCENA
      .
      .
      EXPORTADORES PORTUGUESES NÃO QUEREM MAIS SANÇÕES
      .
      .
      Não obstante as sanções econômicas impostas pela União Europeia contra a Rússia, os empresários europeus não querem perder as boas relações com um grande mercado recetivo e prometedor. Entre as empresas que já mantêm posições relevantes no mercado russo, está a Porto Union, que esteve também presente na exposição internacional de alimentos World Food Moscow 2014.
      .
      (*) fonte:http://noticia-final.blogspot.com.br/2014/09/exportadores-portugueses-nao-querem.html
      .
      .
      (…) “Eu acho que se não houver mais sanções, nós vamos desenvolver o nosso negócio como um mercado normal e natural em crescimento. Se houver mais sanções que impactem diretamente os nossos produtos, então seremos afetados, vai ter um impacto relativamente grande. Tentaremos encontrar outras origens para substituir os produtos que forem proibidos. Eu sinceramente desejo que não haja mais sanções, nem de um lado, nem do outro, porque elas prejudicam muito quer o negócio a curto prazo, quer todo o desenvolvimento das relações Rússia-Europa, neste caso Portugal, e também as de longo prazo, porque os consumidores efetivamente querem produtos de alto nível. Esquece-se todo o trabalho de apresentação, de mostras, isso ficará perdido, porque o consumidor deixa de considerar relevante o nosso produto”. (…)

    • Lucena, paises falidos financeiramente nao estao de impor sancoes economicas em ninguem. EUA falido. Inglaterra falida, Europa, com ecessao da Alemanha e alguns paises Nordicos falidos. China e Russia com vasta reserva financeira devido a balanca comercial favoravel.Historicamente nao ha exemplo de paises falidos financeiramente impor com sucesso sancoes economica em outraas nacoes.

  1. Vc ve como é a vida, os iankss pagam aos Egipcios por sua lea//, e eles vão comprar subs nos Russos, um prova q são bem melhores q os dos ianks, e ainda por cima + baratos..ker mais?!?! Só os n iluminados militare q ñ conseguem ver às qualidades dos ekipa/ marciais do Urso…Burrice?!?!ou o quê?!?! Sds. 😉

  2. não receberam o apelido de “buraco negro” por acaso dos estadunidenses….um sucesso de vendas e capacidades…sem duvidas o melhor e mais avançado do tipo exportação atualmente…

  3. ta fazendo sucesso os submarinos russos heinn
    parece que os egipicios estao voltando a area de influencia russa como nos tempos sovieticos!!! aos poucos eu acredito

  4. Pois é, os indianos que usam submarinos russos dizem que os modelos ocidentais são bem mais avançados principalmente em eletrônica. E se você pensar bem vai ver que os americanos nem constroem submarinos convencionais para competir com os russos.
    Como sempre é o equipamento russo vencendo por ser bais barato e sem concorrência. Os Egípcios estão pagando menos para receber menos.

    Acho que burrice é formar conhecimento apenas por boatos de internet sem entender nada sobre assunto.

    • por LUCENA
      .
      .
      (…)Acho que burrice é formar conhecimento apenas por boatos de internet sem entender nada sobre assunto. (…)
      .
      .
      Diga para nós, um submarino convencional fabricado nos EUA com tecnologia americana nos dias de hoje e que esteja operando na NAVY … Hahahahah … Os meninos de hoje em dia… hahahahah ….

      • Foi o que ele disse, risadinha… vc é disléxico ???… que nada !!!… apenas desinformando… como sempre…

  5. Que beduinos idiotas , os russos imploram por tecnologia de subs convencionais ocidentais , seria mais logico eles adquirirem diretamente dos instrutores dos russos ( os italianos) , mas pra uma naçao que beira a miseria total e que depende da esmola americana para manter suas tropas com o minimo , estas banheiras russas so sao atrativas para os miseraveis ,pois custam o mesmo que um carro esportivo italiano !

      • “os narcotraficantes colombianos produzem subs com as mesmas capacidades”

        senhor Barney teropode …não são estes submarinos ai os que adentram todos os dias o território estadunidense para desembarcar e descarregar toneladas de drogas para o povo estadunidense…?!….é senhores….da pra se entender bem porque submarinos nucleares Russos sempre adentram e passeiam por toda costa estadunidense sem serem detectados…se até submarinos artesanais de traficantes adentram o território estadunidense diariamente…… 😀

      • senhores RR e Barney teropode..os sistemas de monitoramento e detecção estadunidenses assim como com os submarinos nucleares Russos…. também deixam estes submarinos artesanais de traficantes adentrarem seu território propositadamente para acompanha-los, monitora-los e estuda-los…né?!…. 😀

