Brasil busca mais Black Hawk

Roberto Valadares Caiafa
10/9/2014

O governo dos Estados Unidos da América, através de notificação da Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (Defense Security Cooperation Agency ) do Departamento de Defesa, tornou pública a intenção do governo do Brasil em adquirir três helicópteros militares UH-60M Black Hawk, incluindo aí oito motores T-700-GE-701C (dois reservas), 12 metralhadoras M-134 7.62mm, oito EGPS/INS H765GU (Embedded Global Positioning System/Inertial Navigation Systems), partes e peças de reposição, ferramentas e equipamento de apoio, admin/publicações técnicas, equipamento de treinamento e qualificação de pessoal técnico, serviços de engenharia e suporte técnico do fabricante, entre outros componentes e ítens de um pacote logístico. Esse contrato, quando efetivado, terá um custo estimado de US$ 145 milhões.

Um H-60L Black Hawk da Força Aérea Brasileira (Imagens: Roberto Caiafa)

O número de metralhadoras requisitadas (12), indica que mais aeronaves UH-60L/M do inventário da Força Aérea Brasileira receberão esse tipo de armamento, essencial para a proteção das aeronaves durante missões C-SAR de combate, uma das principais tarefas dos Black Hawk da FAB (considerando-se que essa compra visa incrementar a dotação desse tipo de helicóptero na Força Aérea). O Exército Brasileiro também utiliza o modelo na Amazônia, (quatro exemplares) baseados no 4º BAVEx em Manaus (Amazonas), mas de um modelo mais antigo do tipo.

Contratos serão assinados entre o governo brasileiro e a Sikorsky Aircraft (United Technologies), General Electric Engines e Dillon Aero Systems, e estes incluirão três anos de suporte de campo, treinamento de mecânicos e de pessoal técnico de manutenção.

Fonte: Tecnologia&Defesa

42 Comentários

    • Bastava estancar a sangria dos cofres da PETROBRAS PARTICIPAÇÕES PARTIDÁRIAS S/A, mais conhecida como PROPINODUTO S/A, pelo governo e seus “chegados”, que dava para comprar aos milhares…

  1. Essas unidades devem ser entregues ao EB …..a um tempo atrás o proprio EB fez esse pedido … ao q parece foi aprovado …. contrato de 3 helis via FMS e saiu por 145 mi de doletas…..ha quem propague por ai q um UH-60 custa apenas 25/30 mi …q coisa em 🙂 ….. ta ok ….precisamos de mais …. quanto ao CH-47 sera q sai tb ??

    • Bruno alem do preço do heli também esta incluído peças sobressalentes, armas, treinamento ,assistência técnica e outros itens.

      • Mesmo assim ta mt caro …. esse preço seria ”justo” se incluísse a modernização dos outros 4 UH-60 do exercito pra um padrão similar …

      • pros EUA .. um f-16 sai a 35 mi… um SH sai a 40 mi … f-15 entre 60 a 70 mi … e assim vai ..a mesma lógica de preço n se aplica ao mercado externo ….. a FAB acho q pagou 40 mi / cada UH-60 básico do básico ….

  2. Essas unidades vão sair mais caras q o próprio EC-725 ..q serão top de linha completinhos …. ou isso aki seria uma ”miragem”’ ??
    http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2014/04/EC-725-Caracal-da-FAB.jpg …… e so um exemplo .. fica difícil n comparar … q pelo menos esses UH-60 venham com FLIR , tanques subalares e aviônica digital … .. n custa nada lembrar q esse preço ( 145 MI de ”Obamis”’ ) e via SMS
    OBS: 350MI por 12 MI-35 .. absurdo … coisa de comunista .. lula ta levando o dele .. etc etc etc
    1.6bi de EUROS = 50 EC-725 .completos (CSAR /ASuW/ASW… ). q voa mais longe … mais rapido .. suporta maior peso…etc com transferência de TT .. montagem e fabricação em solo brasuca ..etc etc ..nem preciso repetir o q falam por ai né….
    O tempo e o senhor da razão mesmo em … ótima aquisição e n ficaria surpreso se mais unidade fossem anunciadas pelo EB (+8 a pinga gotas … mas de grão em grão … 🙂 ) …. ha tb a possibilidade do Estado do RJ adquirir unidade do tipo .. UH-60 (2 unidade ate as Olimpíadas )

    • Pois é né…
      Tantas críticas ao caríssimo EC-725, que aqui aportou com ToT, mas a compra de prateleira do igualmente caro Blackhawk é recepcionada com efusivos sorrisos.
      Onde está coerência?
      Ora, ora, não a peça de quem não a tem…

      Em tempo: jamais emiti uma crítica ao helicóptero da Sikorsky, afinal, a leviandade não encontra morada em minha alma.

