PROSUB avança com seção de qualificação

Seção de Qualificação, nas instalações da Nuclep

Itaguaí Construções Navais (ICN) recebe a primeira Seção totalmente produzida no Brasil

Mais um passo importante no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), da Marinha do Brasil, foi realizado. Na primeira semana de setembro, a Itaguaí Construções Navais (ICN), formada pela Odebrecht e pela francesa DCNS, recebeu a Seção de Qualificação – produzida totalmente no País – da Nuclebras Equipamentos Pesados (NUCLEP).

A Seção de Qualificação tem como finalidade possibilitar que engenheiros, técnicos e operários realizem suas atividades em fase de testes, antes de aplicá-las definitivamente nas Seções que serão construídas para compor os submarinos.

De acordo com Pascal Le Roy, presidente da ICN, a Seção de Qualificação é uma das etapas fundamentais para o desenvolvimento do PROSUB. “A Seção de Qualificação foi construída com mão de obra 100% nacional, aplicando os conhecimentos técnicos e tecnológicos recebidos da França pelos profissionais brasileiros, dentro do acordo de transferência tecnológica firmado entre os dois países”, destaca.

A Seção de Qualificação saiu da NUCLEP e foi levada por uma carreta hidráulica até o Main Hall da UFEM (Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas) da ICN. A cerimônia contou com a presença de autoridades da Marinha e de acionistas e diretores das empresas envolvidas.

Sobre o PROSUB

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil, firmado no final de 2008 como parte do Acordo Estratégico Brasil-França, prevê a construção de quatro submarinos convencionais, um submarino de propulsão nuclear, um Estaleiro e uma Base Naval, em Itaguaí (RJ). O acordo prevê ainda que o submarino de propulsão nuclear seja totalmente desenvolvido no País.

O Brasil tem uma costa com cerca de 8.500 km de extensão, ao longo da qual se estendem as Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), totalizando uma área aproximada de 4,5 milhões de km2, a chamada “Amazônia Azul”, que contém riquezas biológicas e minerais ameaçadas pela exploração predatória. Nesta área, estão ainda distribuídas centenas de plataformas para exploração submarina. Mais de 90% do petróleo brasileiro são extraídos do mar. Além disso, aproximadamente 95% do comércio exterior brasileiro ocorrem via marítima. Na costa está concentrada a maioria das capitais estaduais brasileiras, complexos industriais e portos marítimos.

Para defesa deste inestimável patrimônio, a Marinha do Brasil, em decorrência da Estratégia Nacional de Defesa (END), prepara-se para ser uma Força moderna, dispondo de meios compatíveis com a inserção político-estratégica do País no cenário internacional e alinhada aos anseios da sociedade brasileira.

Foto: Seção de Qualificação, nas instalações da NUCLEP

Fonte: CDN Comunicação Corporativa

18 Comentários

  1. o futuro do brasil esta nessa eleição ou continuar na RETOMADA que estamos ou deixar tudo para tras e colocar no lugar pessoas duvidosas que vao destruir todo avanço que tivemos em todas as áreas

    mais um projeto criticado pois foram os franceses que aceitaram a transferência de tecnologia , pois nem a russia nem a china nem os estados unidos quiseram

    e vemos pessoas sem saber disso falando mau dos franceses , o brasil luta com os meios disponíveis para isso
    mesmo com uma imprensa golpista e vendida o brasil avançou e continuara avançado pois o brasileiro não trocara o certo pelo duvidoso !!

    • Para vocês tudo é culpa da mídia? Cara, que dificuldade você petralhas têm para assumir as próprias besteiras! Foi só o Lula dizer que não sabia do Mensalão que se fez história…kkkkk

    • Bem os franceses aceitaram as clausulas do contrato, é bom deixar bem claro que eles não estão nos fazendo um favor,repito estão sendo pagos, muito bem pagos ! nada é de graça !

      Quanto a ficarmos com o pé atrás em relação aos franceses,isso se credita as falcatruas que esses fizeram aos argentinos na Guerra das Malvinas e a nós mesmo na Guerra da lagosta !

