Tratado de forças nucleares torna-se um fardo para a Rússia

08/12 /1987 Washington DC – EUA: Mikhail Gorbachev e o presidente dos EUA Ronald Reagan assinam o Tratado INF (Forças Nucleares de Alcance Intermedia) na Casa Branca.

O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) foi assinado em dezembro de 1987, em Washington, por Ronald Reagan e Mikhail Gorbatchov, que por meio dele se comprometeram a destruir todos os seus mísseis balísticos e de cruzeiro, com base em terra e cujo alcance estivesse entre mil e 5.500 km (médio alcance) e entre 500 e mil km (curto alcance).

Por que a Rússia assinou esse tratado? Porque os mísseis americanos Pershing 1A, Pershing 2 e BGM-109G, montados em bases na Europa e armados com ogivas nucleares, poderiam bombardear toda a parte europeia da URSS até às cidades de Arkhangelsk, Gorki e Batumi. A duração de voo de um míssil desses até à capital do país não duraria mais de 12 minutos. Já os mísseis soviéticos de médio alcance SS-10, P-12, P-14 e RC-55 e, em menor medida, os OTP-22 e OTP-23, chegariam a qualquer um dos países da Otan até às margens do oceano Atlântico. A eliminação de toda uma classe de mísseis nucleares que nos ameaçava mutuamente se tornou, no início dos anos 90 do século passado, uma grande contribuição para o abrandamento das tensões entre Moscou e Washington.

Ao contrário da Rússia, os EUA não fazem fronteira com nenhum país que possua mísseis de médio e curto alcance (MMCA). Eles não tinham qualquer interesse em que, por exemplo, a Turquia ou o Paquistão se livrassem desses tipos de mísseis, ou que a China e o Irã aderissem a esse tratado. Além disso, toda a política externa posterior norte-americana se organizou de modo a obter vantagens unilaterais na expansão de mísseis e armas convencionais. Assim, em 2002, a administração de George W. Bush se retirou do Tratado de Defesa Antimíssil – considerado a pedra angular da estabilidade internacional em ambos os lados do Atlântico. Esse tratado limitava seriamente os sistemas de defesa antimíssil de ambos os países, não lhes permitindo assim desestabilizar o equilíbrio entre a defesa estratégica e o ataque estratégico. Mas Washington não considerou os interesses de segurança da Rússia e começou a implantar seus sistemas ao longo das fronteiras russas, justificando isso como uma “proteção contra os Estados párias”, entre os quais estariam o Irã e a Coreia do Norte. Segundo especialistas, nem Teerã nem Pyongyang têm, ou terão em um futuro próximo, mísseis capazes de atingir os Estados Unidos ou os países da Otan.

Violação do equilíbrio estratégico

Além disso, em violação ao tratado INF, que exigia a destruição de todos os estoques de mísseis de médio e curto alcance, bem como daqueles em depósitos e seus componentes, Washington utiliza blocos dos mísseis Pershing em testes de mísseis-interceptores, e os drones supostamente usados para caçar terroristas correspondem, por suas características táticas e técnicas, a mísseis de cruzeiro terrestres, banidos pelo tratado. Os sistemas de lançamento Mk-4, que os Estados Unidos pretendem colocar em bases na Polônia e na Romênia, também podem ser usados para lançar mísseis de cruzeiro de médio alcance, por isso sua instalação também representa uma grave violação desse acordo.

Mas nada disso incomoda Washington, que se recusou a considerar os interesses de Moscou no âmbito do Tratado sobre Forças Armadas Convencionais na Europa e não tentou sequer convencer os seus aliados da Otan a aderir a esse acordo. Essa situação criou, juntamente com os países da Europa Oriental que se juntaram à Otan, uma superioridade em armas convencionais três ou quatro vezes maior para a aliança  perante a Rússia.

Por quanto tempo Moscou poderá tolerar isso? Não estará na hora de passar das palavras, com as quais o Kremlin tenta esfriar as cabeças quentes em Washington e Bruxelas, para a ação?

