Presidente da Ucrânia propõe autonomia para regiões separatistas

SÃO PAULO  –  O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, propôs nesta segunda-feira conceder três anos de autonomia para determinadas áreas das regiões rebeldes de Donetsk e Lugansk. O projeto de lei foi enviado ao Parlamento ucraniano.

O documento inclui a anistia para os separatistas que não cometeram delitos graves e não estão envolvidos na queda do avião da Malaysia Airlines em Donetsk, em julho, com 298 pessoas a bordo, informaram os meios locais.

Além disso, o presidente convocou eleições locais para 9 de novembro para que essas regiões escolham seus representantes. Poroshenko também se comprometeu a garantir o uso do idioma russo nas regiões, uma das principais demandas dos insurgentes.

Rússia

Os ministros de Relações Exteriores da Rússia, França e Alemanha se reuniram hoje em Paris para discutir a crise na Ucrânia, segundo uma fonte diplomática.

Os ministros estavam reunidos em Paris por ocasião da conferência sobre o combate ao Estado Islâmico (EI).

A Rússia vai honrar todos os acordos com a União Europeia e a Ucrânia, mas tomará “medidas de proteção” se um pacto de associação entre o bloco e o país entrar em vigor, disse o premiê, Dmitri Medvedev, nesta segunda-feira.

A União Europeia e a Ucrânia concordaram nesta sexta-feira (12) em adiar a implementação do seu acordo de livre comércio até o final de 2015, o que seria uma concessão à Rússia.

A crise na Ucrânia esfriou as relações entra Moscou e os países ocidentais. Os aliados de Kiev acusam a Rússia de armar os separatistas do leste da Ucrânia, algo que Moscou nega.

Diante disso, os EUA e a UE ampliaram as sanções ao país na semana passada que afetaram os setores de petróleo e defesa.

“A força da Rússia está sendo testada por sanções impostas pelo Ocidente, e o país tem de reagir de uma forma equilibrada”, disse Medvedev.

“Quando uma série de nossos parceiros, se é que eles podem ser chamados assim, testa a força da Rússia por meio de sanções e todo tipo de ameaças, é importante a sucumbir à tentação das chamadas soluções fáceis e preservar e continuar o desenvolvimento do processo democrático na nossa sociedade, no nosso Estado”, disse.

Mortes

Seis civis morreram em intensos combates nas últimas 24 horas no principal reduto separatista de Donetsk, leste da Ucrânia, anunciou a prefeitura nesta segunda-feira.

“Seis civis morreram durante as hostilidades entre o Exército ucraniano e os insurgentes pró-Rússia”, afirmou o vice-prefeito Kostiantyn Savinov.

Cinco pessoas morreram em bombardeios na área e outra, gravemente ferida, morreu no hospital.

Este é o maior número de civis mortos desde a entrada em vigor do cessar-fogo, em 5 de setembro, entre as tropas ucranianas e os insurgentes pró-Rússia.

Kiev acusou no domingo os insurgentes de ameaça ao processo de paz, com o aumento dos tiros contra posições ucranianas.

(Folhapress)

18 Comentários

  1. “propôs nesta segunda-feira conceder três anos de autonomia para determinadas áreas das regiões rebeldes de Donetsk e Lugansk”

    Depois de me enviarem as cabeças dos meus amigos em caixas… mandava ele enfiar issa proposta!

    “e não estão envolvidos na queda do avião da Malaysia Airlines em Donetsk”… assim DISCRETAMENTE, MAS NÃO MUITO, imputando a culpa pra ver se cola! Muita gente acredita que a Ucrânia derrubou o avião, inclusive EU.

    Agora é TUDO ou NADA… Liberdaaaadddeeeeeeeee!! 🙂

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      Expert do PLA chinês diz: TERCEIRA GUERRA MUNDIAL PODE SAIR EM UM ENFRENTAMENTO ENTRE EUA/RÚSSIA .
      .
      Em um editorial para o Diário do Povo estatal, Professor militar chinês do PLA Han Xudong adverte que Pequim deve preparar-se para uma terceira guerra mundial, que vai surgir de um conflito entre os Estados Unidos e a Rússia sobre a Ucrânia.
      .
      (*) fonte:http://noticia-final.blogspot.com.br/2014/09/expert-do-pla-chines-diz-terceira.html
      .
      .
      (…) O professor passa então a prever: “É provável que haverá uma terceira guerra mundial para lutar pelos direitos do mar”, e que, a fim de a China estar pronta para este novo conflito, Pequim precisa “, desenvolver o seu poder militar com base em uma guerra global “, a fim de evitar tornar-se uma vítima passiva dos acontecimentos.”
      .
      Observando que “os interesses da China no exterior têm sido cada vez mais ameaçados pelos EUA”, Xudong adverte que Pequim “, deve ter uma terceira guerra mundial em mente ao desenvolver as forças militares, especialmente as forças navais e aéreas.”
      .
      Os comentários de Xudong assumiram um significado ainda maior dados relatórios na semana passada que Pequim mudou recentemente 12.000 soldados para a fronteira com a Rússia. (…)
      .
      .
      **********************
      .
      Será que vamos entrar no ano de 2015 soltando fogos …. ? …. quem viver …… verá ….! ……. : I