      • César,existem produtos que são de acesso restrito,e não basta apenas pagar como se paga por uma maçã no mercado,na época da escolha o MD e a MB sairam pelo mundo tentando comprar a técnologia e a única nação que topou a transferencia ao nível que o brasil desejava foi a frança.

        Almirante de esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld

        Em resposta a questão feita por um telespectador, encaminhada por meio do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o almirante reforçou esclarecimento dado anteriormente, sobre a escolha da França, como parceiro do Brasil. Segundo ele, apenas esse país e a Rússia dispunham à época de tecnologia para construção de submarino com propulsão nuclear (hoje o time integra a China, os Estados Unidos e a Inglaterra). Porém, apenas a França aceitou o compromisso de transferir a tecnologia.

        http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/02/13/primeiro-submarino-nuclear-do-pais-fica-pronto-em-2023-diz-almirante

        César pra finalizar se fossemos seguir essa sua tese de:

        Quanto a ficarmos com o pé atrás em relação aos franceses,isso se credita as falcatruas que esses fizeram aos argentinos na Guerra das Malvinas e a nós mesmo na Guerra da lagosta !

        Estariamos perdidos,pois teriamos que odiar os E.U.A que financiaram uma revolução no Brasil,a Inglaterra que segundo alguns historiadores teve papel de influenciar a guerra do paraguai,os Russos por terem financiado comunas aqui,os E.u.a mais uma vez pois esses tb financiaram good boy americanos tupiniquins,os holandeses por terem invadido se alojado em PE.Aos japoneses que entraram em litigio com o brasil pelo nome da fruta copuaçu….etc.

      • Esse texto do Senado foi escrito de forma errada,o Almirante quis dizer que a França e a Rússia possuem a Técnologia de produção de submarinos convencionais e Nucleares,e estariam dispostos a transferir.

    • Por outro lado vai fazer a felicidade de muitos que sempre contribuíram para apequenar nosso povo, felicidade interna e seus associados externos.

  2. ONU: Brasil reduziu subnutridos pela metade e cumpriu objetivos do milênio

    FOME ZERO-BRASIL

    Acaba de ser publicado no site da ONU.
    “O Programa Fome Zero do Brasil, que colocou a segurança alimentar no centro da agenda do governo, é a base do progresso que levou o país a alcançar o ODM [Objetivos de Desenvolvimento do Milênio]. Os atuais programas destinados a erradicar a pobreza extrema no Brasil baseiam-se na abordagem de articulação entre as políticas para a agricultura familiar com a proteção social de forma inclusiva.”

    O relatório diz que o Brasil, ao alcançar o ODM, reduziu à metade o número de pessoas subnutridas.

    PS: Isso se chama fritar peixe sem tirar o olho do gato.

      • Existem hoje 4,96 milhões empregos já criados no governo Dilma, 20 milhões no governo Lula e no governo Dilma. E nos dois governos Fernando Henrique Cardoso/PSDB somente 5,2 milhões foram criados. Na “Era FHC”, a média anual de crescimento da economia brasileira estacionou em pífios 2%, incapaz de gerar os empregos que o país necessitava para impulsionar o setor produtivo.

        Os recentes dados do CAGED (O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de agosto 2014: foram criados 101.425 empregos formais, “o que mostra que o emprego no Brasil tem se mantido apesar de todas as flutuações”. O cadastro mostrou que 6 dos 8 setores pesquisados cresceram no mês, com destaque para o setor de serviços, que respondeu por 71,8 mil carteiras assinadas.

        Apesar da grande crise mundial, o Brasil, além de continuar gerando empregos, o IBC-Br, Índice de Atividade Econômica do Banco Central e um dos dados oficiais mais respeitados por analistas, apontou crescimento de 1,50% no conjunto da economia brasileira em julho sobre julho.

