Rússia segue modernização de frota de submarinos nucleares

Rússia segue modernização de frota de submarinos nucleares
Até 2020, a Marinha de Guerra russa deverá receber oito cruzadores submarinos com mísseis estratégicos do projeto Borei e Borei-A Foto: RG

Os cruzadores submarinos da série Borei continuam modernizando a frota russa. O lançamento bem-sucedido de um míssil balístico intercontinental com uma ogiva nuclear Bulava na faixa de Kura, na península de Kamtchatka, foi anunciado em 10 de setembro por um representante do Ministério da Defesa russo, o major-general Ígor Konachenkov.

O lançamento bem-sucedido do Bulava completa a consolidação da “tríade nuclear” russa –terra, água e ar.

Borei, Delfin e o Kalmar

O submarino foi projetado para conseguir lançar 16 ogivas nucleares a uma distância de 8.000 a 9.000 quilômetros. Os novos cruzadores receberam novos mísseis. A modificação melhorada do Borei-A consegue levar um número maior de mísseis.

Enquanto os atuais cruzadores da classe –o Iúri Dolgorúki, o Vladímir Monomakh e o Aleksandr Névski– transportam 16 mísseis, os projetos em construção do Borei-A (o Kniaz Vladímir e o Kniaz Oleg) transportarão 20. Cada um desses mísseis suporta entre seis a dez blocos nucleares hipersônicos manobráveis de orientação individual de 100 mil a 150 mil toneladas, capazes de mudar a altura e direção durante a trajetória de voo.

Até 2020, a Marinha de Guerra russa deverá receber oito cruzadores submarinos com mísseis estratégicos do projeto Borei e Borei-A.

“Restam-nos muito poucos cruzadores submarinos de mísseis estratégicos Delfin (da classe Delta-4) e Kalmar (da classe Delta-3)”, diz o especialista independente para assuntos do mar Iúri Vedernikov. “Por força dos anos de serviço, que já ultrapassaram os 25 para o Delfin e para o Kalmar, a entrada de novos cruzadores estratégicos para a frota é extremamente oportuna. Entretanto, em 2012, ficou decidido prolongar a vida útil dos envelhecidos submarinos dos projetos Delfin e Kalmar pelo menos até 2015.”

Uma unificação cara

“O projeto Bulava já dura 15 anos, apesar de a ideia inicial da sua criação ter sido precisamente a de otimizar os custos e prazos de entrega através da unificação em uma só base das bases de mísseis das Forças Terrestres e da Marinha”, diz o perito independente de mísseis Mikhail Timochenko.

O projeto foi entregue no final da década de 1990 ao Instituto de Tecnologia Térmica de Moscou, que construía os mísseis balísticos terrestres Topol-M. No momento da entrega, 75% dos trabalhos tinham sido realizados no Centro Estatal de Mísseis Acadêmico Makeev. Este centro se ocupava tradicionalmente da criação e desenvolvimento de mísseis para a Marinha.

“Não se conseguiu unificar tudo com custos mínimos no novo local”, diz Mikhail Timochenko. “Infelizmente, se criaram expectativas infundadas para a criação de um projeto de um míssil único para as forças terrestres e marítimas. Os problemas que entretanto surgiram com o lançamento também podiam estar relacionados com a falta de testes-padrão estabelecidos. Como resultado, após longos anos de tentativas infrutíferas, foi gasto muito dinheiro, e o projeto, que era inicialmente econômico, ficou caro. Por outro lado, não dá para colocar de lado o Bulava, uma vez que os submarinos nucleares da classe Borei são criados e construídos precisamente com esta base de mísseis.”

O Bulava

Segundo uma das versões, os problemas com o lançamento do míssil Bulava tiveram a ver com a qualidade da montagem na fábrica de Votkinsk, que faz parte da corporação do Instituto de Tecnologia Térmica de Moscou (ITTM). Neste caso concreto, o problema poderia estar não tanto na qualificação dos especialistas, mas nas encomendas de volumes gigantescos. Na década de 2000, o ITTM recebeu um número elevado de encomendas do exército.

A corporação pode não ter conseguido aumentar a escala de trabalho. Além disso, se perderam muitos operários especialistas, que saíram da produção na década de 1990 sem que outros tivessem vindo para ocupar essas vagas. O déficit geral de mão de obra qualificada nas fábricas na Rússia forçou a Comissão da Indústria Militar (CIM) a desenvolver recentemente um programa especial para resolver a questão da falta de pessoal nas empresas da Defesa.

Sob o gelo do Ártico

Assim que os submarinos receberem os mísseis Borei, eles serão enviados para a zona de destacamento. O cruzador submarino Aleksandr Névski deveria ser enviado para servir na Frota do Pacífico, mas ficou decidido adiar o envio para a base até 2015. Isso está provavelmente relacionado com os lançamentos falhados do Bulava.