      😉

      • Criticas ao EC-725 … MI-35 … e outros meios … tem uma razão simples … ideologia barata …ideologia essa q infesta um certa força… exemplo mais claro disso e o KC767 ainda a ser convertido .. detalhe importante … ao menos a 1 unidade ( de 3 ) .. tem 20 anos de uso !! …. sucatão 2.0 ..deixamos de pegar um A330 MMRT ( sendo 2 de pronta entrega … e com financiamento pra 5 anos ) pra ”isso” …. ta tudo normal

      • O BlackHawk vem completão, inclusive com Minigun. A Kombi vem pelada.

        O BlackHawk vem voando dos EUA. A Kombi vem desmontada e é aparafusada aqui…..

      • Oração do BlackHawk, diretamente da Trilogia onde você tem medo de comentar Ilya:

        “Sikorsky nosso que está no céus, aplaudido seja a tua chegada, venha a nós no nosso reino, sejam feitas todas missões com 100% de disponibilidade, tanto nos pampas quanto na amazônia, o BH nosso de cada dia que cumpre a missão hoje, não vos deixeis cair em tantação, livrai-nos de todas os micos, Kombis e outras mentiras, pois teu é destino, voar, transportar e combater. Amém!”

  3. Isso já é ser cara de pau de mais! O BH sair mais caro que o EC-725 e os que criticaram o preço do helicóptero francês não falam nada de valores agora?! (e olha que o EC-725 é mais capaz e tem transferência de parte da tecnologia)

    É por isso mesmo que ninguém de bom senso leva essa gente a serio, agente tenta aceitar simplesmente por boa educação, mas na realidade sabemos que essas pessoas não são serias.

      • “Não dá para comparar, amigo…” afinal business is business e direita é direita e direitêro é beleçakapiãããão….

      • Uma Kombi com um Fusca, não são tão diferentes…

        A vantagem da “Kombi” é que ela é maior que o “Fusca”, mas de resto são muito parecidos.
        E seja como for, o que to criticando não é o desempenho do BH, e sim a incoerência de se criticar o valor de um e não falar nada do outro, esse é o foco da minha observação.

    • Zoeiras à parte Carl, o BH e o Caracal são de categorias deferentes. Mas na sua categoria o BH é o benchmark. Na dele, o Caracal não é

  4. To vendo que vou ter que fazer o papel do chato aqui de novo,e eu que sou um cara tão legal com a vizinhança ( :/ não sou não, quero que este bando de escutador de Funk vão pra PQP)
    O heli e meravilhoso, provado e reprovado em combate. Agora, uma frescura danada para comprar 3, que vão se unir a 4, para patrulhar nosso território Amazonico, onde cabem mais da metade da Europa todinha. A não ser pelo fator doutrina, isto e ridiculo.

  5. Ok, um bom helicoptero, mas 135 milhões de dólares é um absurdo a ser pago por três helicopteros e alguns equipamentos auxiliares, isso é quase o preço de um caça F-16! vão vir com hélices de ouro e estrutura de prata?! o que está havendo que nosso governo tem comprado equipamentos superfaturados dos EUA?nada contra os equipamentos deles, são bons, mas nosso país está pagando um absurdo pra adquirir equipamentos deles, primeiro os Harpoon com preço de Tomahawk e agors essa?! meu dinheiro não é capim, o governo tem que auditar essa compra e descobrir o porque de valores tão absurdos ( isso seria num Brasil ideal, no Brasil real sei que tem uns irmãos and Brothers tirando um por fora).

  6. Pessoal,

    Para falarmos em valores diretamente, entendo que precisaríamos saber o que exatamente foi pedido junto com os helicópteros ( nível do treinamento, quantidade de sobressalentes, quais as características das variantes pedidas, enfim )… Mas a princípio, não acredito que haja nada de errado mesmo…

    Primeiramente, o UH-60M é uma variante avançada do UH-60L ( já usado no Brasil ). Natural que os valores sejam outros ( e maiores… ). E uma outra justificativa pode ser encontrada nos moldes de aquisição que o Brasil vem praticando ultimamente, que exigem capacidade de manter o equipamento com o máximo de independência possível. Não se espera que isso saia barato, pois deve-se adestrar mantenedores ( para se proporcionar manutenção em todos os níveis, se possível ), além de farto estoque de peças e ferramental de todo o tipo…