Direito de sair

Quem sabe um dos passos de tal ação não deva ser uma declaração do Kremlin anunciando a retirada da Rússia do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, que na situação atual já está se tornando um fardo para o país? Compreendo que esta proposta será recebida pelo público e pelos própios militares de modo ambíguo. Mas, por outro lado, como devemos reagir à implantação do sistema de defesa antimísseis norte-americano na Romênia e na Polônia? No Ocidente, ninguém esconde que ele está direcionado contra Moscou. Como podemos compensar tal ameaça sem arruinar a economia do Estado com uma nova corrida armamentista? Por exemplo, com a colocação na Crimeia de bombardeiros de longo alcance Tu-22M3 e também do sistema tático-operativo Iskander-K.

Para fazer os nossos Iskander serem capazes de alcançar as bases da Otan, torna-se necessário aumentar o alcance de voo dos seus mísseis. Ou seja, sair do tratado INF. Isso não custará muito à economia nacional. Além disso, se esse passo for consistente com os interesses nacionais e com o reforço da segurança da Rússia, então penso que deveríamos fazer isso.

Víktor Litóvkin: Jornalista militar e coronel reformado do Exército russo.

Fonte: Gazeta Russa

36 Comentários

  1. quando a noticia de estado como essa sai em alguma forma de mídia , significa que essa medida já foi tomada a algum tempo atrás .

  2. Cutucar urso dá nisso… melhor teria sido deixar o bicho dormir!

    Realmente eles têm todo o direito de sair do tratado, e apontar uma quantidade considerável para as “nações” que estão permitindo aos EUA usar seu território com esta finalidade!

    Quando da instalação em Cuba ficaram (os EUA) com o fiofó na mão. Dois Pesos Duas Medidas.

    Tô com a Rússia! 🙂

    • Você está torcendo pela volta da corrida armamentista que a ameaçou destruir o mundo durante meio século só pq não gosta dos EUA?

      Além do mais o tratado beneficiou a Rússia que não possuía, e não possui até hoje, condições de enfrentar a OTAN. Voltar aos tempos de Guerra Fria só trará prejuízos aos povo russo.

      Sair do tratado seria somente uma repetição dos erros do passado. Todo mundo já sabe qual é o fim que a Rússia vai ter.

      • Putz Deagol, foi no mínimo carregado de ódio e sofismas seu comentário…a Russia não tem condições perante a OTAN? será? a Russia seria a mais prejudicada (não é o que aconteceu no caso das sanções)? e concordo que uma nova guerra fria já começou, e será ruim pelo fato de exigir das grandes potencias ( inclusive a nossa putenfia) alinhamento político, mas se ocorrer um embate nuclear (o que é bem improvável) já é mais do que esperado o fim do mundo, inclusive do seu estimado EUA, para o qual estão apontados os mísseis de cruzeiro mais terríveis da Russia. Sds

      • ARC

        Você não percebeu a URSS faliu e desmoronou pq não tinha dinheiro para competir?

        Você acha que a Rússia tem condições de competir com a OTAN de novo?

        Se a Rússia sair do tratado em poucos anos existirão milhares de mísseis de cruzeiro armados com ogivas nucleares apontados para ela.

        Qual a vantagem?

        Você também se esqueceu que a capacidade anti-míssil americana é muito mais avançada que russa?

        Também não se lembra que os EUA estão na frente dos russos em tecnologias de mísseis de cruzeiro furtivos?

        Se houver guerra fria vai a Rússia perder de novo e você sabe muito bem disso.

      • Discordo, vc não avaliou o cenário devidamente, hj a Russia tem uma estrutura muito superior (econômica e financeira) ao que tinha a invertebrada URSS, tanto que a sensação interna das perdas resultantes pelas sanções foram ridículas, ao contrário da economia européia que chegou a resgistrar perdas no PIB por conta das sanções, e mísseis por mísseis meu caro, a Russia tbm tem milhares apontados pra diversas potencias. E quanto a capacidade anti mísseis americana ser melhor que a russa é questionável e vai da opinião de cada um, pois se for levar em consideração que a Russia possui o maior Umbrella antimísseis do mundo (sistemas de todos os tipos inter-relacionados) espalhados por todo o território e capazes de suportar imensos ataques de saturação e EUA a mesma coisa, não vejo superioridade de ninguém, vejo destacadamente alguns equipamentos se destacarem sobre outros concorrentes (como é o caso do Aegis, do S-400), fora isso, discordo da superioridade americana neste quesito (e pra provar isso, os mesmos desejam por escudos ao redor da Russia por medo de seus meios balísticos).