O ministro da Defesa, Serguêi Choigu, exigiu que fossem feitos pelo menos cinco lançamentos antes de colocar o submarino a serviço com mísseis. No outono de 2014, está previsto mais um lançamento do Aleksandr Nevski. Junto com ele, irá também para a Frota do Pacífico o submarino Vladímir Monomákh, que já passou em todos os testes e no final do ano será oficialmente entregue à Marinha russa.

Fontes no Ministério da Defesa da Rússia informaram que entre o final do verão e o início do outono de 2015 o Aleksandr Nevski, depois de receber os mísseis Bulava, irá atravessar o gelo do Ártico e passar da Frota do Norte para a Frota do Pacífico. Lá, será enquadrado na 25ª divisão de submarinos (Kamtchatka) e entrará ao serviço em missões militares. Depois de algum tempo, o mesmo percurso será feito pelo submarino atômico Vladímir Monomákh.

Fonte: Gazeta Russa

15 Comentários

  1. É bem tipico do Brasil não saber jogar e aproveitar as oportunidades oferecidas. No inicio dos anos 90 com a quebra da URSS perdemos uma grande oportunidade de contratar mão de obra especializada.

  2. é maluquinho temos uma geração de aleijados ideológicos ,, preferem ficar esperando os estados unidos dar espelhos para as nossas forças armadas rsrs
    enquanto outros fazem transferência de tecnologia , as vezes fico pensando sera que netrou no

  3. E OS YASEM NUCLEAR DE ATAQUE CONVENCIONAL COMO TA, E TAO FALADO AMUR SUPER DISCRETO!!!
    A MARINHA RUSSA PERDEU MUITO SUBMARINO DEPOIS DA QUEDA DA UNIAO SOVIETICA PELO JEITO NUNCA MAIS VAO CONSEGUI CONSTRUIA UMA ARMADA COM MUITOS SUBMARINOS E NAVIOS GRANDES DE SUPERFICI!!! ESTAO SO TROCANDO OS MUITOS VELHOS PELOS NOVOS E REMENDANDO AQUELES QUE AINDA DA PRA REMENDA!!!

  4. por LUCENA
    .
    .
    😀 😀 A PIADA DA SEMANA ! 😀 😀
    .
    .
    UNIÃO EUROPÉIA PRETENDE APRESENTAR QUEIXAS NA OMC CONTRA A RÚSSIA.
    .
    ***** ;D 😀 ( agora vem a parte mais engraçada ) 😀 😀 *****
    .
    😀 😀
    A União Europeia declarou estar pronta a apresentar uma queixa contra a Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC). O motivo é a proibição de Moscou à importação de produtos europeus, anunciou Karel De Gucht, comissário europeu para o comércio. Segundo ele, a queixa poderá ser apresentada já em setembro. Os europeus tentam que EUA, Austrália e Canadá se juntem à queixa.
    😀 😀
    .
    (*) fonte: http://noticia-final.blogspot.com.br/2014/09/uniao-europeia-pretende-apresentar.html
    .
    .
    AI PAPAI ….Hahahahahahahahahhhhahhaahahahhahhahahahhaahh ……

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      😉 😉 *** A MENTIRA DA SEMANA *** 😉 😉
      .
      .
      .

      O URSO ESTÁ QUERENDO ARREBENTAR AS CERCAS ?
      .
      Putin ameaça INVADIR Polônia, Romênia e países bálticos, diz jornal alemão.
      .
      (*) fonte: http://noticia-final.blogspot.com.br/2014/09/o-urso-esta-querendo-arrebentar-as.html
      .
      .
      😉 😉
      .
      O presidente russo Vladimir Putin ameaçou invadir a Polónia, Roménia e os países bálticos numa conversa privada com o presidente ucraniano Petro Poroshenko, diz o The Telegraph. A notícia foi avançada pelo jornal alemão Suddeutsche Zeitung esta quinta-feira e, a ser verdade, é a primeira vez que Putin ameaça invadir países membros da OTAN ou da União Europeia.
      .
      (…) “Se eu quiser, em dois dias tenho tropas russas não só em Kiev, como em Riga [Letónia], Vilnius [Lituânia], Tallin [Estónia], Varsóvia [Polónia] e Bucareste [Roménia]“, disse alegadamente Putin ao presidente ucraniano, segundo o jornal alemão.
      (…)
      .
      .
      .;) 😉
      .
      (…) No início de setembro, Vladimir Putin também disse ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso que, se quisesse, poderia tomar a capital ucraniana em duas semanas, segundo o jornal italiano La Repubblica. Depois de Putin ter ameaçado divulgar a conversa toda, Durão Barroso veio a público lamentar que a conversa privada com o presidente russo tenha sido divulgada de forma “distorcida” e “fora do contexto”.
      (…)
      .
      .;) 😉
      .
      **************************
      .
      Eu não sei de onde Putim tido como um déspota pelos europeus, tira tanta paciência para atura esse chocolateiro e os vassalos do tio Sam…rsrsrsrsr
      .
      Aliás, se fosse com o tio Sam, este já tinha invadido a Ucrânia juntamente com os seus vassalos ( OTAN ) em nome da “democracia” e/ou dos direitos humano; como foi com a Líbia …. 😉
      .
      .
      LEMBREM:
      .