  2. Ainda na série “Tergiversando com Blue Eyes”, mas que afeta o caso ucraniano por causa da Rússia.

    Deu no site Politico.com: General Martin Dempsey, Chefe do Estado Maior das Forças Armadas dos EUA disse hoje no Senate Armed Services Committee, que vai recomendar a Obama a possibilidade do uso de tropas norte-americanas para combater o EI/ISIL “no solo”. E ele não estava falando daqueles 400 que foram enviados para proteger a cidade de Elbir e os escritórios das empresas petrolíferas. É coisa pesada.

    Alguns senadores fizeram afirmações óbvias, como John McCain que afirmou que a Casa Branca não está compreendendo adequadamente a situação na região, sugerindo que está batendo cabeça. Outro senador saiu-se com uma afirmação ainda melhor: “That training and weapons probably will be used against us at some point in the future,” (Sen. Joe Manchin). Em tradução livre, afirma que o treinamento de terroristas “moderados” (rsrsrs) e fornecimento de ajuda em armas ou dinheiro pode se voltar contra os EUA no futuro.

    Mas o surreal é que Dempsey sugere que quem está criando as condições necessárias para a existência de grupos como EI/ISIL seria a… Síria(!!!!) e que é bom ter parceiros do lado sírio da fronteira (!!!!) para mitigar a ação do governo Sírio na ajuda (!!!!) aos terroristas. Estão falando em coisa de 12.000 tropas!

    Eu não sei quanto a vocês, mas pra mim está parecendo que os EUA estão criando (ou tem ao menos a pretensão de criar) alguma nova movimentação vultosa dentro da Síria que obrigaria a Rússia a, provavelmente, ampliar o volume de suporte que já despende a este país e, ao mesmo tempo, mudar o foco dos principais acontecimentos da Ucrânia para a fronteira com entre Síria e Iraque. Feito isso, criasse uma cortina de fumaça sobre os novos desdobramentos que podem surgir a partir desta pseudo-proposta de autonomia (só rindo…) que Poroschenko divulgou, tirando de foco as análises que se podem concluir desta proposta e dando um pouco mais de tempo ao governo de Kiev fazer a única coisa que sabe: ocultar-se atrás da OTAN.

    Agora me digam pra que serve aquela coalizão de “vontades”?
    Para combater o EI/ISIL é que não é.

    Segue o link para quem quise ler (em inglês).
    http://www.politico.com/story/2014/09/chuck-hagel-isil-war-111002.html?hp=l5

    Abs

      • Ó grande mestre distópico, não se acanhe frente a hercúlea tarefe de ideologizar a necessária morte da ideologia esquerdopata aos insignificantes mortais.

        Atenciosamente,

        Kakaroto

      • Aos insignificantes nada respondemos… por isso admiramos as formigas… elas tentam juntas fazer a diferença… mas no máximo ajudam a fertilizar a terra…

      • Se existe um fã aqui esse fã é VOCÊ, pois já o vi em outros sites (não relacionados à defesa) convocando/recrutando, “pensadores direitêros” para “eliminar” os esquerdopatas do plano brazil!!

        Pois é. Você é fanzasso da turma aqui, sr. Direitêêro mantenedor do ‘status quo’.

        Ah, e mande lembranças pra galera dos fundos abutres da dívida Argentina rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

        😀

  3. por LUCENA
    .
    .
    Uma coisa que de um certo modo está despercebido nesse cenário todo; é a falta de um consenso de unidade entre os Europeus ou seja, Putin é uma peça que demostro para os Europeus, que eles ainda estão longe de serem uma unidade política e econômica.
    .
    O que está em evidente na Europa, é uma falta de liderança que una os europeus em um projeto único.
    .
    O grande problema na Europa é isso, um projeto para o bloco em que não tenha os EUA dando às cartas atrás dos bastidores, usando a Inglaterra ou Bruxelas como pau-mandado dos ianques.
    .
    O que falta na Europa é um Bismarck, um estadista que consiga aglutinar as ideias divergentes em um único objetivo para a CE.
    .
    Deve ser por isso que muitos governantes da Europa odeiem Putin pois este, lembra que na Europa não exista uma liderança a altura para o velho continente.

    • “Uma coisa que de um certo modo está despercebido nesse cenário todo; é a falta de um consenso de unidade entre os Europeus ”

      Muito pelo contrário… acho que todos os envolvidos já perceberam isso! Por um lado querem ser fortes com bloco, principalmente geográfico, depois político-econômico… mas não conseguem se livrar da guerra de egos, não consegue definir se o que os parceiros estão sugerindo é por política interna/externa mesmo, ou simplesmente porque acha que tem o “Falo” maior e mais furo!

      Em volta de tudo isso, vem os EUA tentando aproveitar o CAOS para colocar a SUA “ordem”… ou sugestão/influencia como alguns gostam de dizer, para serem mais sutis!

