Estados Unidos começam a enviar soldados para o Iraque

Os militares designados para a função começarão a chegar ao Iraque nos próximos dias

O Pentágono informou, que vai enviar 475 assessores (conselheiros) militares para o Iraque a partir deste fim de semana. O objetivo é assessorar o Exército iraquiano e coordenar operações com drones (aviões não tripulados), na missão de destruir a milícia extremista mulçumana, autodenominada Estado Islâmico (EI). A informação foi divulgada pelo porta-voz do Departamento de Defesa, John Kirby.

Segundo ele, os militares designados para a função começarão a chegar ao Iraque nos próximos dias e estarão concentrados principalmente na cidade de Erbil, no Curdistão iraquiano, e na capital, Bagdá. Os assessores vão se juntar a 289 militares norte-americanos que já estão no Iraque, trabalhando com o Exército local.

A estratégia anunciada por Obama na última quarta-feira  para combater a milícia que atua na Síria e no Norte do Iraque não inclui o envio de tropas norte-americanas para combates terrestres nos territórios sírio e iraquiano.

Parte do plano anunciado por Obama estabelece, no entanto, o envio dos chamados conselheiros militares para assessoramento do Exército iraquiano e para comandar os bombardeios aéreos. Outra iniciativa seria o treinamento e financiamento dos rebeldes na Síria, que atuariam como contraponto ao EI. Essa proposta ainda está sob análise do Congresso norte-americano.

A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) divulgou uma estimativa de que a milícia teria entre 20 mil e 31,5 mil combatentes. Anteriormente, levantamento divulgado pelo mesmo serviço de inteligência falava em 10 mil homens.

– A avaliação da CIA indica que o Estado Islâmico tenha entre 20 mil e 31.500 combatentes no Iraque e na Síria, de acordo com informações fornecidas por várias fontes entre maio e agosto – disse o porta-voz dos Serviços de Informações dos Estados Unidos, Ryan Trapani.

Estado Islâmico

Os terroristas do “Estado Islâmico” (EI) contam com cerca de 20 a 31,5 mil combatentes no Iraque e na Síria, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira pela Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA). O número é muito maior do que as estimativas anteriores, que apontavam para aproximadamente 10 mil militantes do grupo na região.

Número é três vezes maior do que o estimado anteriormente e inclui milhares de estrangeiros

A CIA acredita que haja 15 mil combatentes estrangeiros somente na Síria, incluindo 2 mil originários do Ocidente. A avaliação foi feita com base numa nova análise de relatórios do órgão referentes ao período de maio a agosto deste ano.

– Esse total reflete um aumento no número de membros por causa do forte recrutamento desde junho, após sucessos e maior atividade no campo de batalha e a proclamação de um califado – disse em comunicado o porta-voz da Cia Ryan Trapani.

Autoridades americanas têm manifestado preocupação com a presença de militantes de outros países entre os radicais sunitas, sobretudo em relação àqueles que possuem passaportes ocidentais. Isso possibilitaria que eles retornassem dos campos de batalha com o objetivo de conduzir ataques terroristas na Europa e nos Estados Unidos.

A revelação da CIA foi feita no dia do 13º aniversário dos ataques do 11 de Setembro e poucas horas depois do presidente Barack Obama ter anunciado a ampliação da ofensiva americana contra os jihadistas, incluindo ataques aéreos à Síria.

Na guerra contra o terror, aumenta em Washington a esperança de contar com o apoio da Europa para os ataques aéreos. Um porta-voz do premiê britânico, David Cameron, disse que o Reino Unido não descarta uma intervenção na Síria. A França também se manifestou disposta a colaborar com ataques aéreos no Iraque “se necessário”, segundo o Ministro do Exterior francês, Laurent Fabius.

A Alemanha, por outro lado, não pretende se envolver. “Não fomos sequer solicitados para tal e nem o faremos”, disse o Ministro do Exterior alemão, Frank-Walter Steinmeier. Ele diz preferir apostar numa “estratégia política” para conter os extremistas, fazendo referência ao envio de armas da Alemanha para ajudar os curdos a se defenderem do EI no norte do Iraque.

Enquanto isso, dez países árabes comprometeram-se a colaborar com o Ocidente: Arábia Saudita, Iraque, Bahrein, Egito, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Catar e Emirados Árabes Unidos. Reunidos nesta quinta-feira numa conferência antiterrorismo em Jidá, na Arábia Saudita, eles se comprometeram a conter o fluxo de combatentes e o financiamento dos jihadistas e, caso necessário, se juntar a uma intervenção militar.