      • Deagol… você não percebe que a sua forma de expressar a sua opinião é meio imperialista e hipócrita não!??

        “Se houver guerra fria vai a Rússia perder de novo e você sabe muito bem disso.”

        “Você está torcendo pela volta da corrida armamentista que a ameaçou destruir o mundo durante meio século só pq não gosta dos EUA?”

        Por favor, expresse suas idéias e opiniões sem colocar palavras na boca dos outros, ou sem tentar fazê-los idiotas, só porque pensam de forma diversa da sua!

      • “Além do mais o tratado beneficiou a Rússia que não possuía, e não possui até hoje, condições de enfrentar a OTAN.”

        😀

        Realmente este ano está sendo um chute nos seus dentes, hem! Que bom! Fico feliz! 🙂

        A sua poderosa OTAN está tremendo na base ao ouvir o rugido do Urso e o seu poderoso EUA só passando vergonha com seus equipamentos obsoletos rsrsrsrsrs. Vai uma dica pra você: volta lá pro seus manuais Blackwindonianos pois lá, tudo é perfeito e a Rússia não passa de uma ursinha faminta e pobrezinha, rsrsrs!

      • Se você não fizer o mínimo de pesquisa nem dá para discutir.

        O equipamento ocidental é tão obsoleto que vence os russos em todas as concorrências.

        Nem sei pq os indianos instalaram ECMs israelenses em seus Su-30 mesmo com os russos oferecendo o que tem de mais avançado.

        Quando os chegam os fatos você não tem resposta…
        Pesquise um pouco antes escrever, você está escrevendo coisas erradas.

      • Deagol, racionalidade não é para todos… alguns leem e escrevem mais com o fígado do que com a massa cinzenta se o assunto abarcar a paixão pela mãe Rússia… tão com ela e não abrem… 🙂 … seria muita tolice da Rússia acabar com o tratado, uma vez que lhe custará fábulas para manter e aumentar seu estoque de mísseis nucleares e outros sistemas equivalentes… mas pode ser que queiram exatamente isso… esfolar o povo russo… melhor desculpa não há… é o que acontece conosco… aqui, o antiamericanismo é desculpa para toda e qualquer INCOMPETÊNCIA GOVERNAMENTAL em gerir assuntos de extrema importância para a nação brasileira… a culpa sempre será duzamericanus maus, feios e bobos… 🙂

      • Assino em baixo o comentário do Deagol, o antiamericanismo tacanho, tem o sonho dourado de que Russia ou China destruam os EUA. isto para eles seria uma sensação quase que orgasmica rsrs.

        E a velha história, “se o mundo não se adapta a minha ideologia/utopia, então que vire pó o mundo”

  3. A Russia deveria usar tal acordo como moeda de troca para a não instalação de um escudo anti mísseis, e se for instalado um, a saída do acordo é o mais viável, até porque com a remodelação da política de defesa pondo a OTAN como inimiga, é plausível obter meios que possam eliminá-la em rápida resposta no caso de agressão, e tais mísseis tem menor custo e tamanho em relação aos intercontinentais, possibilitando maior número de vetores e a rápida movimentação dos mesmos, facilitando a resposta e eliminando falhas de acerto.

    • Com certeza os estrategistas russos nunca pensariam nessa hipótese… mas tem que perguntar aos mesmos se eles querem isso… 🙂

      • Meu caro, o que a Russia não quer é acabar com o acordo mas sim mantê-lo em prol do equilibrio estrategico de paz, mas com certeza se os EUA violarem o acordo, a Russia fabricará seus meios, até porque são mais baratos e logo pode-se obter grandes numeros. Vale ressaltar qje a Russia se propos a participar da implantação do DAM ( pra confirmar que não haverá algo perigoso a sua segurança) coisa que estranhamente os EUA negou.

      • ARC, eu não costumo achar que governos pensem como indivíduos… assim sendo, eu procuro não afirmar que tal país irá fazer tal coisa ou assim ou assado, pois eu não sou profeta… então, de onde vc tirou que “…se os EUA violarem o acordo, a Russia fabricará seus meios…”… geopolítica não é adivinhação… é uma provável ação por parte dos russos… mas também eles podem simplesmente se fingirem de morto… exercícios de futurologia é muito perigoso, ainda mais qndo nos simpatizamos com o ente em questão…

    • Um escudo anti misseis, e um direito de defesa das nações.