      • Na realidade, no dia a dia, debaixo do sol, esses números não significam muita coisa… a coitada da dona de casa que vai ao mercado, a padaria, paga escola dos filhos, gasolina do carro, energia, água, telefone etc etc etc observou a muito tempo que seu salário e o do marido não dão mais conta de pagar as contas (até rimou… 🙂 )… então, não adianta o governo desfilar números frios que nada muda na vidas das pessoas que trabalham e produzem e veem seus salários sendo carcomidos pela INFLAÇÃO criada pelo governo para se financiar, pois não consegue diminuir a folha de pagamento e gastar menos… mas quem entende esse processo não é bem quisto pela esquerdopatia que apoia o atual governo… assim sendo, me protejo investindo em ouro e demais aplicações de ganhos a longo prazo, para poder enfrentar o desgaste que é imposto pelo governo ao nosso ganha pão… o Brasil deve estar muito bom… mas somente para alguns que, como no caso LAVA-JATO da PETROBRAS se deram bem em enriquecer a custa do patrimônio da nação brasileira, como fizeram os petistas do governo, seus amigos…

  3. O terceiro ataque

    A segurança de dados nas urnas brasileiras é mínima. Desde que entrou em operação no Brasil, 60 países já enviaram delegações de técnicos e especialistas ao País, com o objetivo de conhecer o dispositivo eletrônico brasileiro e destes apenas quatro aceitaram pegar emprestadas unidades das urnas brasileiras para testar em seus Países de origem: Argentina, México, Equador e Paraguai. Por recomendação da Organização dos Estados Americanos (OEA) estes Estados, levaram as máquinas brasileiras, para testes em suas respectivas pátrias e depois de efetivarem os devidos exames, todos devolveram os artefatos que lhes foram emprestadas pelo Brasil. Nem o Paraguai que é conhecido por ser a terra da falsificação e do contrabando, quis adotar as urnas brasileiras quando em 2006, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro forneceu emprestadas 20.000 urnas ao seu homólogo paraguaio para este testar as mesmas em seu processo eleitoral. Após tanto a primeira bateria de testes, quanto a denúncias da mídia do Paraguai, dois anos depois, em 2008, o TSE paraguaio devolveu ao TSE brasileiro todas as 20.000 urnas e alegou falta de segurança de dados nas máquinas, o que compromete a credibilidade das eleições.
    Eu apenas estou expressando que nem acredito nesse fato divulgado como “acidente” que sinistrou a vida do Eduardo Campos e nem nos números expressos pelas pesquisas que induzem ao cidadão brasileiro a aceitar um possível empate técnico.

    Para mim, eles são dois componentes de uma campanha cuja primeira fase última etapa se dará nessas eleições através de um mega e sutil ataque cibernético ao Sistema Eleitoral brasileiros que desviará votos depositados em branco, nulo e demais candidatos e os injetará na candidata dos interesses externos.

    Nos próximos dez anos a economia brasileira amadurecerá a um ponto de fazer do País um adversário geopolítico dos Estados Unidos tanto na América do Sul, quanto na África e integração com os países vizinhos e com os também com os países, com os quais o Brasil não faz, do subcontinente só irá fortalecer a nova potência regional.
    Olhe as propostas da Marina Silva: Entregar o Pré Sal, dá autonomia ao Banco Central, e preterir tanto o Mercosul ( integração econômica) , quando a Unasul ( integração política).
    · Quando ando pelas ruas não vejo o entusiasmo das pessoas em Marina Silva que a mídia tanto alardeia encontrar em suas pesquisas. A distância entre a realidade e a propagando é muito grande. Isso só cheira a uma coisa: Manipulação.
    Como brasileiro, acredito que seria melhor para todo o País, se essas eleições fossem feitas com as urnas antigas. Para as circunstâncias, são as mais seguras. Mas no passado elas eram frágeis, porque os inimigos eram outros bem mais fracos do que os atuais.