      O Diabo, é o pai da mentira; além de matar,destruir e roubar

      • “tira tanta paciência para atura esse chocolateiro e os vassalos do tio Sam…rsrsrsrsr”

        Acho que o fato da OTAN possuir 3 vezes mais caças, 3 vezes mais submarinos nucleares, 5 vezes mais multiplicadores de força, 10 vezes mais porta-aviões, inúmeras tecnologias mais avançadas, tropas mais bem treinadas, uma rede de logística maior além de muito mais recursos financeiros obriga o Putin a ter muita paciência.

        A única coisa que Rússia pode fazer são ameaças nucleares no resto ela perde em quase tudo. Putin sabe muito que todo o seu poder não se compara com a OTAN.

        Achar que Rússia tem chances contra a OTAN fora do próprio é fantasia e desinformação.

        É só fazer um pouco de pesquisa para ver que em números e eficiência os russos não perto dos europeus e americanos.
        O urso só pode latir…

      • por LUCENA
        .
        .
        Meu filho !!!! ….urso não late, quem late é cachorro ….. não acredito !!!! …. até isso eu tenho que ensinar a você !!!! … como é que você consegui se criar menino …!!!!
        .
        APRENDA !!!! ….. 😀

      • Faça um pouquinho de pesquisa antes de pregar essa bobagem de a Rússia tem chances contra a OTAN.

        Sei que você sofre, mas infelizmente a União soviética acabou e não vai voltar.

        Não tem sentido você perder tempo digitando informações sem saber do que está falando.

  5. C td às perdas q os Russos tenham, ainda é uma força respeitável de subs , tanto convencionais como Nucks. São quase 68 subs, e fora os novos q vão entrar em serviço. Ivan está de parabéns, fazendo o dever de casa c afinco e dedicação. Qto ao BRASIL( o gripen NG, o nova gozação, e real/ uma gozação, vide o pode aéreo sobre o mesmo e fikem revoltadosc n “ortoridades,os ,fazendo lambanças…) vamos falar das Filipinas…SDs. 🙂

  6. Pode ter certeza que essa idiotia é muito bem planejada para nos manter dominados e com pouca voz, como aquele sub da boçalidade Israelense falou com a propriedade de quem conhece e reconhece ela nos seus iguais aqui no país.

  7. Deagol toda vida que bate os dedos no teclado é sofismas por cima de sofismas

    O que adianta a OTAN (uma aliança terrorista de vários países) ter 3x mais caças que a russia (que é um único pais) se a Russia tem poder nuclear pra devastar o mundo?

    Portanto, caro Deagol, com todo respeito, pare de sofismar !!!!!!

    É muita ingenuidade sua achar que se um dia a Russia for entrar em guerra com a OTAN vai ser guerra de barquinhos e avioezinhos ……

    A briga vai ser na base do Topol….

    E nisso, meu caro amigo, eu garanto que o Urso tem poder pra afundar tudo

    No mais, parece que a cada mostra de recuperação russa vc se inquieta… Qual o motivo?

    • Conversa… quem usar topol vai receber o equivalente na cabeça… os russos não são como vcs, esquerdalhas, tolinhos… eles tem massa cinzenta… é o que falta a vcs… eles estão bem, deitados e assim permanecerão… só se meterão com quem se meterem com eles… o problema tá ai…

  8. E eu digo com CAPS LOCK ligado

    A RUSSIA TEM PODER PRA DEVASTAR NÃO SÓ A OTAN…. MAS O PLANETA INTEIRO

    conviva com isso e seja feliz Deagol..,,

    • E daí… só porque vc sabe disso os russos irão pedir sua opinião ???… claro que não… eles não são tolos… estão bem assim, ganhado seus milhõezinhos quietinhos… pra que iriam procurar se matar ???… só na cabecinha de vcs, da esquerda carcomida e atrasada… 🙂

  9. ” Cada um desses mísseis suporta entre seis a dez blocos nucleares HIPERSÔNICOS manobráveis”…entendi bem o escrito?
    Interessante que a Russia continua investindo no aumento de sua dissuasão nuclear e não só isso, na melhoria quanto a eficiência dos seus meios, para enfim ter em sua retaguarda e fronte vetores inigualáveis, e que alcancem o proposito inicial…impor respeito para os doutos e terror para os loucos.

Comentários não permitidos.