      • Pelo que me constam quando um dos carteis colombiano tentaram comprar submarino russos, eles foram apreendidos. Os colombianos nao necessitam submarinos russos para treansportar narcoticos para os EUA. As Forcas Armadas dos EUA, a CIA, sao os maiores importadores de narcoticos dentro dos EUA. Trabalham em cooperacao com as varias Mafias. Nao e de hoje.Ja na decada de 1970, um mafioso afro-americsano de Nova York, estava importando milhares de tonelads de heroina da Indochina, usando avioes da Forca Aerea Norte Americana. Refiro-me a Frank Lucas. Esse criolo, por mais poderoso que fosse no Harlen, nao teria condicoes de conversar com generais e coroneis comandantes norte americano na Indochina de igual para igual. So poderiam estar trabalhando para eles. Eram milhares de toneladas de heroina, que ficavam em depositos nos quarteis ate serem retirados pelos pessoal de Frank Lucas. Foi na decada de 1960 e o Pentagono/Cia/FBI. decidiram introduzir narcoticos entre os estudantes, e entre os afronorteamericanos, como meio de neutralizarem sua militancias. Era a epoca do Movimento Black Power e das agitacoes estudantis.O mesmo se sucedeu na Inglaterra.

      • em nossa sociedade hoje o exterior de uma pessoa vale muito mais do que o seu interior….chegamos a um ponto aonde o exterior, o materialista e o mundano é tudo o que apenas importa e se valoriza em nossa sociedade… inversão, degradação e deturpação dos valores e princípios morais, éticos e religiosos…o mundano, o materialista, o fútil e o vulgar são sempre enaltecidos…assim komo o errado, o mal e o ruim….os governos, elites, mídias, indústrias da propaganda e corporações visam ou buscam enaltecer sempre estas coisas em nossa sociedade atualmente kom objetivos de controle e influência sobre ela…os meios de comunicação e as mídias são os principais instrumentos de disseminação destes programas de controle e modelação social..o relativismo moral compõem parte de um amplo, extensivo e metódico programa de modelamento, convencimento e propaganda..

        o crack e as drogas mais acessíveis são parte de um amplo, extensivo e metódico programa de controle social sobre os negros, latinos e imigrantes dos eua…ou seja…sobre as “minorias” em geral….recomendo os livros e estudos de Mamie e Kenneth Clark….

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo_Internalizado

        http://www.youtube.com/watch?v=JD3zuSPv5BQ

        http://en.wikipedia.org/wiki/Kenneth_and_Mamie_Clark

        programas de internalização do racismo também compõem um dos principais meios e estratagemas de controle social sobre essas populações..os meios de comunicação e as mídias são os principais instrumentos de disseminação destes programas de subversão social..estas ações se devem ao fator das “minorias” representarem ou serem temidas komo ameaças potenciais a segurança nacional pelo o governo estadunidense…os negros e latinos representam uma grande parcela da população estadunidenses…as “minorias” em geral representam a maior parte da população dos eua…e isto representa risco ou ameaça potencial a segurança nacional…komo os muçulmanos na europa atualmente…Movimentos komo dos Black Powers, Malcolm X, Martin Luther King , Panteras Negras e das agitações estudantis pelo o fim do conflito do Vietnã são exemplos disso e de porque eles foram alvos de espionagem, monitoramentos, sabotagens e atentados pela a Cia komo os assassinatos de Malcolm X e Martin Luther King…

    • pois é senhor Brazuk…mas é isso que não entendo também…as soluções e tecnologias bélicas Russas assim como seus pós vendas são sempre colocados e tidos como porcarias pelo o ocidente…mas os Russos sempre seguem sendo a segunda maior potencia bélica e segunda maior exportadora de material bélico do planeta…não da pra entender os povos deste planeta..que sempre compram estas porcarias…e que continuam insistindo sempre a comprar estas porcarias…e a serem clientes fixos e fieis destas porcarias…engraçado né?!…como esta gente é burra e masoquista mesmo né?! …das duas uma viu…ou boa parte deste planeta é idiota e masoquista como dizes…ou o que propagandeiam dos produtos e materiais bélicos Russos são mentiras e falácias…

      • O Brasil não comprou o “São Paulo” só pra ficar docado ???… porque a surpresa se tem quem compre porcarias ???… tem gente que compra carro chinês que não passam em crash test… qual a novidade ???… tem consumidor para tudo no mundo… até para crack que te deixa louco em seis meses de uso intensivo… morou ???…

      • não..o brazil comprou o são paulo apenas só pra aparecer para o atlântico sul… carros bugados que não passam em crash tests estão cheios por ai…de todos os gostos, tipos e nacionalidades:

        GM relaciona mais duas mortes à falha em chave de ignição de carros

        Número de casos chegou a 21; até semana passada, saldo era de 19.

        Recall envolveu 2,6 milhões de veículos da marca nos Estados Unidos.