    Cidadãos, prestem mais atenção para o que pode acontecer nas próximas semanas aqui com nós brasileiros, nas eleições presidenciais, pois é possível que uma campanha ciber-eleitoral viole nossas urnas e sutilmente desvie votos de outros candidatos, nulos e brancos para a candidata agente dos interesses do capital externo norte-americano.
    Já escrevi isso a próximos, e repito: Já fomos duas vezes atacados: Primeiro com uma sabotagem para aparentar um fatídico acidente aéreo, visando converter a comoção nacional, em especial a da Região Nordeste (segunda maior região eleitoral do País) em apoio eleitoral para a Vice do finado candidato, que é agente dos interesses externos norte-americanos no Brasil. Segundo, é a atual campanha de guerra psicológica que manipula cinicamente dados e tenta preparar a cabeça do cidadão comum para aceitar o próximo golpe cujo fruto será um artificial e falso empate técnico nas urnas no primeiro turno. E terceiro, que está em andamento, pode ser a operação em larga de ciberguerra que poderá atacar o Sistema Eleitoral Brasileiro, que é demasiadamente frágil e plantar programas capazes de descriptografar os códigos fontes das urnas e em seguida implantar programas que desviarão aas assinaturas digitais dos cidadãos que forem votar em favor do candidato ao qual o cliente dos atacantes solicitarem.

    As urnas brasileiras são tão frágeis que nem o Paraguai que é conhecido por ser a terra do contrabando e da falsificação quis adotar a mesma, após testar a urna brasileira entre 2006 e 2008, quando o TSE brasileiro emprestou 20.000 modelos ao TSE paraguaio.

    As urnas brasileiras foram fabricadas na Califórnia por uma empresa já não existe mais porque faliu, pois só teve o Brasil como cliente. Após testar tais aparelhos, o Governo Americano – este mesmo Governo que fez questão de mostrar ao mundo que dissecou os computadores da Presidência, Petrobras, Ministério das Minas e Energias e que decerto está por trás da sabotagem que matou Eduardo Campos e da atual campanha de manipulação de pesquisas -, rejeitou modelos similares às brasileiras produzidas lá por constatar após vários ataques exitosos que as mesmas são demasiadamente frágeis, e poderá fechar a sua campanha, autorizando um ataque cibernético às nossas urnas para favorecer a implantação de sua agente, e nosso Cavalo de Tróia.

    O Governo Americano reprovou a urna brasileira e os próprios especialistas brasileiros também fizeram o mesmo, pois a urna brasileira só apresenta segurança quando submetida a ataques a partir de sistemas operacionais predeterminado pelo TSE, mas não existe nenhuma resistência contra sistemas caseiros, feitos individualmente.
    ·
    Tudo isso, no País que nos próximos dez anos atingirá a maturidade econômica de uma potência regional e assumirá a adversidade geopolítica aos interesses dos Estados Unidos, integrado econômica ( Mercosul) e politicamente ( Unasul) aos seus vizinhos e com forte influência na África. Isso em um mundo em que este último continente será mais uma vez partilhado, só que dessa vez pelas duas civilizações potências asiáticas, que são a Índia e China, em um evento em que os europeus serão meros expectadores e para não ficarem desprovidos de fontes de recursos naturais para abastecimento econômico e social, voltarão suas cobiças e atenções, sob a chefia dos Estados Unidos da América , para a América do Sul. E o único País deste sub continente com potencial físico, humano e em breve econômico e tecnológico, para criar uma força militar crível, capaz de dissuadir qualquer aventura externa na região, é o Brasil.

    O último Golpe que o Brasil recebeu, foi hard e foi executado com a participação decisiva da cúpula de seu Exército, mas este de agora bem ao contrário do último, é soft e efetivado em três etapas – sabotagem, manipulação midiática e ciberguerra – , de forma socialmente insensível e inexplicável ao cidadão comum.

    A morte de Eduardo Campos e sua equipe é o primeiro étapa dessa incrível campanha de violação da nossa soberania, a qual estamos sofrendo que é subdivida em três partes: Sabotagem, Manipulação de informação e Fraude ciber-eleitoral.

    O objetivo da sabotagem ao avião foi o de iniciar uma nova história com a catástrofe e converter a comoção nacional, em especial a do Nordeste (o segundo maior colégio eleitoral do País), para a Vice do finado presidenciável que é agente dos interesses americanos no Brasil. Após a morte e depois de converter toda a comoção nacional, mas sem a esperada conversão dos eleitores integrantes do colégio eleitoral da Região Nordeste, foi desencadeada a campanha psicossocial de manipulação de informação, que tem por objetivo preparar psicologicamente o cidadão comum, para aceitar o falso empate técnico que será obtido mediante o terceiro ataque que será composto por um conjunto de ataques cibernéticos às urnas brasileiras que desviarão tanto votos nulos e brancos, quanto votos depositados em outros candidatos de forma sutil para a agente dos interesses do cliente dos hackers atacantes.