      E todos os povos que já passaram pelo que o Leste da Ucrânia está passando têm simpatizantes com a causa… afinal, a história destes mesmos países foi semelhante, e em momentos recentes, segundo o calendário histórico!

      Abraço galera!

    • por LUCENA
      .
      .
      “O QUEBRA-CABEÇAS DAS SANÇÕES EUA-UE-RÚSSIA”
      .
      Façam os russos o que fizerem, ninguém nem pensa: a solução é aplicar sanções, sanções e mais sanções. Agora, lá nos vamos outra vez… O mais recente pacote de sanções, do Tesouro dos EUA & União Europeia, ataca bancos, a indústria de energia e a indústria de defesa russos.
      .
      As atuais sanções são mesquinhas. São imundas. Não há eufemismo que mascare o que são as sanções contra a Rússia; são, de fato, uma declaração de guerra econômica.
      .
      .
      (*) fonte:http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/09/pepe-escobar-o-quebra-cabecas-das.html
      .
      .
      (…) O governo Obama, por sua vez, simplesmente não permitirá que a União Europeia ponha-se a importar energia do Irã a partir de, pode-se dizer, amanhã cedo. Mesmo que o acordo nuclear hoje cambaleante venha a ser assinado antes do final de 2014 – e presumivelmente abra o caminho para o fim das sanções contra o Irã. (…)
      .
      .
      (…)A dívida-monstro de Washington já está chegando aos US$ 20 trilhões – e não para de aumentar. Com crise-monstro se aproximando como tsunami vindo do inferno, não surpreende que Washington tenha tido de recorrer à tática diversionista perfeita: o retorno do “império do mal”. É a escola Marvel Comics de política, tuuuuuuuuuuuudo outra vez.
      .
      A Rússia tem enorme reserva de capital estrangeiro – e pode atravessar a tempestade. A Alemanha – principal economia da União Europeia – por sua vez, já começou a sofrer. O crescimento ali já é negativo (-0,2%). O vento histérico das sanções está soprando precisamente nessa direção – desencaminhando ainda mais as economias europeias. E ninguém tem qualquer esperança de que a UE tenha colhões para enfrentar Washington. Não naquela Bruxelas infestada de vassalos. (…)

  4. enquanto os estados unidos foi na ucrania para tacar fogo e levar a a europa para a terceira guerra mundial

    frança Alemanha e russia estão controlando o incêndio e convencendo que não irão para terceira guerra mundial para salvar a ucrania sendo que eles mesmos querem e tem que ser salvos contra o capitalismo genocida que se instalou no mundo capitalismo suicida e genocida !! esse é o capitalismo anglosionista

    no final a população da europa vai fazer igual fez a população latino americana que percebeu que os anglos sionistas são persona non grata , são perigosos pois circulam o globo terrestre promovendo saques e guerras entre irmãos um exemplo é a coreia do norte e do sul

  5. eu sempre disse q seria em setembro q fariam à pax. q dariam > autonomia ao rebeldes, e anistia..o tzar Putin, obteve e conseguiu criar uma zona tampão até a fronteira da Rússia, o tbm ñ quer dizer nada..+ obteve, ie, uma 1ª resistência..E ainda vem + coisda por aí, a falta de gás, o gen.inverno faz coisas..Quem viver verá.sds. 😉

  6. A Ucrânia está num beco sem saída e pelo visto a UE já está percebendo que só ela está perdendo neste conflito inventado!
    É melhor perder um pouco agora do que tudo mais adiante…
    Abraço,

  7. Depois do surgimento do isis e de suas pitorescas praticas exterminadoras de mulheres e crianças ,fica dificil se posicionar contra etnias civilizadas como a russa e chinesa , a europa deveria se preocupar mais com a bomba- relogio interna , a ameaça a sua cultura e a seus nativos deveria ser levada a serio, basta uma simples pergunta : Vcs preferem viver na Russia ou no califado $ o conflito entre russos e ocidente , so beneficia ao satanas !

  8. Ucrânia, Geórgia, Kosovo. Se os iankss e patota insistirem em atakar , por fogo amigo, o Bem assado, a 5ª coluna Russa, os Sérvio, vão fustigar o Kosovo, afinal, ainda tem milhares de Sérvios no Kosovo. Objetivo: ?Desviar às atenções da UE, ie, otan e por tabela, amparado pelos SIM do Tzar Putin, retomar o Kosovo q virou de fato uma antro da máfia albanesa…Então?!?! Duas escaramuças c fforte poder de se espalhar pelo velho continente.C certeza a Alemanha e França vão direcionar seu murros p sanar em especial o conflito no Kosovo..Ficando a Síria nos moldes do Tzar e o BemAssado “ajudando” os criadores dos ISIL/EIL..Tabuleiro da geoplítica mundial c o ex-KGB no comando…espero estar mt errado, afinal, kero e preciso de pax, assim como td os “OUTROS”.Quem viver verá.Sds. 😉

Comentários não permitidos.