Moscou se irrita com manobras da OTAN no oeste da Ucrânia

Soldados de países da Otan iniciam na segunda-feira manobra no oeste ucraniano. Moscou considera a operação uma ameaça à trégua acordada em Minsk. Ucrânia quer usar drones para controlar cumprimento de cessar-fogo.

O primeiro-ministro ucraniano, Arseniy Yatsenyuk, que se esforça por uma adesão de seu país à Otan, declarou que, apesar do cessar-fogo, a Ucrânia continua em guerra com a Rússia. Nesse contexto, Moscou seria o “agressor”. O premiê afirmou, também, que o presidente russo, Vladimir Putin, não quer conquistar somente Donetsk e Lugansk, mas também toda a Ucrânia.

“Nessa situação, somente a Otan pode nos proteger”, disse Yatsenyuk em conferência com parlamentares e empresários da Ucrânia e União Europeia.

Drones para monitorar cessar-fogo

Enquanto isso, o presidente ucraniano, Petro Peroshenko, aprovou a utilização de drones na zona de conflito, informou o seu gabinete em Kiev, após um telefonema do chefe de Estado com o presidente da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Didier Burkhalter, neste sábado.

Por conseguinte, Burkhalter afirmou que a OSCE vai, em breve, empregar aeronaves não tripuladas. Poroshenko e o chefe da OSCE conversaram, além disso, sobre um aumento do número de equipes de observadores no leste ucraniano.

Já há uma semana, o cessar-fogo vem sendo violado maciçamente na região de Donetsk. Neste domingo (14/09), o governo ucraniano acusou os separatistas pró-russos de desrespeitar o cessar-fogo no leste do país e comprometer o processo de paz. “Os ataques terroristas ameaçam a implantação do plano de paz do presidente ucraniano”, disse o porta-voz militar Volodymyr Poliovy.

Neste fim de semana, foram relatados novos combates em torno do estratégico aeroporto de Donetsk. Segundo repórteres da agência de notícias AFP, houve disparos de artilharia. Moradores reportaram o bombardeio de três bairros de Donetsk. Também em vilarejos vizinhos, o cessar-fogo foi interrompido por ruídos de combates.

CA/dpa/afp/rtr

Fonte: DW.DE

 

10 Comentários

  1. É interessante como agora isso não se configura invasão, é amizade, apoio, prova de amor, etc, etc, etc…
    A Russia tem que se manter em seu território senão é considerado invasão, mesmo se for para atender a amizade que nutre por muitos cidadãos ucranianos que lutam contra seu governos construído sob a base da ilegalidade. Esses caras são muito hipocritas.

  2. por LUCENA
    .
    .
    Quando eu vejo a OTAN em solo Ucaniâno, não sei por que más….me lembro da Retirada de Dunquerque … rrssrsr
    .
    O quê tinha de carros,armas,botas,roupas e a vergonha espalhados pelo chão … Hahahahah … nunca os britânicos usaram as suas pernas como foram naquelas praias de Dunquerque … hahahah..

      • De maneira alguma, quem venceu os alemães foram os russos…SE tivéssemos que agradecer a alguém por “não falarmos alemão” hoje, este alguém seriam os russos!

      • por LUCENA
        .
        .
        Sr.Jakson de Almeida,
        .
        Muita gente acha piamente que os nazistas perderam a guerra más, estão enganado pois, quem perdeu a guerra foi Hitler e não o nazismo.
        .
        Caso fosse o nazismo que tivesse perdido a guerra, não tinha muito nazista na Europa e nem nos EUA.
        .
        Os simpatizantes da nazismo se fundiu na mente da aristocracias européia e na americana; Herry Ford, os clãs dos Kennedys e até a casa real britânica tem nazistas, até o esposo da rainha da Inglaterra vem de uma família aristocrática alemã que apoio fervorosamente os nazistas.
        .
        Se Alemanha nazista estivesse ganhado aquela guerra,o mundo não estaria falando alemão que para mim não é um mal e nem um bem,ou seja, isso não é problema afinal, com os sionistas( o poder dos anglos-saxões) que querem tomar do mundo pela força e mentira,ainda não conseguiram foçar o mundo todo para falarem inglês através da sua cultura pop e dos filmes holiwoodianos … rsrsrsr
        .
        Os americanófilo deveriam agradecer aos cientistas nazistas pela tecnologia militar que os americanos copiaram deles os alemães pois, muitos nazistas cientistas foram prestar os seus serviços para as forças armadas americanas que até antes, só sabiam matar índios apaches .. Hahahahah
        .
        Na 1° GM, foram no finalzinho dela pois toda a Europa arrasada e os exércitos alemão,francês e britânicos estavam exaustos, a força aérea americana ( lafaet ), composta na sua maioria de aviões franceses,era a diversão dos pilotos alemães … Hahahahah
        .
        Se Alemanha nazista tivesse ganhado a guerra com certeza o reto do mundo seria igualzinho a Faixa de Gaza,o Iraque, Líbia,Afeganistão, a Síria e agora a Ucrânia …Rsrsrsr
        .
        Aqui no Brasil, embora a elite coxinha que adora e defende caninamente os EUA em território brasileiro, ainda não conseguiram proibir o português para que o inglês seja a língua oficial do Brasil más uma coisa é certa, se Alemanha nazista estivesse ganhado a guerra, coitado dos nordestinos,dos negros e dos índios. .. 😉
        .
        .
        .
        Por é o que sempre digo aqui; o sionismo está para o século XXI assim como foi o nazismo para o século XX

  3. Putin além de estadista, deveria ser canonizado… vai ter paciência assim no Inferno, rapaz!

    Ainda bem que o Brasil é do outro lado do planeta… quando ele chutar o pau da barraca, vai voar caco de gente pra tudo que é lado!

    Por outro lado… ô planetinha pequeno… vai respingar por aqui! 🙁

Comentários não permitidos.