        Da Reuters

        22/09/2014 17h54 – Atualizado em 22/09/2014 18h03

        Problema na ignição levou ao recall de 1,3 milhão de veículos nos EUA, em fevereiro

        Duas mortes foram acrescentadas ao saldo de fatalidades ligadas a um defeito na chave de ignição em veículos da General Motors, com o número total subindo para 21, de acordo com um relatório desta segunda-feira (22) de um advogado que supervisiona um programa para compensar as vítimas de acidentes relacionados à falha.

        Desde 1º de agosto, 675 pedidos de compensação por ferimentos graves ou mortes supostamente causadas pela chave de ignição foram recebidas pelo programa, que está sendo supervisionado pelo advogado Kenneth Feinberg. Tendo como referência a última sexta-feira, 21 reivindicações por morte tinham sido consideradas elegíveis, bem como 16 pedidos por lesões físicas graves, de acordo com estatísticas fornecidas pelo escritório de Feinberg.

        O programa continuará a receber pedidos de indenização até 31 de dezembro em nome de indivíduos feridos ou mortos em acidentes supostamente causados ​​pela chave de ignição, que levou ao recall de 2,6 milhões de veículos neste ano. Um problema com a chave de ignição pode fazer com que ela saia de posição, parando o veículo e desabilitando os airbags.

        Na semana passada, na primeira atualização desde que o programa começou a aceitar pedidos, o escritório de Feinberg informou a aprovação de 19 solicitações por morte, mais do que as 13 mortes oficialmente reconhecidas pela empresa como sendo ligadas ao problema. Até sexta-feira, um total de 143 pedidos por morte haviam sido submetidos ao programa.

        O porta-voz da GM, Dave Roman, disse que a empresa aceitou as determinações de Feinberg e que os números da empresa referentes aos acidentes ligados à chave de ignição foram determinados usando “critérios muito diferentes do programa de compensação”. A meta da empresa é atingir o maior número de pessoas elegíveis que for possível, disse ele em um comunicado.

        O valor da indenização por pedido não tem um limite definido. De acordo com o protocolo do programa, as queixas por morte elegíveis receberão pelo menos 1 milhão de dólares, valor que pode aumentar dependendo de fatores como o número de dependentes deixados pelas vítimas. A GM separou 400 milhões de dólares para cobrir os custos de compensação.

      • Eu tenho um J3, chinês. É meu segundo J3. Os carros das multinacionais aqui instaladas – que chamamos erroneamente “nacionais” – também não passaram no tal teste. A verdade é que temos um cartel aqui, um cartel que moveu-se rapidamente com a entrada dessa empresa, comprando matérias da mídia e pressionando o Governo para que criasse um absurdo aumento de IPI – como foi feito – no intento de inviabilizar o estabelecimento da empresa no Brasil. Até então, tinha-se que pagar mais para ter ar condicionado. farol de neblina? só pagando mais. Freios ABS? só pagando bem mais. Antes de comprar meu carro, fiz teste em vários carros “nacionais”, e nenhum deles me convenceu. Com todo respeito, sua opinião foi moldada cuidadosamente pela mídia venal. Quer ter uma noção da força do cartel? pesquise e história de um carro chamado Democrata, da fábrica Presidente, um revolucionário carro NACIONAL, morto em seu nascedouro no início da década de 70….

      • Valeu a citação… ta aqui a a história do bicho, vítima das máfias nacionais: http://bit.ly/YJYUMk

        Os americanos também tiverem uma situação dessas, retratada num ótimo filme: http://bit.ly/YJZlpY

        http://bit.ly/YJZglS

        Conseguiram sabotar o plano do cara, mesmo com os protótipos prontos e rodando!

        Quando o pessoal tá comprado não tem jeito… eles PHODEM com tudo, e a sociedade, em geral fraca, não faz nada!

        Ex: vi de passagem no jornal ontem um cara que estava TORTURANDO a afilhada de 2 anos, e filmou por que estava se divertindo. Pedia pra ela morder uma cebola crua dizendo que era maçã, e a menina mesmo não querendo se sentia “obrigada”… depois mostrou uma cena da menina capotando de sono, e ele berrava, dando um susto nela, mandando ela ficar sentada e não dormir…

        UMA MENINA DE 2 ANOS… isso é tortura… Nazistas se divertiam desse jeito, e até pior… privação de sonho, humilhação, forçar você a comer algo que o seu corpo rejeita, que sabe que vai te fazer mal…

        E o advogado disse que ele estava só se divertindo! Ele não deve ir preso porque não houve flagrante!

        PORRA… no CSI só aquele vídeo no telefone já faria ele pegar uma dura da rapaziada na cadeia por uns bons anos… e aqui nem com PROVA DE DELITO EM VÍDEO o cara é preso!???

        QUE PAÍS É ESSE, PORRA!

        Desculpe galera… tô puto! Se algum dia eu resolver soltar o meu diabinho… esse cara certamente vai estar na minha lista!