    É praticamente certo que tudo isso pode chegar a um preço equivalente ao de uma aeronave…

    Peguem por exemplo o contrato com os Mirage 2000C. Foram 80 milhões de euros pelos doze aparelhos ( lembrando que foram adquiridos exemplares direto dos esquadrões franceses, já usados ), dos quais aproximadamente 20 milhões foram com suporte técnico. Ou seja, considerando que os Mirage saíram na verdade por 60 milhões ( 5 milhões por caça ), pagou-se o equivalente a quatro caças para se manter doze voando…! E, até onde sei ( os amigos podem me corrigir se eu estiver enganado ), foi apenas um contrato de manutenção “simples”, com treinamento, manuais e ferramental apenas para fazer manutenção no Brasil nos primeiros níveis, com as peças sendo enviadas da França… Imaginem, portanto, se fosse para manter a aeronave a nível parque ( com capacidade para se fazer os IRAN no Brasil )… Seria o preço de um Mirage 2000-5 novo ou até mais…

    Outro exemplo é a aquisição de Super Hornet pelos australianos, que rendeu, salvo engano, mais de 180 milhões de dólares por caça; lembrando que o custo flyaway do F-18E/F é hoje cerca de 70 milhões de dólares… Tudo isso num contrato que englobou adições de capacidades…

    Em suma, depende muito do que se quer. E dependendo do que se queira, fica caro mesmo…

    Por fim, não se deve ter a ilusão de que só porque é um helicóptero, ele tem que custar menos que um caça… Muita coisa depende da tecnologia agregada. Um helicóptero hoje se trata de uma máquina complexa, com dispositivos verdadeiramente caros. Na real, não creio que o custo flyaway de uma máquina como o UH-60 ( na versão básica mesmo ) seja inferior a 25 milhões hoje; e essa versão a ser adquirida pelo Brasil, UH-60M, certamente é mais cara… Junte a isso os outros pormenores que acompanham a máquina para se descobrir que esses valores da compra brasileira não distam da realidade.

    • Nada contra o UH-.60M esse modelo n precisa provar nada em termos de qualidade ou serviços prestados .. e um projeto mais q ”maduro” em termos de desempenho . mais os nossos serão ”capados” ( ainda e ser esclarecido ) … ele vai ter uma motorização similar ao Modelo ”L” adotado pela FAB tudo pela padronização (n faço ideia do q isso vai dar em termos de versão original ”M” x essa a ser comprada …)… ou seja .. algo ja conhecido (http://www.janes.com/article/42923/us-approves-uh-60m-black-hawk-sale-to-brazil)… q n justifica o preço final … agora se nesse pacote incluir a modernização dos os 4 UH-60 do EB ai ta justo ate d+…. enquanto isso n se confirma .. esse caso e prova do ”Roubo” (ironia ”on”) q foram os EC-725 … impossível n fazer tal comparação
      quanto a ”pocote” x preço unitário …pros EUA um f-16 sai a 35 mi… um SH sai a 40/50 mi (70 mi e o EA-18G Growler ) … f-15 entre 60 a 70 mi … e assim vai ..a mesma lógica de preço n se aplica ao mercado externo .. o gov de la investe pesado na pesquisa e desenvolvimento e esse e o retorno ..o preço final pra ”ele” ”fiador ” do projeto ….. outro exemplo e a FAB acho q pagou 40 mi / cada UH-60L básico do básico …

  7. Pois…
    O amado helicóptero vem em compra de prateleira, mais caro que o odiadíssimo EC-725, que por aqui aporta com ToT e geração de empregos…

    Sorrisos efusivos ao equipamento yankee, críticas odiosas ao equipamento gaulês…
    Motivo outro que a viralatisse contumaz, não há.

    E o pior é que seremos os únicos operadores do mundo de uma última versão, equipada com o motor da versão anterior… Sim, meus caros, nossos UH-60M, virão com o motor da versão “L”… Coisas do Brasil, coisas da FAB…

    • Deixa eu ver por que motivo eu festejo tanto a magnífica máquina da Sikorsky:

      – O Black Hawk possui praticamente 100% de disponibilidade;
      – Vem completo de fábrica, inclusive com minigun;
      – Vem voando, e não encaixotado para montado em CKD por aqui;
      – A transmissão funciona sobre terra e sobre o mar;
      – A comprar é de prateleira,mas a ToT não é da matriz para a filial;

      A comparação entre os aparelhos é até injusta pois ocupam categorias diferentes. Contudo, tem quem force essa barra apenas para fazer proselitismo político-ideológico-partidário. Como diria Lênin “Que fazer?”