    Os ataques serão convertidos em duas etapas: A obtenção do empate técnico no primeiro turno, para evitar levantar suspeitas de ciber fraude externa e depois, na vitória técnica do segundo turno, que sagrará a agente dos interesses externos na Presidência do Brasil – O único País com potencial físico, humano e nos próximos dez anos amadurecerá sua economia ao ponto de ter poderio econômico e consequentemente militar, para se assumir como um adversário geopolítico aos interesses dos Estados Unidos na América do Sul e na África.

    Marina Silva é um Cavalo de Tróia. Suas propostas parecem ter sido escritas por mão estrangeiras: Entregar Pré-Sal, dá autonomia ao Banco Central, preterir a integração econômica (Mercosul) e política ( Unasul) do Brasil é loucura total.

    Eu não estou aqui querendo tomar partido em favor desse ou daquele candidato, não. O que me traz aqui para escrever este artigo é o risco à Segurança de todo o povo brasileiro. Pois se Marina Silva vencer, com certeza não o fará por mérito próprio e sim pelos inúmeros artifícios das agências de inteligências americanas.
    Eu estou falando em um mega ataque cibernético ao nosso sistema eleitoral que descriptografará códigos fontes e implantará programas digitais para desviar votos honestos de todos os cidadãos brasileiros em favor de uma candidata que serve aos interesses estrangeiros.
    Se os americanos dissecaram no ano passado os computadores da Presidência da República, do Ministério das Relações Exteriores, e os tidos como invioláveis da Petrobras e do Ministério das Minas e Energia, o que não farão com as urnas fabricadas na Califórnia, em na pátria do atacante e facilmente violadas pelos mesmos em seu território quando foi testada por lá?
    · Isso já aconteceu em Alagoas e em Caxias, no Maranhão, em 2006.
    Se pelo menos as urnas brasileiras fossem de segunda geração, que após a votação, imprimem cédulas com os dados dos votos dos eleitores, que em seguida são pegas pelos mesmos e depositadas em outras urnas físicas, onde ficam lacradas para caso seja necessário, haver uma auditoria, eu ficaria mais tranquilo, mas ciente do contexto em que o País vive de suas fragilidades tecnológicas, de seu invejável potencial físico e valente potencial humano e da maturidade próxima de seu poderio econômico e juntando isso a esses dois atos macabros que foram a sabotagem e são essas campanhas de manipulação de opinião pública através de pesquisas fajutas, eu só tenho a acreditar que o próximo golpe será um ciber ataque maciço e massivo ao sistema eleitoral brasileiro para desviar sutilmente votos legítimos para a agente dos interesses das forças atacantes, e assim sem suspeitas, conseguir o empate técnico meticulosa e artificialmente alardeado pela mídia vendida, para então aplicar o Xeque-Mate e via segundo turno conseguir plantar na Presidência do futuro potencial adversário geopolítico do atacante, uma agente de seus interesses e com tal consolidar o Cavalo de Tróia.

    Se fosse o candidato Aécio Neves, faria sentido, pois é uma pessoa que tem carreira Política. Mas a Marina? A Marina, nunca exerceu nenhuma função executiva, apenas foi senadora de um Estado de população inexpressível no cenário nacional. Não faz sentido, que a maioria das pessoas troquem o conjunto de conquistas tanto do PSDB, quanto do PT, por uma aventura. Eu não vejo esse apoio que a mídia mostra nas ruas, entre os cidadãos comuns.