    • por LUCENA
      .
      .
      Devemos lembrar que a NASA e o PENTÁGONO também são clientes dos produtos russos … Rsrsrsrs …estes ai realmente são realmente são uns masoquistas … Hahahah

  6. comentarios acima: Deagol 21 de setembro de 2014 at 16:09 e teropode 21 de setembro de 2014 at 16:46
    primeiro os EUA nao fabricam submarinos convencionais por motivos de doutrina militar e nao falta de capacidade pra fazelos, e outro esses tipos de coisas de muito ruim parte eletronica e equipamentos como sonores e AIP conversa da concorrencia sabe como e ne os EUA tem as melhores portavioes do mundo mas no requisito submarinos os russos estao afrrente
    http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2014/01/britanicos-e-americanos-se-rendem.html
    http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/russia-expulsou-de-suas-aguas-submarino-dos-eua
    http://br.rbth.com/articles/2012/08/20/submarino_russo_passa_quase_um_mes_despercebido_no_litoral_dos_eua_15247.html

    • por LUCENA
      .
      .
      E é poque ele ( Deagol) é o especialista no assunto … ahahahah ….só no Planobrasil podemos encontrar uma joia rara dessa … Hahahahah … 😀 😀

    • Kleslei,

      Ambos, americanos e russos, chegaram a resultados extremamente satisfatórios por seus próprios meios.

      Pelo lado americano, a classe Virginia em particular utiliza um sistema de propulsão baseado em pumpjet, que se constitui em algo muito mais silencioso. Segundo divulgado, a velocidade desse submarino ultrapassa os 35 nós, o que a colocaria como a embarcação mais rápida de seu tipo.

      Os russos também teriam imensas dificuldades em localizar um submarino americano submerso, operando de forma silenciosa. Aliás, localizar um submarino é tarefa complexa. E para isso, a USN é a força reconhecidamente mais bem preparada.

      AIP não é conversa. Se provou um sistema verdadeiramente prático e funcional, permitindo operações submersas por muito mais tempo do que o seria com baterias e motores elétricos. Hoje, quem tem dinheiro e não tem intenção de ter submarinos nucleares, busca por esse sistema. Aliás, a própria classe Amur ( que é provavelmente o que está sendo oferecido aos egípcios ) é oferecido com o AIP.

      Quanto a eletrônica de bordo, as naves russas são reconhecidamente mais rusticas, embora isso não diminua a funcionalidade em si. Contudo, é de se prever que os russos logo adotem sistemas mais avançados de interface homem-máquina.

      • Eis o bom senso e a verdade falando… GRANDE RR… passa ao largo dos falaciosos que distorcem os fatos para que coadunem com suas equivocadas posições antiocidentais…

  7. helveciofilho ( 21 de setembro de 2014 at 18:47 ),

    maquina ( 21 de setembro de 2014 at 14:28 ),

    A experiência mais recente dos russos com submarinos convencionais é a classe Lada, cujos resultados foram totalmente insatisfatórios. Tanto é que o tipo foi rejeitado pela própria marinha russa. E o que eles provavelmente estão oferecendo aos egípcios é a classe Amur, que é um derivado de exportação da própria classe Lada…

    A rigor, são os alemães atualmente quem produzem os mais avançados submarinos convencionais, tendo na classe U-214 o expoente máximo do tipo.

    E a razão pela qual os russos foram selecionados é óbvia: os israelenses estão prestes a adotar um modelo baseado em tecnologia ocidental, o Dolphin 2 ( que, salvo engano, é baseado no U-214 )…

    • Eles sabem disso RR, mas dai acatarem e afirmarem a verdade, é impossível para eles… fere a russofilia esquerdopata deles…

    • “_RR_

      21 de setembro de 2014 at 20:56

      A rigor, são os alemães atualmente quem produzem os mais avançados submarinos convencionais, tendo na classe U-214 o expoente máximo do tipo.”

      é verdade senhor RR…os submarinos alemães são ótimas opções sem duvida…mas acrescentaria ai nessa lista os Russos…eles não receberam apelido de buracos negros pelos próprios estadunidenses por acaso..o sucesso de vendas deles provam e mostram isso..

      “A experiência mais recente dos russos com submarinos convencionais é a classe Lada, cujos resultados foram totalmente insatisfatórios. Tanto é que o tipo foi rejeitado pela própria marinha russa. E o que eles provavelmente estão oferecendo aos egípcios é a classe Amur, que é um derivado de exportação da própria classe Lada…Evidente que os russos pensam em evoluir o que obtiveram a partir do Lada. Contudo, é inegável que o submarino foi recusado pela própria marinha russa… Entre os motivos, logicamente, estão a performance insuficiente ( notadamente o excesso de ruído ).”

      Rússia reforça frota de submarinos diesel-elétrico

      No dia 28 de maio, o moderno submarino diesel-elétrico (SSK) Projeto 636.3 Novorossiisk começou seu período de testes no mar Báltico por um mês. Em seguida, vai ser transferido à frota do Mar Negro.

