Libra se desvaloriza após pesquisa apontar “sim” à independência escocesa

Referendo na Escócia

O líder da campanha contra a independência, Alistair Darling, diz que não há pânico

A libra esterlina teve nesta segunda-feira uma desvalorização de 1,3% frente ao dólar, refletindo o resultado de uma pesquisa que indica, pela primeira vez, a dianteira da campanha a favor da independência da Escócia – faltando dez dias para o plebiscito no país, hoje parte do Reino Unido.

A cotação das ações de empresas escocesas com forte presença em outros locais da Grã-Bretanha também caíram.

A pesquisa publicada no jornal britânico Sunday Times no domingo indica que 51% dos escoceses agora apoiam a independência, enquanto que os demais 49% disseram que pretendem votar contra na votação do dia 18.

A campanha pelo “não” à independência, que conta com o apoio do governo em Londres e do principal partido de oposição, o Trabalhista, agora busca maneiras de recuperar o apoio dos escoceses.

Novo órgão

Nesta segunda-feira, a campanha pelo “não” negou que o anúncio feito no domingo pelo ministro das Finanças britânico, George Osborne – de que seria apresentado nos próximos dias um “plano de ação” por mais autonomia para a Escócia para o caso de o “não” vencer -, seja um “suborno” de última hora, como acusou a a campanha pelo “sim”.

Osborne disse que nos próximos dias anunciaria mudanças que garantiriam maiores poderes fiscais e financeiros e sobre a distribuição de benefícios aos escoceses.

A BBC apurou que o governo em Londres também cogita criar um novo órgão para ampliar a autonomia escocesa.

Um porta-voz do primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse o novo órgão iria lançar um cronograma para ampliar a autonomia escocesa.

No entanto, ele disse que ainda não há data para a criação do órgão, cujos detalhes estariam sendo discutidos pelos partidos Conservador e Liberal Democrata (que formam a coalizão de governo) e Trabalhista.

O gabinete de Cameron também confirmou que nenhum plano de contingência está sendo elaborado para o caso do “sim” vencer no plebiscito.

‘Corrida apertada’

Em entrevista à BBC, o líder da campanha contra a independência, Alistair Darling, disse que o aceno por mais autonomia para os escoceses já tinha sido feito por líderes britânicos há tempos.

Alex Salmond

Alex Salmond, criticou o governo por acenar com mais autonomia às vésperas da votação

Ele admitiu que a disputa está “muito apertada”.

“Estamos numa situação em que cada eleitor da Escócia poderia potencialmente mudar o equilíbrio do referendo”, disse ao programa Today, da BBC. “Estou confiante de que venceremos porque temos uma visão muito forte e positiva daquilo que a Escócia pode ser, tanto em termos de oportunidades quanto da segurança de fazer parte do Reino Unido.”

O líder da campanha pró-independência, Alex Salmond, chefe do Poder Executivo escocês, classificou o anúncio do plano de ação por mudanças pró-autonomia como uma “medida de pânico” dos adversários.

A campanha diz que no momento os indecisos estão migrando para o “sim” na proporção de dois para um.

Durante o fim de semana, jornais britânicos chegaram a noticiar que a rainha Elizabeth 2ª estaria “preocupada” com a possibilidade do desmembramento de seu reino.

No entanto, o Palácio de Buckingham divulgou uma nota nesta segunda-feira afirmando que a monarca se mantém neutra.

Alex Salmond já afirmou que pretende manter a rainha como chefe de Estado caso a campanha pelo “sim” vença.

Fonte: BBC Brasil

15 Comentários

  1. Interessante notar e reconhecer que até o momento o processo corre naturalmente, e ao que parece, a Inglaterra está disposta a aceitar o resultado mesmo que esse seja altamente prejudicial aos seus interesses.
    A Escócia não é, e não era, um estado ou província da Inglaterra, mas como comparação, há outra potência que defenderia com unhas e dentes a integridade territorial. E não duvido que os líderes pró-separação fossem acusados de terrorismo, pedofilia (tá na moda), sonegação fiscal, e outros artifícios para desmobilizá-los do movimento.

    • Muito bem falado Melkor.
      Esses caras são tem limites que não respeitam nem o Brasil em seus interesses na Antártida.

      Eles dizem ter um Território Antártico Britânico

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Territ%C3%B3rio_Ant%C3%A1rtico_Brit%C3%A2nico

      que simplesmente atropela e se apossa daquilo que seria a reivindicação
      de BRASIL, ARGENTINA E CHILE juntos

      “””O território que o Reino Unido reivindica sobrepõe os territórios antárticos da Argentina e do Chile e o território de interesse do Brasil, conhecido como Antártica Brasileira e inclui a Península Antártica, a Terra de Graham as Ilhas Shetland do Sul (Incluindo a Ilha Rei George, onde se localiza a maioria das bases científicas na Antártida) e o Mar de Weddell”””

      Repare nos mapas e nota-se claramente esse posse ilegal,

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%A1rtida_Brasileira

      e olha que não estou falando das Malvinas Argentinas.

      Agora quanto a Escócia, já disse e repito, se eles se propõe a serem capachos e a lamberem o rabo da rainha ,eles que se eternizem capachos.
      E fique bem claro que o único homem que tinha por lá já morreu, Willian Wallace.

      Execução:

      “””Primeiro Wallace foi enforcado até ficar quase inconsciente, e então, amarrado a uma mesa, estripado, e suas entranhas, queimadas, ainda presas a ele. Provavelmente foi também castrado e, então finalmente, foi libertado do seu sofrimento inimaginável, pela decapitação. Seu corpo foi esquartejado, e os pedaços, enviados para Newcastle upon Tyne, Berwick, Perth e Stirling. Sua cabeça foi colocada em um pique na Ponte de Londres, de modo que todos a vissem, como advertência para outros possíveis “traidores”.”””

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr. Cesar seja lá o qual seja os benefícios que o governo londrino venha dá aos escoceses, provavelmente os irlandeses irão querer; basta saber se os ingleses gostarão … 😉
      .
      Vamos ver se a sua majestade não querer rodar a baiana .. Heheheh

  2. o interessante é perceber que quando a independência ganhou força , é usado a tática terroristas das bolsas de valores e seus especuladores que produzem pouco ou quase nada
    aqui no brasil a bolsa de valores e seus especuladores também usam essa tática terrorista ,para também brecar a nossa independência !

Comentários não permitidos.