Butorfanol era o motor das tropas ucranianas

Butorfanol-espalhado (1)

Por: César Antônio Ferreira – “Ilya Ehrenburg”.

Os arredores da cidade de Ilovaiskaya, hoje, guardam, além do cemitério da outrora 51ª Brigada aeromóvel ucraniana, a história dos combatentes, além de um segredo de polichinelo: o uso indiscriminado de narcóticos pelos soldados enviados pelo governo de Kiev para punir os cidadãos de caráter seccionista da Bacia do Don. É um segredo de polichinelo, pois que é revelado pelas inúmeras ampolas, caixas e seringas, largadas ao léu pelo sítio onde se abrigava a 51ª Brigada aeromóvel.

Os restos do narcótico no local, espalhados em uma quantidade que toma conta de toda a vista, pertencem à droga opiácea Butorfanol, identificada nos pacotes. Conhecida como analgésico destinado ao uso veterinário, principalmente em felinos domésticos, o Butorfanol em humanos possui a característica de remover de forma artificial, sentimentos inibidores humanos, tal como o medo. Percebe-se, portanto, que o seu uso era extenso, como droga de apoio ao combate, e não como analgésico agregado ao suporte médico.

Não é uma novidade em forças combatentes, já na segunda grande guerra as tropas germânicas faziam uso amplo da metafetamina Pervitin. Da invasão da Polônia ao Vietnam, a história militar apresenta um casamento entre os combatentes e as drogas, usadas como estimulantes e repressoras do sono advindo do desgaste físico, ou com fim recreativo nos períodos de pausa, então com nítida função anti-estresse.

No entanto, o que se verifica nos descampados do entorno de Ilovaiskaya é a constatação da necessidade de uma muleta psicológica, por parte dos soldados ucranianos, para darem o devido combate aos seus inimigos novorrussos. Isto é revelador da ausência de um componente motivacional forte o bastante para levar os soldados ucranianos a enfrentarem a morte no front. Neste caso, o uso de uma droga, potente, capaz de suprimir sentimentos inibidores ganha importância primordial. Ademais, o butorfanol é tido como detentor de um efeito viciante menor do que a morfina, ainda que seja considerado mais potente. Também é apontado como uma droga de uso corrente entre os manifestantes do movimento “Euromaidam” (manifestação da Praça Maidan).

Observou-se, também, no sítio onde a 51ª Brigada Aeromóvel se abrigava, uma imensa quantidade de garrafas de bebida alcoólica, algumas delas ainda cheias. O álcool é um potencializador dos efeitos narcóticos do Butorfanol, apesar de ser por si um grande inibidor se sentimentos e sensações. Companheiro de inúmeros exércitos, o álcool quando visto e consumido de forma desregrada em uma formação combatente é um sinal claro de desagregação moral e colapso disciplinar.

Apesar do uso de narcóticos e estimulantes ser uma constante nos conflitos do globo, o seu uso, sabe-se hoje, não é produtivo, pois a constância degrada a capacidade física e psicológica do combatente. A sua indicação, pois, se volta para situações emergenciais, portanto, pontuais, tal como a necessidade de vigilância (supressão do sono). Além da decadência psicológica e física do combatente devido ao uso extenso e continuado das drogas, o soldado ganhará em virtude a dependência química, esta acompanhada dos transtornos mentais clássicos desta dependência, que acarretará quando do seu retorno à sociedade civil, graves problemas sociais, não só para o indivíduo, ex-combatente, como para todos os demais em seu entorno, familiares e amigos.

6 Comentários

  1. Há mt filmes iankss mostrando o uso entre os seus soldados de maconha, ópio e cocaina. Ouso de drogas foi testado em soldados Alemães na II GG e ainda hj. ^N nos causa surpresas às inúmeras bestialidades causadas por soldados e seus chefes, só podendo ser por forças sobre humana, q tem nome: DROGAS inibidoras do Id das potencias primárias da pessoa, levando à mesma a praticar atrocidades q nunca julgou capaz em suas vidas..então, ñ há nada de ficarmos atônitos c o uso das mesmas por forças regulares de certas potencias..é mt perigoso, + é uma realidade, trágico.Sds. 😉

    • Parabéns Ilya, é muito importante citações como essa sua, principalmente para muitos daqueles que criticam a pandemia das drogas sem se dar conta que muitos dos estados ditos combatentes dela são seus propagadores, quando trazem para casa seus cidadãos viciados.
      Os States fazem essa política canhestra, inclusive e sabido e mostrado até nos filmes deles o envolvimento da CIA como parte integrante nas ações do narcotráfico, muitos incautos acreditam que seja apenas ficção, coisa de cineasta louco. rsrsrsrs.

Comentários não permitidos.