      Vejam que esta e uma proposta de alto defesa, não de agressão.
      Os russos que desenvolvam o SEU, escudo anti misseis.

      Ou vocês acham se algúem tem a condição de por um vidro a prova de balas em seu veiculo, numa cidade violenta, ele não pode faze-lo por isto ser uma “concorrência desleal com o assaltante que porta uma arma”?
      Se liguem!

      • Que isso, com certeza, acho ate que a Russia deveria colocar complexos de sistemas anti misseis em Cuba pra proteger de ataques da Inglaterra ou talvez se proteger da França. Colocar sistemas que interferem no acordo de manutenção do equilibrio nuclear levará a Russia a agir da mesma maneira, alias, isso já esta acontecendo, a Nicaragua terá uma base militar russa. Sds

  4. Pois é Deus p mim e o Diabo p vc, só q os Russos tem Kaningrado. e às ativi// dos iankss pelo mundo c seus drones mostra q violaram sistematica/ o tratado INF e outros..normal, pragmatismo dirão outros…e o BRASIL se prendendo ao MTCR..Cadê o S-1000 nosso?! Temos q vigiar e nosd prepararmos p o pior;espero estar mt errado.Sds. 😉

  5. Todo mundo se esquece de comentar que uma das razões para os russos terem assinado esse tratado é pq não tinham condições financeiras de competir com a OTAN e os EUA.
    Também se esquecem que com o fim da união soviética a Rússia, sem condições financeiras, pediu dinheiro e suporte técnico emprestado aos americanos para desmanchar e armazenar milhares de armas e submarinos nucleares que ameaçavam causar desastres nucleares em território russo.

    Quando a Rússia falir de novo quem ajudar?

      • Ué, as “novíssimas regras” do PB não estão valendo para todos ???… ou só vale para os azuizinhos ???… 🙂

    • Meu caro Deagol (sumiu heim rsrs) hj o cenário é bem diferente do que tinhamos a muito tempo atrás, o setup de guerra a Russia é de custo moderado mas da categoria de excelência, e contrário ao que vc falou, a Russia tem condições hj de retaliar e travar uma guerra terrível (acredito que pros dois lados) contra a OTAN. Quanto a ter cash pra reforçar suas forças armadas, as encomendas que estão em pauta pra venda (acredite, eu mesmo fiquei impressionado) a Russia ultrapassará os EUA em encomendas de material bélico ainda em 2015, sendo o maior vendedor de material bélico do mundo, e essa cifra pode muito bem ajudar no fortalecimento da defesa russa.
      Meu caro, diferente de outros comentaristas, sei que posso apelar ao seu bom senso, pois sabes que a Russia é uma das potencias tidas como inexpugnáveis ( ou seja, pra destruí-la teria que aceitar a própria destruição) mas tbm sei que a OTAN é uma força incrivelmente poderosa e tbm inexpugnável, por isso os beliscões entre OTAN e Russia, mas nunca um combate direto, pois num combate entre ambos, só poderiamos esperar o fim do mundo. Sds

      • Quando me refiro a categoria de excelência me refiro ao sistema de defesa, ataque e contra ataque montado pela Russia, que a torna caaz de suportar ataques de quaisquer potencias, e retaliar de forma eficiente. Mas meu caro uma coisa que me chama muito a atenção é a questão da Russia estar tendo fila de espera pra compra de equipamentos como: Sub’s de diversas classes, complexo S-400, caça Su-35, etc, além de como eu já lhe forneci, a ultima pesquisa feita em abril apontava a Russia com 27% das vendas de armamentos do mundo , atrás somente em 2% dos EUA, mas dados já comprovam que a Russia irá superar os EUA nesse status ainda em 2015 com uma margem de superioridade de 2 a 4%…ou seja, o material bélico mais requisitado nos últimos 4 anos é o russo, pois enquanto as vendas americanas se mantém na margem e 29% a 30% a russa tem crescido em torno de 30% (sobre sua própria receita) nas vendas de armamentos.