    É óbvia a cínica manipulação financiada pelo capital estrangeiro, visando criar uma atmosfera propícia a aceitar o próximo golpe, que será o grande ciber ataque eletrônico ao sistema de urnas brasileiro que irá desviar votos tanto de outros candidatos, como brancos e nulos, para a agente dos interesses americanos. Se eu visse que a Marina está sozinha, com fibra e garra, eu acreditaria em uma vitória dela, mas, não: George Soros & Cia e toda a Wall Street estão por trás dela e ainda mais agora que a Presidenta Dilma e os demais chefes dos BRICS (Brasil, Rússia, China e África do Sul), criaram o Banco dos BRICS que quebrará o monopólio das finanças internacionais exercidos pela dupla BID e FMI, controlada pelos Estados Unidos, que na prática é um novo Acordo de Brentton Woods. Com esse Banco, tanto os países em desenvolvimento, quanto os países subdesenvolvidos poderão financiar projetos de infraestrutura para viabilizar os seus desenvolvimento econômicos e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes com suas próprias moedas e não mais ficar dependendo da disposição dólares em suas contas. É porque o brasileiro comum é muito burro e não tem a dimensão da grandeza e do bem que tal organismo internacional nos proporcionará.

    · Por mim, se essas eleições fossem feitas nas urnas antigas, estaria tudo bem.

    Acompanhe abaixo, a anatomia do que está prestes a acontecer com as nossas urnas:https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VnH_ElxR6jY

    • Foi justamente a urna eletrônica que possibilitou a vitória das esquerdas no Brasil.

      Se fosse para ser manipulada pela “direita malvada” PT nunca teria elegido um presidente muito menos se mantido no poder durante três mandatos seguidos.

      Sua argumentação não se sustenta nem por 30 segundos…

      “Eu não estou aqui querendo tomar partido em favor desse ou daquele candidato”

      Seu texto é totalmente dedicado a defender um candidato sem se preocupar e verdade.

      Se as urnas serão alteradas é muito mais provável que isso seja feito pela coligação mentirosa que não quer perder os lucros, os privilégios e o poder adquiridos nos últimos anos.

      “brasileiro comum é muito burro”

      E o povo não é burro, pode ser sim mal informado por todos os governos corruptos e ladrões que sempre dominaram o poder no nosso país (inclusive o PT).

      Só falta dizer que a crise da Petrobrás é uma mentira inventada pela cia e que o mensalão junto com os demais casos de corrupção envolvendo o governo atual são mentiras inventadas pela CIA.

      Por favor, o povo brasileiro não é tão burro como você pensa.

    • Dudu 3 , o aebrio never já era metade do mal já esta dissolvido !!

      no segundo turno a ecoxiita sera desmascarada não se sustenta .a loca quer entregar o pre sal e dessa forma acabar com o programa de submarinos
      não vai fazer usinas nucleares , não vai fazer hidrelétricas , por causa dos peixinhos rs ,
      no final do governo dela vai ter apagão pois não vai investir em nada de energia e não venham me falar da energia do vento pois essa vai ter um custo altíssimo na conta
      o Fernando Henrique que não fez nada e teve o apagão a ecoxiita é um cavalo de troia dos mais pangarés que já fizeram

  4. Por favor leiam esse texto é muito esclarecedor

    Fonte(MB) http://www.mar.mil.br/ctmsp/scorpene.html

    A opção pelo Submarino Classe Scorpène:

    O processo de escolha do Submarino Classe Scorpène foi longo, exaustivo e criterioso, e envolveu reuniões, visitas a países possuidores de submarinos nucleares e de submarinos dessa Classe, além de análises de diversos relatórios e intensas negociações.

    Assim, para se chegar à conclusão sobre o melhor projeto de um submarino convencional que atendesse a Marinha, executou-se uma extensiva pesquisa nos diversos modelos de submarinos disponíveis, junto aos países que os detém, para se conhecer as qualidades e limitações de cada um deles.

    Como qualquer projeto dessa complexidade, é natural que existam vantagens e desvantagens em cada uma das opções examinadas, avaliações que foram consideradas nos citados relatórios e que serviram de base para a escolha.