      Conforme informação do site de seu fabricante, o Estaleiros Admiralty, em 2014, dois submarinos da classe Varshavianka (o B-261 Novorossiisk e o B-237 Rostov-on- Don) serão comissionados àquela unidade no Mar Negro e, até o fim do ano, o B- 262 “Stari Oskol” será incorporado à flotilha.

      A classe Varshavianka é composta por submarinos diesel-elétricos de baixo ruído. Os caçadores são capazes de detectar um alvo a uma distância três vezers maior do que a maioria dos outros submarinos análogos. Devido às capacidades destas embarcações da classe 636, os especialistas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) os denominaram informalmente de “buracos negros”.

      O contrato para o fornecimento de seis submarinos diesel-elétrico Projeto 636.3 Varshavianka, frutos do desenvolvimento do Projeto 877, foi assinado em 2011 pelo Ministério da Defesa com a corporação Estaleiros Unidos. As embarcações foram projetadas especialmente para a Frota do Mar Negro, que está carente de meios desta categoria. Os novos submarinos deverão suprir esta necessidade nos próximos anos.

      A classe 636.3 é um projeto atualizado com novos sistema de navegação e gerenciamento automatizado de seus controles. Capaz de transportar uma gama de novas armas, compostas de torpedos e mísseis, como, por exemplo, o míssil de cruzeiro 3M-54 Klub, os Varshaviankas se tornaram máquinas ainda mais formidáveis.

      “Buracos negros”

      Mesmo com todas as vantagens, os SSK ainda não são páreos para os submarinos nucleares, devido a uma especificidade –a incapacidade de levar as mesmas armas atômicas daqueles grandes submarinos. Os Estados Unidos, por exemplo, há muito tempo abandonaram o uso de SSK e sua frota está equipada com os mais poderosos submarinos nucleares.

      Por outro lado, os submarinos convencionais são eficazes para o uso em zonas costeiras, já que são capazes de navegar em águas bem mais rasas. “Para nós, esta capacidade é muito importate”, disse à Gazeta Russa o especialista em assuntos militares Prokhor Tébin.

      A situação dos EUA é um pouco diferente: eles não têm necessidade de defesa de sua costa por submarinos, todas as tarefas básicas da Marinha estão longe de suas fronteiras aquáticas. Os modernos submarinos convencionais, movidos por unidades de energia independentes do consumo de ar atmosférico (AIP), são capazes de realizar uma ampla gama de tarefas, tais como os nucleares, devido à variedade de armamentos transportados, que vão desde mísseis antinavio e de cruzeiro a torpedos e sistemas de defesa antiaérea, mas com uma melhoria na relação custo-benefício.

      “Pelo preço de um submarino atômico, uma Marinha pode adquirir de 6 a 8 submarinos convencionais”, afirma o especialista.

      Tebina relata ainda que as embarcações da classe Varshavianka irão assegurar o domínio do Mar Negro, podendo combater, se necessário, forças de superfície ou potenciais inimigos subaquáticos, ajudando a preservar o equilíbrio de poder na região, tendo em vista que atualmente a Turquia possui uma frota poderosa de submarinos.

      O plano de aquisição dos Varshaviankas pode ser considerado como uma extensão da presença russa no Mar Negro e no Mediterrâneo. O comandante da Marinha russa, Víktor Chorkov, havia declarado que os seis submarinos diesel-elétrico poderiam executar tarefas não somente no Mar Negro, mas também no Mediterrâneo. Entretanto, o especialista Tebina entende que a presença russa no Mediterrâneo poderá ser suprida por outros submarinos atômicos e convencionais baseados no Mar Báltico.

      “O principal objetivo do Projeto 636.3 é controlar o Mar Negro”, complementou o especialista.

      Defeitos dos SSK

      Apesar do fato de que logo os novos submarinos diesel-elétricos estarão comissionados na frota do Mar Negro, o problema do real incremento de poder daquela região continua sem solução, porquanto os SSK possuem uma limitação: periodicamente o submarino deve retornar à superfície para recarregar suas baterias. Durante o recarregamento, a embarcação fica vulnerável a ataques do inimigo. Uma solução seria equipar estes submarinos com sistemas AIP, mas por enquanto não há previsão nos planos russos.

      Segundo uma declaração feita pelo comandante Víktor Chirkov, “atualmente a Rússia está projetando um submarino convencional de quinta geração, equipado com sistema AIP”. O projeto foi denominado Kalina e, de acordo com o comandante, o primeiro protótipo ficará pronto em 2017.

      Atualmente, os Varshaviankas estão equipando as marinhas de Argélia, Vietnã, Índia, Irã e China.

      Submarino Projeto 877 Paltus classe Kilo:

      O EKM Projeto 877 é uma versão de exportação dos submarinos da classe Kilo. Um total de 18 submarinos foram entregues ao Irã, China, Índia, Polônia, România e Argélia.

