Defesa & Geopolítica

Rússia e China desenvolverão aeronave baseada na plataforma Il-96 400T

Posted by

Ilyushin Il-96-400TIlyushin Il- 96-400T

Sugestão: Red Dragon (Taiwan)

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

 

Leia também 

REVO UMA DOR DE CABEÇA PARA A FORÇA AÉREA RUSSA

 

Algumas semanas atrás, o importante acordo visando o desenvolvimento de uma aeronave para transporte de passageiros foi assinado entre indústrias e os governos da China e Rússia. E meio a um vultoso acordo desenvolvimento aeronáutico, o acordo prevê o desenvolvimento de aeronaves no segmento de aviação de jatos de passageiros grande porte. É sabido que Pequim é deficitária nessa área e precisa de melhorar a sua indústria para se capacitar, por si só,  desenvolver uma aeronave comercial de passageiros de longo alcance de quatro motores de fuselagem do tipo wide-body será uma oportunidade única para a indústria chinesa.

O memorando assinado entre os russos chineses prevê o  desenvolvimento  de um  avião de passageiros de grande porte que, sem dúvida, serão utilizados ​​pelos militares como uma plataforma multi- propósito. Trata-se de um acordo envolvendo o fabricante russo do grupo Ilyushin que vai colaborar com o conglomerado chinês homólogo  no desenvolvimento do avião cargueiro russo Ilyushin Il- 96-400T .

 A mídia chinesa especula que o potencial para as aeronaves derivadas deste projeto são enormes, existe a possibilidade do desenvolvimento de diversas variantes desta aeronave sendo uma delas o cargueiro reabastecedor que poderá  substituir o Ilyushin Il -78 atualmente em serviço na PLAAF .

 A versão reabastecedora do Il- 96-400T possuirá capacidades superiores aos atuais KC- 46, aeronave baseada no Boeing 767 comercial e que, certamente, será de interesse da PLAAF e PLANAF .

Além disso outras versões podem ser desenvolvidas tais como:

  • Aeronave de alerta aéreo antecipado AWACS.
  • Posto de comando Aéreo
  • ELINT SIGINT
  • Surveillance Target Attack Radar System

 O investimento previsto para o programa russo-chinês  do ” Il- 96-400T ” é de 50 bilhões de yuans ( cerca de US $ 8 bilhões). A estimativa de investimento final de programa é avaliada em cerca de US$ 16 bilhões.

Porém o amplo acordo de desenvolvimento Sino-Russo do Il 96-400T não é o único. Ambos os países assinaram um acordo para o desenvolvimento de um turbohélices leve monomotor o Ilyushin Il -103 cuja estimativa de produção ronda as 200 aeronaves por ano.  O Investimento no Programa é de cerca de US$ 130 milhões.

Fonte: Asian Defense

8 Comments

shared on wplocker.com