      • Os russos tem uma maneira diferente de ver o enfrentamento de um conflito… eles geralmente são mais diretos e mais “brutos”… por isso costumam errar em movimentos que requeiram uma abordagem menos agressiva e mais precisa… a exceção fica com Putin e sua corte que, nesses casos, foge a regra… ele JAMAIS enfrentará a OTAN de peito aberto… não é tolo… ainda que isso não agrade a torcida russófila démodé… 🙂

  6. Pessoal sou o que menos entende do asunto mas no tempo que venho aconpanhando o blog todos e me refiro a todos o comentaristas sempre elogiaram a China pelo seu desenvolvimento economico e militar e por esta razão quero lembralos de que a maioria dos produtos militares Chines é copia dos materiais Russos que por sinal é inferior aos produtos dos Russos voces acreditam realmente que os Russos pararam no tempo apos a acinatura do tratado com certeza serei criticado com o que vou comentar mas sou afavor do Brasil tambem se armar com poder nuclear pois que tipo de povo que aceita um tratado deste onde eles devem se desarmar enquanto o outro continua se armando não escondo de ninguem que não gosto do governo americano mas tenho que tirar o chapeu para eles pois são capazes de tudo para o bem estar de sua nasão e de seu povo não é o caso de nosso que só se preocupa com seus bolços e quero tambem lembralos de que é mais facil usar armas de destruição em povo que não a possui do que em quem a detem.

    • Luiz, instale um corretor ortográfico no seu PC… please… “acinatura” é de matar… dói nos “zuvidos”… 🙂

      • Blue Eyes Na Resistencia me desculpe tenho pouco estudo minha mãe mesmo sendo analfabeta soube me ensinar a jamais diminuir ou deboxar das pessoas com menos ensino que eu se existe este tal corretor ortografico não faço a minima ideia de como fazer mas prometo me informar com pessoas mais entendidas no asunto mas como sei que tu é uma pesssoa muito superior a mim vai se lembrar que o meu primeiro ato quando comecei a seguir os comentarios dos participantes foi pedir desculpa pelos meus erros de portugues pois tenho pouco estudo mas muita educação espero que perdoe meus erros pois com certeza cometerei muitos ainda mas com certeza não serei mau educado com nenhum dos seguidores do blog.

      • Vc é uma pessoa de fino trato… admiro isso em vc… tem ótima visão dos fatos e não escrever rigorosamente seguindo a gramática portuguesa não diminui em nada seus acertados pontos de vista… mas é que achei que vc tivesse acesso mais facil aos meandros da net… hoje o Win 8 já vem com corretor pré-instalado… mas há como baixar alguns “de grátis” no Baixaki, por exemplo, para aqueles que possuem outro sistema operacional… não quis de maneira alguma critica-lo, antes lhe ajudar… mas sei que tem uns frequentadores do site que usam da desconstrução literária com fins de influenciação malévola da sociedade meritocrática a qual eles tem ódio e rancor, mesmo eles tendo condições de aplicar de maneira correta as normas da nossa amada língua pátria… sei que não deve ser o seu caso… e nunca percebi em vc algum interesse nesse aspecto… assim sendo, espero poder contribuir para que tenhamos um engrandecimento de nossa língua pátria, colocando-a no pedestal que abriga nomes como Camões, Rui Barbosa, Machado de Assis e demais figuras de destaque que abrilhantaram ainda mais “A última flor do Lácio”… saudações…

        PS: Insta frisar que Machado de Assis nasceu miserável, filho de lavadeira, morador de um morro no RJ, analfabeto até a juventude, descendente de escravos e nem por isso caiu no coitadismo, antes se aplicou em horas a fio na redação de um jornal carioca, onde iniciou sua profissão como serviço gerais e posteriormente chegou a editor do jornal em questão… isso sem nos esquecermos que o mulato Machado enfrentou sérias dificuldades pessoais e nem por isso deixou de ser o MAIOR nome que a literatura brasileira produziu… é um dos brasileiros que mais admiro pela coragem em mudar sua realidade, não caindo no coitadismo e na falácia de que quem nasce pobre tem que morrer ignorante…

      • Fui me informar a respeito deste corretor ortógrafico mas a menina com quem eu posso me informar não estava em casa vou pedir ajuda há ela por enquanto voces tenham pasciencia ou paciencia,seja la como for tenho 53 sou novinho tenho muito tempo para aprender. novinho é piada.

      • 🙂 🙂 :)… se foi conservado com óleo mineral de qualidade a lata pode estar riscada mas o motor tá conservado… 🙂

Comentários não permitidos.