    Algumas características do projeto do Submarino Scorpène merecem especial destaque. Diferentemente do usual, apesar de tratar-se de um submarino convencional, seu projeto não constitui evolução de uma classe convencional anterior; pelo contrário, seu casco hidrodinâmico é derivado do submarino nuclear “Rubis/Amethyste”, mas mais compacto. Essa classe de submarinos, denominada classe Rubis (foto à direita), tem seis unidades em operação na Marinha Francesa. Além disso, emprega tecnologias usadas nos submarinos nucleares franceses, como o sistema de combate SUBTICS.

    Em decorrência, dentre as vantagens que apresenta, seu projeto destaca-se por facilitar uma rápida transição para o nuclear, haja vista sua forma de casco clássica daquele tipo de submarinos, com hidrodinâmica apropriada para elevados desempenhos em velocidade e manobra.

    À esquerda, pode-se observar a diferença entre um casco tipicamente de nuclear – como o do Scorpène (figura ao lado, acima) – comparado com o de um convencional clássico, um IKL-209 (figura ao lado, abaixo).

    Além das peculiaridades de projeto, o Scorpène tem a vantagem de empregar os mesmos sistemas (sensores, sistema de combate, armamento, sistema de controle da plataforma etc) existentes nos submarinos nucleares franceses. Ajustes de software compatibilizam as diferentes necessidades de desempenho. Do ponto de vista logístico e de atualização tecnológica constitui diferencial respeitável.

    Assim, considerando a necessidade brasileira de abreviar processos, – na verdade, queimar etapas, sem jamais comprometer a segurança –, a escolha do projeto do Scorpène, para servir de base ao desenvolvimento do projeto do nosso submarino de propulsão nuclear, resulta de aprofundados estudos e amadurecido processo de tomada de decisão. No entender da Marinha, essa escolha constitui a opção de menor risco para o êxito da empreitada, de resto, um acalentado sonho da Força Naval há, já, trinta anos.

    Os submarinos serão construídos no Brasil. Nesse caso, o modelo do submarino Classe Scorpène será adaptado por nossos Engenheiros Navais. O índice de nacionalização será bastante elevado, havendo em cada um mais de 36.000 itens, produzidos por mais de 30 empresas brasileiras.

    O acordo com a França, país que possui grande experiência no assunto e tecnologia bastante moderna, visa abreviar as etapas da parte não nuclear do submarino de propulsão nuclear, com a transferência de tecnologias de projeto e construção. Existe também um grande interesse da Marinha em conseguir que empresas francesas transfiram a indústrias nacionais a capacidade de fabricação de importantes equipamentos, que possuem requisitos de desempenho bastante rigorosos, exigidos para a operação em condições extremamente severas, como é o caso de submarinos.

    Esse convênio está em fase final de discussão, mas, ressalta-se que, nos moldes pretendidos pela Marinha, ele prevê a transferência de tecnologia para a construção de submarinos convencionais e para a parte não nuclear do submarino com propulsão nuclear. Como exemplos, podemos mencionar a estrutura do casco resistente, as condições de desempenho hidrodinâmico, os periscópios, sistemas de combate e de comunicações, o teste dos hélices em laboratórios especializados, entre outras áreas.

    Considerando a garantia dada pelo Governo Francês da transferência da tecnologia e as experiências positivas observadas sobre o Submarino da Classe Scorpène, a Marinha não teve dúvida em optar por essa obtenção.

  5. Em tempo: O projeto de submarinos Varshavyanka p águas rasas e tbm oceânicos é uma tecnologia q serve em tm ao BRASIL, n momento q a parceria seria mt úteis à nós c os Russos…poderia navegar até em n rios..Aliás, poderiamos ter uma série de ekipa/ Brasucas p dar + ed > vigilância aos n Rios, em especial pelo ar c dirigiveis, bem ekipados, blindados, bem armados, como se fosse p guerra, ajuda em :transporte de pessoal, civil ou militar , transposte de carga pesadas e sem barreiras p os mesmos. ajuda na guarda das floresta, queimadas,proteção avançada de n oceanos. Dependendo da motorização tem baixo ruído e alta velocidade, paira no ar , pq ainda ñ experimentamos os msm?!?! vide o RJ qdo usou um no policia/, e era pq, c baixo meios de vigilância..ousem, tentem..p ontem.sds. 😀

Comentários não permitidos.