Vídeo: BOEING CST 100 The Next Generation dos Estados Unidos

Ivan Plavetz

A Boeing receberá US$ 4,2 bilhões da NASA para aplicar na próxima fase do Programa de Tripulação correspondente à nova nave espacial dos Estados Unidos.

A espaçonave Crew Space Transportation (CST-100) da Boeing está sendo desenvolvida como parte do Programa de Tripulação Comercial (CCP, na sigla em inglês) da agência espacial estadunidense, que tem como objetivo retomar os voos espaciais nos Estados Unidos até 2017. A CST-100 transportará até sete passageiros ou uma combinação entre tripulantes e carga até a Estação Espacial Internacional (ISS), e outros destinos na órbita baixa da Terra.

De acordo com John Elbon, vice-presidente e diretor geral da divisão de Exploração Espacial da Boeing, a companhia tem participado de todos os programa de voo espacial dos Estados Unidos. Segundo ele, a CST-100 oferece à NASA a solução mais econômica, segura e inovadora para acesso à órbita baixa da Terra.

Na fase de Transporte de Tripulação Comercial (CCtCap) do programa, a Boeing construirá três espaçonaves CST-100 na Instalação de Processamento de Tripulação Comercial da empresa, localizada no Centro Espacial Kennedy, Flórida. A nave espacial passará por um teste de lançamento abortado em 2016 e fará um voo não tripulado no início de 2017, preparando-se para o primeiro voo tripulado com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) em meados de 2017.

A empresa finalizou recentemente a Revisão Crítica de Projeto (CDR) e a Fase 2 da Revisão de Segurança de Espaçonave da Crew Space Transportation (CST)-100, o que a torna a única competidora do programa de Tripulação Comercial da NASA a passar no CDR, e também a concluir todas as etapas do CCtCap no prazo e dentro do orçamento estipulado.

É oportuno lembrar que com a desativação dos ônibus espaciais (ou Space Shuttle) da NASA, os Estados Unidos ficaram totalmente dependentes dos veículos espaciais Soyuz da Rússia para realizar suas operações de ligação com a ISS.

Fonte: Tecnologia & Defesa

6 Comentários

  1. Eu sincera/ vejo os ônibus espaciais uma > vantagem p os iankss, e ainda ñ consegui digerir a razão da saída dos mesmo como o veículo de excelência p seus projetos . P mim era só tirar e ou consertar às naves q apresentassem defeitos. Foi um dos > feitos dos ianks até esse momento n corrida espacial através da NASA..Os ônibus ñ iam até o espaço c seus próprio meios, + retornavam c seu próprio motor, como um avião. P mim era questão de tempo eles conseguirem levantar voo até o espaço e de lá retornarem no msm veículo, ñ aconteceu..Vamos ver se esse projeto será + exitoso q os do Ônibus espacial, o quê eu duvido. Quem viver verá. Sds. 😉

    • A vantagem dos ônibus espaciais era poder reutilizar o veículo em inúmeras viagens. Como pode ser observado pelas imagens, os novos veículos também poderão ser reutilizados, só que não descerão como “aviões” em um aeroporto, mas por meio de paraquedas, no mar. O módulo com astronautas, instrumentação e computadores, que comporta quase a totalidade do valor do veículo, poderá ser reutilizado.

      A cada lançamento só será renovada a estrutura externa, que sofre danos no lançamento e no retorno, causa dos acidentes anteriores.

      • Em tempo, como será que eles privatizaram a tecnologia desenvolvida pela NASA? Quanto a Boeing e outras empresas pagaram para ter acesso a um conhecimento que custou trilhões aos cofres americanos?

  2. por LUCENA
    .
    .
    (…) A nave espacial passará por um teste de lançamento abortado em 2016 e fará um voo não tripulado no início de 2017, preparando-se para o primeiro voo tripulado com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) em meados de 2017. (…)
    .
    .
    Como está a animosidade da tribulação russa e americana na ISS … ?
    .
    Li em um certo site que a China irá fazer ( se não já ter ) a sua própria estação espacial …. uma evolução meteórica dos chineses na corrida espacial … !

  3. A iniciativa privada não está dormindo: http://nbcnews.to/ZxKcbW

    A Rússia também tem um projeto avançado e moderno de cápsula espacial… curiosamente eu não o encontrei! 🙂

    É… isso vem acontecendo com mais frequência… outro fato desse tipo foi o registro de cura de câncer de pele feito por um sujeito que preferiu “agir por conta própria”… MUITO INTERESSANTE… e apesar de estar espalhado por diversos sites de pesquisa… meses depois quando fui mostrar a uma amiga, simplesmente SUMIU da internet!

    Acho que a indústria não vai deixar rolar… são BILHÕES em jogo! 🙂

Comentários não permitidos.