      • A doença da desinformação, como sempre da parte de quem a pratica: Tireless.

        A disponibilidade dos Blackhawks é de 60%.
        Nem sempre a opção de entrega se deu por translado.
        O EC-725 possui versão anti-superfície, naval, com Exocet integrado (em processo), além de outras versões, inclusive C-SAR.
        O EC-725 possui várias peças usinadas no Brasil, incluindo peças em titânio, de empresas contratadas pela Helibrás, que não possuem o seu controle acionário entregue a gigante francesa.
        O EC-725 conta com blindagem de piso, desenvolvida pelo grupo Inbra. Mais um exemplo do desenvolvimento da cadeia produtiva advinda da internalização da produção deste aparelho.

        Não venha dizer, ou falar de diferentes categorias. A críitca é dirigida a pessoas como você, que ficam a falar besteiras em colunas de comentários, dirigindo ofensas contra os produtos de origem russa e francesa, enquanto enaltecem qualquer coisa com a bandeira de Israel e dos EUA. Pois… Os UH60M aqui chegarão mais caros que os EC-725, em compra de prateleira e com motores da versão anterior Portanto, proselitismo, aqui, é praticado pela sua pessoa.

        Sem mais.

      • Concordo quando você afirma que a doença da desinformação parte de quem a pratica afinal, desinformação é uma prática constante sua. A disponibilidade dos Black Hawk é maior que os 60 % que você ora chutou aqui em (mais um) lance de absoluta má-fé. Na verdade, e uma fonte primária me disse, os exemplares do exército possuem uma disponibilidade maior que a dos Panteras. Como sempre, mais uma leviandade e desinformação sua.

        Quanto às versões, esquecestes convenientemente de mencionar, já que desinformar é o seu ofício, que a MB usa a versão Naval Seahawk, que executa tanto as missões ASW como ASuW. A Kombi executa missões ASW? Evidentemente que não, até porque a transmissão não aguenta muito tempo em vôo pairado, necessário para que o sonar possa ser usado.

        CSAR? Poucos helicópteros são melhores capacitados para a missão que o Black Hawk, e a Kombi indubitavelmente não é! O aparelho da Sikorsky já é blindado e pode ser configurado com sondas de REVO. Basta o usuário assim o requerer, e certamente é apenas uma questão de tempo a FAB dotar os seus aparelhos do dispositivo.

        Quanto às peças de titânio, não representam parte significativa do aparelho, que vem desmontado da Europa para ser montado aqui. E a Indra já desenvolvia blindagens aqui, não aprendeu com “ToT” me engana que eu gosto.

        Quanto ao traslado, é assim que os Black Hawks chegam ao Brasil:

        http://www.aereo.jor.br/2012/04/24/apos-viagem-de-12-dias-chegam-ao-brasil-tres-novos-helicopteros-black-hawk/

        Por fim, quanto ao motor, a escolha da variante 701C certamente foi uma opção da FAB. Vai ver lá apenas existam leigos e você seja um “Ixpecialista”cujos talentos são desperdiçados……rs!

  8. É perfeita sua explicação. Não há explicação para essa falta de brasilidade, mostrada na distorção da ótica por nossos interesses, que não seja o lacaismo servil de vira-latas e a idolatria pela própria e cultural falta de auto estima.

    • Pode parar por aí Júlio! Ninguém aqui estava lembrando da Kombi da apertaparafusobrás. Contudo, alguém trouxe o assunto à baila apenas para fazer proselitismo político-ideológico-partidário

      • Todos os assuntos no blog infelizmente servem a muitos oportunisticamente, por alguns, para desqualificar o país, usando o governo, que é transitório, como pano de fundo. Eu não inventei isso apenas presto atenção.

      • O dia em que o governo (e não o país… vc confunde os conceitos…) fizer a coisa certa, como fez agora, ao adquirir alguns helis de qualidade, nós aplaudiremos… senão NÃO… e nem por isso vc é mais patriota que nós… a não ser na sua cabeça atolada na irrealidade socialista… sorry…

      • Não vou mais te responder a altura, como mereces, por que me comprometi com o administrador do blog, que afirmou não ser esse o espaço para discussões politico ideologicas, minha opinião não teve esse sentido e se voce vestiu, como sempre a carapuça…sorry…

      • A “Kombi” da “aperta-parafuso-brás”, permitiu que retomássemos depois de muito tempo, sem falar da perda de pessoal técnico, a usinagem de titânio…

        Proselitismo que faz, aqui, é você, Tireless.

Comentários não permitidos.