Austrália vai enviar tropas e aviões para combater Estado Islâmic

SYDNEY — A Austrália vai começar a enviar tropas e aviões para o emirado de Abu Dhabi nesta semana, tornando-se o primeiro país que apoia por terra a ofensiva dos Estados Unidos contra o Estado Islâmico no Iraque, anunciou nesta segunda-feira a agência local AAP.

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbot, detalhou no domingo que seu país enviará até 600 soldados e dezenas de aviões, entre eles sofisticados caças Super Hornet. O premier reconheceu em declarações à imprensa local que a guerra contra o grupo extremista pode estender por muitos meses.

— Não vou colocar um limite (de tempo) — disse ele, que justificou seu apoio aos EUA devido à presença de australianos no grupo extremista. — Mais uma vez quero enfatizar que estamos falando de um movimento que é não é islâmico e nem um Estado. É um culto mortal que foi introduzido em países como a Austrália.

De acordo com o chefe da Organização de Inteligência e Segurança (Asio) australiana, David Irvine, há entre 60 e 70 cidadãos de seu país lutando ao lado do Estado Islâmico no Iraque e na Síria, com outros cem integrados às redes de apoio logístico.

Nesta segunda-feira, os 30 países presentes na conferência internacional em Paris sobre segurança no Iraque comprometeram-se a apoiar a luta do país contra o Estado Islâmico, utilizando todos os meios necessários, incluindo militar, segundo o que o documento final da reunião. Embora não detalhe o tipo de ajuda, o texto destaca o caráter de urgência na assistência ao governo iraquiano.

Os planos de combater o Estado Islâmico, que ocupou vastos territórios no Iraque e na Síria, ganharam impulso com a decapitação do britânico David Haines no sábado. Ele é terceiro refém do Estado Islâmico executado em menos de um mês, depois dos jornalistas americanos James Foley e Steven Sotloff.

6 Comentários

  1. Amigos é pra isso, se ferrar,ie, matar seus jovens e mutilar os mesmos..Mais alguém tem de fazer o trabalho sujo, antes q o mosntro fique ainda > e + forte…A Árabia Maldita nem se coça, afinal, a maioria da sua população e sunitas…nada de mexer c vespeiro…Quem viver verá.sds. 😉

  2. por LUCENA
    .
    .
    Irã rejeita pedido dos Estados Unidos para lutar contra Estado Islâmico
    .
    (*)fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/37859/ira+rejeita+pedido+dos+estados+unidos+para+lutar+contra+estado+islamico.shtml
    .
    .
    (…) “Os Estados Unidos buscam um pretexto para fazer no Iraque e na Síria o que fizeram com o Paquistão. [Poder] bombardear onde querem sem autorização”. Com essa justificativa, o líder Supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, rechaçou o pedido dos Estados Unidos para cooperar na luta contra o grupo EI (Estado Islâmico), que controla parte dos territórios sírio e iraquiano. (…)

    • por LUCENA
      .
      .
      Mais uma vez, os EUA vai passar por cima da ONU e do CS.
      .
      Afinal, quem respeita a ONU ? …. quem respeita o CS ?
      .
      Se até Israel não respeita a ONU, quem vai respeitar ?

  3. Off topic …

    http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/09/helicopteros-ajudam-apagar-fogo-no-centro-experimental-da-marinha.html

    http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/09/bombeiros-combatem-grande-incendio-em-area-verde-de-ipero.html

    http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/570175/incendio-em-vegetacao-de-aramar-mobiliza-helicopteros-da-marinha

    Há tempos tenho falado sobre a necessidade de aviões anfíbios com capacidade de combate a incêndios em florestas …

    Unidades militares estratégicas e vitais para o Estado Brasileiro estão cercadas de mata e essa mata incendeia-se de forma natural ou não (?).

    Que sirva de exemplo acontecimento recente …

    Enxerga e age.

    ABS.

  4. Os EUA bombardeiam quem bem quisererm ao redor do mundo, desde que não seja, é claro, uma potência nuclear. Não faltarão vassalos para apoiarem e / ou legitimarem suas ações, emprestando a cada ataque dos EUA um caráter de coalizão. Acordos secretos são para isso. O que cada um desses países “apoiadores” não imagina, é claro, que pode ser a próxima vítima. Alimentam o próprio monstro que haverá de os aniquilar um dia. Se os EUA realmente quisessem acabar com o que chamam terrorismo, deveriam fazê-lo não através do canhão – que só faz cultivar mais e mais ódio contra eles – mas por meio de uma política externa menos egoísta e predatória.

  5. australia é um braço dos estados unidos Inglaterra canada.

    esses sim são aliados entre eles o resto que acha que sao aliados dele são vassalos enrustidos e mascarados que na realidade vivem com MEDO até da sombra , ou de uma criança vendendo bala no sinal !!

Comentários não permitidos.