      Frota Russa do Mar Negro receberá 6 submarinos da classe Kilo nos próximos anos

      A Frota Russa do Mar Negro será reforçada com seis submarinos diesel-elétricos da classe Kilo nos próximos anos, afirmou hoje o comandante da Armada Russa, o Almirante Vladimir Vysotsky.

      “Seis submarinos diesel-elétricos do Projeto 636 (classe Kilo segundo a classificação OTAN) serão construídos para a Frota do Mar Negro os próximos anos”, disse Vysotsky em entrevista exclusiva à RIA NOVOSTI.

      A Frota do Mar Negro, baseada em Sevastopol, atualmente conta com apenas um submarino, o B-871 Alrosa, que atualmente passa por manutenção programada em Kalingrado.

      Submarino B-871 “Alrosa”, tipo 877V – (OTAN) classe KILO

      Vysotsky disse a construção de três submarinos da classe Kilo já havia sido iniciada, um deles, inclusive, já foi batizado e se chamará B-261 Novorossiysk e pertencerá ao Projeto 636.3. Todos esses três submarinos estão sendo construídos no estão sendo construídos do estaleiro Admiralteiskie Verfi, em São Petersburgo. Vysotsky adiantou que a construção dos outros três submarinos aconteceria a cada ano após 2010, ou seja, a partir de 2010 um submarino dessa classe seria construído com a construção do último sendo iniciada em 2013.

      É planejada a entrega de um total de 15 novas fragatas e mais esses submarinos para Frota do Mar Negro até 2020.

      • Maquina,

        Os Varshavyankas ( ou “Improved Kilo”, no Ocidente ) são uma melhora da anterior classe Kilo ( que é a Paltus ).

        E o “Improved Kilo” nada mais é que a classe anterior a própria Lada, da qual deriva a classe Amur ( classe de exportação dos Lada )…

        Atualmente, os russos procedem a construção de cinco dos “Improved Kilo”( provavelmente como medida paleativa até que se possa contar com os Lada ), e trabalham em melhorias da própria classe Lada, cuja construção dos dois vasos seguintes está paralisada e deve ser retomada assim que os defeitos forem corrigidos…

        Aliás, disse anteriormente que poderia ter sido a classe Amur a oferecida, quando na verdade o que foi oferecido ao Egito pode muito bem ser a “Improved Kilo”…

        Não é sempre que um submarino previsa vir a superfície para recarregar suas baterias. Se dotado de Snorkel, pode faze-lo a baixa profundidade, subindo o dito cujo acima da água.

        http://theudericus.free.fr/Mer_Ocean/U-Boot/U-Boot_Coupe.jpg

        Submarinos convencionais dotados de AIP se tornam excelentes caçadores em alto mar. Mesmo os convencionais sem AIP podem ser excelentes, se adequadamente utilizados, sendo que alguns tipos podem chegar a mais de 9000 milhas em imersão ( mas isso seria esnorqueando de vez em quando ). Em verdade, submarinos convencionais podem chegar a ser menos detectáveis que tipos nucleares, devido a maquinaria elétrica ser consideravelmente mais silenciosa, além do casco ser menor ( o que diminui as superfícies a serem refletidas para sonares ativos ). Os dois calcanhares de Aquiles dos convencionais são a velocidade ( normalmente limitada a uns 20 nós em imersão ), e a profundidade ( normalmente, um submarino nuclear tem construção mais forte e pode ir mais fundo ).

        Em teoria, quaisquer submarinos podem ser dotados de armas nucleares. Mísseis a serem lançados pelos tubos de torpedo não são novidade… Contudo, o que pega aqui é o alcance limitado de um vaso de guerra convencional. Por isso é que não faria muito sentido dotar um submarino não nuclear de armas nucleares…

  8. Egito escolhendo Sub Russo, Sauditas em misseis Chineses, interessante, e sem fazer juizo de valor sobre os produtos, isso parece uma séria mudança de direção contraria aos interesses americanos.

  9. sobre esse negocio do lada ser insatisfatorio ele e um projeto inovador na aerea e normal isso ne gente vejamos o fF-35 vivi dano problemo e motor fuselagem etc, e nem por isso a gente pode fala nao presta e nao vale nada e um projeto esta sendo testado estudo e experimentado e mais importante sendo aperfeiçoado, sobre quem e mais evoluido tecnologicamente e dificil dizer porque ten muitos segredos tecnologicos nisso eles EUA RUSSIA NAO VAO DIVULGAR DADOS SECRETOS NE porem na decade de oitenta os russos conseguiram por espionagem saber segredos dos submarinos americos e sobre os seus proprios que estavam sendo muito facilmente indentificados pelos navios dos EUA dai em diante nos anos 80 as novas classe tinha prioridade em furtividade como os AKULA OSCAR II e outros como os kilo DIESEL ELETRICOS, KONDOR FEITO DE TITANI UNICO NO MUNDO REATOR DE METAL LIQUIDO MAIS POTENTO DO QUE OS USADOS NA USNAVY!!!

