Defesa & Geopolítica

Vídeo: BOEING CST 100 The Next Generation dos Estados Unidos

Posted by

Ivan Plavetz

A Boeing receberá US$ 4,2 bilhões da NASA para aplicar na próxima fase do Programa de Tripulação correspondente à nova nave espacial dos Estados Unidos.

A espaçonave Crew Space Transportation (CST-100) da Boeing está sendo desenvolvida como parte do Programa de Tripulação Comercial (CCP, na sigla em inglês) da agência espacial estadunidense, que tem como objetivo retomar os voos espaciais nos Estados Unidos até 2017. A CST-100 transportará até sete passageiros ou uma combinação entre tripulantes e carga até a Estação Espacial Internacional (ISS), e outros destinos na órbita baixa da Terra.

De acordo com John Elbon, vice-presidente e diretor geral da divisão de Exploração Espacial da Boeing, a companhia tem participado de todos os programa de voo espacial dos Estados Unidos. Segundo ele, a CST-100 oferece à NASA a solução mais econômica, segura e inovadora para acesso à órbita baixa da Terra.

Na fase de Transporte de Tripulação Comercial (CCtCap) do programa, a Boeing construirá três espaçonaves CST-100 na Instalação de Processamento de Tripulação Comercial da empresa, localizada no Centro Espacial Kennedy, Flórida. A nave espacial passará por um teste de lançamento abortado em 2016 e fará um voo não tripulado no início de 2017, preparando-se para o primeiro voo tripulado com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) em meados de 2017.

A empresa finalizou recentemente a Revisão Crítica de Projeto (CDR) e a Fase 2 da Revisão de Segurança de Espaçonave da Crew Space Transportation (CST)-100, o que a torna a única competidora do programa de Tripulação Comercial da NASA a passar no CDR, e também a concluir todas as etapas do CCtCap no prazo e dentro do orçamento estipulado.

É oportuno lembrar que com a desativação dos ônibus espaciais (ou Space Shuttle) da NASA, os Estados Unidos ficaram totalmente dependentes dos veículos espaciais Soyuz da Rússia para realizar suas operações de ligação com a ISS.

Fonte: Tecnologia & Defesa

6 Comments

shared on wplocker.com