Fonte: Correio do Brasil

14 Comentários

  1. Esses serão os instrutores, estão mt assustados p enviar soldados , infantaria, p o combate de limpeza do território, o famoso pés no chão…Os Persas estão ávidos p obter ganhos e em troca fazem esse trabalho sujo, de matar sua criatura…P Ontem.Sds. 😉

    • Para que se estabeleca a NEW WOLRD ORDEN ,

      o sistema velho economico tem que ser quebrado

      e o Unico jeito e pela terceira Guerra Mundial previsionada por Henry
      Kissinger no recente Livro publicado nessa semana,

      Grupos terroristas sao patrocinados pelos Saudis tendo a bencao Yank por tras. t

      tudo em prol da tao sonhada NEW WORLD ORDEN pelos Yanks e pelo Vaticano

      Um so Governo

      Uma So Religiao

      Setembro onze a grande farsa e quase passo dispercebida 🙂

      exclusao da Siria e Iran , pode levar aos preludios da Terceira Guerra Mundial.

      Procure saber mais sobre a NEW WORLD ORDEN

      • Vaticano ???!!!… aquela potência bélica e política ???!!!… como eu nunca pensei nisso ???!!!… 🙂

      • Meu Caro Blue Eyyyyessssssssssssss

        E verdade parece tao inocente mente pensar que o Vaticano poderia estar nesse Game tbm

        .
        Mais se vc tiver um tempo procure se informa

        sobre o Proposito da Compania de Jesus. Mais

        conhecida como Jesuitas ,eles sao quem

        controlao o Vatican e eles tem grandes sonhos

        para NEW WORLD ORDEN

        Esse video conta um POUCO do Show da

        compania de Jesus nos Bakstage do Historia

        Mundial , veja video pesquise e faca sua opiniao sobre .

        quanto os demais videos desse saite nao

        recomendo pois nao os vi todos ,

        Mais esse do link e e um bom comeco para

        quem nao sabe nada sobre

        https://www.youtube.com/watch?v=ypRb8Z3dMRs

  2. por LUCENA
    .
    .
    Pentágono recruta sub-contratados para lutar contra o Emirado Islâmico
    .
    (*) fonte: http://www.voltairenet.org/article185293.html
    .
    .
    De acordo com o Stars and Stripes (Estrelas e Riscas-ndT), jornal interno das Forças Armadas dos EUA, o Comando de Contratos do Exército dos E.U. recruta, actualmente, sub-contratados para intervir no terreno, durante um ano no Iraque.

    O jornal sublinha que a administração Obama não quer colocar um grande numero de tropas regulares para lutar contra o Emirado Islâmico e encara sub-contratar uma parte das sua actuação.

    Ele precisa que as missões confiadas a esses sub-contratados serão todas voltadas para a reconciliação entre árabes e curdos, xiitas e sunitas, o que constitui uma mudança da táctica norte-americana neste país. Em 2005, Washington tinha feito aprovar uma Constituição dividindo o país em regiões e em comunidades.

    O recurso massivo aos sub-contratados foi uma iniciativa de Donald Rumsfeld, no início dos anos 2000, que entendia privatizar os exércitos. Isto foi progressivamente diminuído após o seu fracasso militar no Iraque.
    .
    ***************
    .
    O Iraque graças aos EUA virou um paraíso dos mercenários, a vaca-sagrada dos americanófilos; está “somalizando” o Iraque.

      • Lucena… tente virar o espelho para outro lado só pra ver o que acontece… talvez vc consiga ver alguma coisa a mais que suas contradições… 🙂

    • LEMBREM-SE: As 54 milhões de pessoas mortas na II guerra mundial não são menos importantes que os 6 milhões de judeus (religião) mortos. Elas também merecem contar sua história e devem ser incluídas no tão propagado termo holocausto. 😉

      • Filhinho… vc é esquerdista e não sabe que 99% dos bolcheviques que implementaram a força a revolução comunista russa em 1917 eram… JUDEUS !!!???… viu o que dá tomar partido sem saber das coisas ???…

    • Se Putin dormir, vao passar fogo no Assad. este e o objetivo. O unico objetivo dessa propaganda. o ISIS trabalha para a CIA Derrubar Assad e a meta.. .

  3. A melhor forma de combater esses guerrilheiros são drones e, Super-Tucano e aeronaves do porte do A/C-130 (sugiro a EMBARAER que estude uma versão de ataque do Kc-390 para uso interno e exportação ) acompanhado de um forte serviço de inteligência para selecionar alvos chaves e elimina-los.Um bom exemplo é o que Israel fez recentemente, eliminando alvos chave do inimigo forçando -lhe a pedir trégua para recompor as perdas.
    Só que com o EI não pode ter conversa.

    • A melhor forma de combater esses guerrilheiros e abolir a CIA e mandarem seu pessoal para cadeia. Mandar os Bushes, Clintons e Obamas para o Tribunal de Hague como criminosos de guerra.

Comentários não permitidos.