    • senhor kleslei…a tecnologia de pouso e decolagem vertical do F-35B é uma cópia do esquema utilizado no Yak-141 ao qual a lockheed teve acesso numa curta parceria com a Yakovlev no início dos anos 90….Quem foi que inventou a tecnologia Stealth? …foi o cientista Russo Peter Ufimtsev…. os estadunidenses devem sua tecnologia stealth atual ao cientista soviético Peter Ufimtsev….em abril de 1975 o departamento de projetos promissores da corporação lockheed tomou conhecimento de um artigo de Piotr Ufimtsev em que o cientista soviético expôs seu método de calcular o sinal de radar refletido por um objeto plano….esse método permitia entre outras coisas construir um avião invisível aos radares… podemos dizer que desde aquele momento começou a história de aeronaves “invisíveis”…mais tarde um dos fundadores da aviação “stealth” Alan Brown diretor do primeiro programa stealth estadunidense lançado em 1978 disse avaliar em 30% a 40% a contribuição do cientista soviético Piotr Ufimtsev para a criação de software para a tecnologia stealth….

      • Interessante… e PORQUE os russos não desenvolveram essa tecnologia ANTES que os yankes, se foram eles que “inventaram” ???… 🙂

      • porque os eua são os mais ricos e com recursos…enquanto que a união soviética era isolada em todos os sentidos….e por conta disso seus recursos limitados..que culminou com colapso..

      • RSRSRSRSRSRSRSRSS… duas respostas que juntas não respondem NADA… tá certo… vou fazer de conta que acreditei… 🙂

    • Kleslei,

      Evidente que os russos pensam em evoluir o que obtiveram a partir do Lada. Contudo, é inegável que o submarino foi recusado pela própria marinha russa… Entre os motivos, logicamente, estão a performance insuficiente ( notadamente o excesso de ruído ).

      Submarinos convencionais são uma tecnologia totalmente diversa de submarinos nucleares, com muitos componentes totalmente distintos ( ainda mais em se tratando de AIP ). Daí que, como o desenvolvimento de submarinos convencionais foi meio que deixado de lado em favor dos nucleares ( e não só na Russia ), é natural que os russos enfrentem percalços. E eu realmente acredito que eles tem capacidade de chegar em um resultado interessante, mas ainda vão precisar de trabalho para chegar lá. O fato é que hoje, quem tem dinheiro pra pagar, corre atrás de alemães e franceses; e futuramente, é provável que os japoneses entrem arrebentando.

      O exemplo do F-35 não cabe aqui. São tecnologias completamente diferentes…

      Diferente de uma aeronave de caça, cada exemplar de um submarino hoje pode custar bilhões de dólares, dependendo do que se faça. É até lógico que se use um determinado exemplar como experiência para futuras tecnologias, mas quando o assunto é submarino, somente se investe na certeza de que vai dar certo. Ninguém tem recursos para bancar “n” desenvolvimentos de submersíveis de forma “indefinida”, como no caso do F-35 ( que lançou mais de 100 exemplares de uma versão “preliminar” ).

      Enfim, até acredito que os russos venham a utilizar quaisquer refinamentos obtidos na classe Amur para desenvolver sua própria tecnologia, visando principalmente a exportação. E é até crível que desenvolvam uma evolução dessa classe e façam um refit da própria Lada, mas o fato é que a nova classe de submarinos russos convencionais ainda vai surgir… Se vai ser baseado na Lada ou não, é outra história…

  10. Maquina ( 21 de setembro de 2014 at 22:51 ),

    Duvido muito que russos, britânicos, franceses, japoneses ou quem quer que seja, fizessem melhor…

    Primeiramente, há uma diferença enorme quando se encontra pelo caminho uma força militar que esteja plenamente em alerta. Em época de paz, é natural que se mantenha apenas o mínimo esforço possível para manter as forças armadas funcionais. E há de se considerar o terreno… Diferente dos russos, que estão voltados para o Ártico ( onde o gelo impõe limites constantes a navegação ) e com uma ponta para o Pacífico, os americanos tem duas costas bastante expostas para salvaguardar ( além do Alasca ), onde se pode navegar o ano todo sem restrições… Evidentemente, os problemas americanos com trafego de embarcações são potencialmente maiores…

    A seguir, no caso dos submarinos anões, ele é algo naturalmente difícil de se localizar. Fora o perfil esguio, certamente não é nada muito barulhento a ponto de ser localizado a grande distância. Normalmente, apenas os respiradouros são mais proeminentes, permitindo um avistamento a certa distância. Contudo, os americanos tem obtido considerável êxito. Em 2008, já estavam avistando até 10 dessas embarcações por mês e forçando o alto afundamento de muitas ( afundados por suas próprias tripulações )… Em verdade, sabe-se lá quantos realmente chegam a costa americana… Muito provavelmente, apenas uma fração deles tem êxito…

    Por fim, não é demérito nenhum deixar passar um submarino… Nenhuma rede de localização é perfeita, e o submarino sempre será um meio difícil de se lidar… E o oceano pode ser um meio incrivelmente hostil para se trabalhar…

    • “_RR_
      22 de setembro de 2014 at 11:22

      Maquina ( 21 de setembro de 2014 at 22:51 ),

      Duvido muito que russos, britânicos, franceses, japoneses ou quem quer que seja, fizessem melhor…

      Primeiramente, há uma diferença enorme quando se encontra pelo caminho uma força militar que esteja plenamente em alerta. Em época de paz, é natural que se mantenha apenas o mínimo esforço possível para manter as forças armadas funcionais. ”

      então vc admite mesmo que o submarino nuclear Russo passeou por toda a costa estadunidense sem ser detectado né ….mas isso não importa…lemos por aqui mesmo… que eles mesmos lá admitiram isto…rs… 😀

  11. A classe dos sub AMUR estão em par de igual// c os Teutos ou são até melhores, o seu AIP’s o Kristal e de longe um dos melhores. Os Amur são extrema/ silenciosos, pf, verifikem sua carateristicas tecnicas e as comparem c os U-212 e ou 214..eu até hj ñ entendi pq o n subs U-209 ñ tem AIP’s ,pq c o msm seriam bem + letais q já são…Sds. 😉

    • giancarlos,

      Os próprios russos estão as voltas com a classe Lada ( da qual deriva a Amur )… Até onde já li acerca do assunto, mesmo a construção dos demais vasos da classe segue suspensa até que se chegue a uma resolução dos problemas. A menos, claro, que os russos considerem que o desenvolvimento até agora atenda aos padrões de determinados clientes, mas não os seus próprios.

      Quando o Brasil encomendou seus 209, até onde sei, os alemães ainda não haviam oferecido uma variante do mesmo com AIP. Aliás, até houve uma variante posterior com esse sistema, mas desconheço algum país que utilize o U-209 com AIP. Pelo que sei, os turcos tinham planos de dotar os seus com esse sistema, mas desistiram… O ultimo cliente dos U-209 é o próprio Egito, com duas unidades encomendadas em 2011 e há previsão de mais dois. Depois disso, ele provavelmente será descontinuado…

  12. sobre avioes invisiveis os primeiros teoricos companheiro Maquina Troll FORAM OS ALEMAES DURANTE A SEGUNDO GUERRA MUNDIAL TEORICOS ALI NASCEU O B-2 DOS EUA HOJE entao os sovieticos começaram seus estudos nessa area tambem depois da segunda guerra mundial porque nao fizeram entao o caça invisivel antes dos EUA simples a UNIAO SOVIETICO QUEBROU faliu esses projeto sao carissimos e a Russia pois colopso sovietico nao tinha recursos pra isso inclusive nesse epoca tava saindo tambem novos submarinos diesel eletricos tipo KILO mais aperfeiçoados e avançados e o YASEN submarino nuclear de ataque multiproposio, entre outros projetos como laser antiaereo e balistico, Maquina Trol eu nunca duvidei da capacidade cientifica e militar da Russia,
    segundo sobre o F-35 e a comparaçao com o SUB LADA russo foi sobre os dois sao projetos e atrasos defeitos sao normais em projetos em teste e a claro os dois soa muito diferentes e obvio um e caça o outro e submarino!! e o Lada nao foi totalmente cancelado porque a marinha nao aceitou ele esta sendo atualizado e melhorando etc, pra depois ser entregue a marinha russa eles ano vao comprar um equipamento desse estragado ne, e importante frizar a capacidade de ruido dos submarinos diesel eletricos sao menores doque o nuclear coisa propria da categoria de subs disel eletricos, e eles nao sao armas de ataque a longos distancias sua funcao e de guarda das fronteiras maritimas contra principalmente submarinos adversarios e navios, fazer patrulhas perto de sua base para impedeir ataque tipos submarinos lançado misseis de cruzeiro e etc

    • Kleslei,

      Os americanos já faziam experiências com asas voadoras praticamente na mesma época que os alemães… Trabalhos como o Northrop N-1M ( que voou pela primeira vez em 1941 ), YB-35 e YB-49 estão aí para provar…

      A razão da configuração não ter sido adotada antes foi, salvo engano, por conta de imensos problemas de estabilidade. Ainda não havia a tecnologia para permitir comandar uma estrutura aerodinamicamente tão instável.

  13. giancarlos argus dos anjos vieira 22 de setembro de 2014 at 20:29
    A ex URSS quebrou ante de desenvolverem essas tecnologias…Sds. 😉

    como assim?????

    valeu Maquina Troll pela dica

Comentários não permitidos.