EUA e Ucrânia realizam exercício militar no Mar Negro

Em meio à tensão no leste da Ucrânia e críticas da Rússia, navio de guerra executa manobra marítima na região. Segundo governo de Donetsk, cessar-fogo entre rebeldes e Exército ucraniano foi respeitado na madrugada.

Apesar de protestos por parte da Rússia, os Estados Unidos e a Ucrânia dão início nesta segunda-feira (08/09) a uma manobra marítima conjunta no Mar Negro. O objetivo do exercício Sea Breeze 2014, que deve durar três dias, é garantir a segurança marítima numa região de crise, segundo o Ministério da Defesa ucraniano.

A Rússia havia criticado o exercício nas imediações do leste da Ucrânia, atingido por conflitos há meses, como “completamente descabido”. Além dos EUA, também o Canadá, a Romênia, a Espanha e a Turquia participarão do exercício, realizado com o navio de guerra do tipo contratorpedeiro USS Ross, com 280 soldados a bordo.

Apesar dos esforços pela paz, o cessar-fogo acordado para o leste ucraniano na última sexta-feira mostrou-se frágil no fim de semana. Uma mulher morreu durante um ataque com granada à cidade portuária de Mariupol.

Nesta segunda-feira pela manhã, entretanto, a trégua deu sinais de estar sendo respeitada. Segundo um comunicado publicado pelo governo municipal de Donetsk, nenhum incidente foi registrado na madruga de domingo para segunda, e nenhum bombardeio ou explosão foi ouvido.

Segundo a agência de notícias Interfax-Ukraine, 15 soldados ucranianos foram libertados pelas forças separatistas – um ponto-chave do acordo de cessar-fogo da última sexta-feira.

Os separatistas pró-Rússia disseram-se dispostos a chegar a uma separação do governo central ucraniano através de negociações. Eles vão se reunir “dentro de sete a oito dias” com representantes da Ucrânia, da Rússia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) em Minsk, capital de Belarus, disse o líder separatista Alexander Zakharchenko neste domingo.

O tema do encontro em Minsk deve ser a independência das autroproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk. O governo de Kiev rejeita uma separação.

O também líder separatista Pavel Gubarev afirma que os rebeldes não vão desistir do plano de criar o Estado Independente Noworossija (Nova Rússia) no leste do país. Ele pede referendos oficiais nas regiões para decidir sobre a separação da Ucrânia.

Enquanto isso, o governo de Kiev causou confusão ao se manifestar sobre o fornecimento de armas por parte de alguns países-membros da Otan. O conselheiro do presidente ucraniano disse que os EUA, a França, a Itália, a Polônia e a Noruega haviam prometido ajudar a Ucrânia na luta contra os separatistas. Os EUA, a Noruega e a Polônia negaram. O governo italiano não se manifestou sobre o assunto, mas, de acordo com a mídia do país, a Itália não fornecerá armas, mas equipamento militares, como coletes de proteção e capacetes.

Em agosto, a chanceler federal alemã, Angela Merkel, havia descartado com veemência a possibilidade de a Alemanha fornecer armas a Kiev.

Na última cúpula da Otan, a organização definiu que seus países-membros poderão fornecer armas às Forças Armadas ucranianas futuramente, sem especificar que países seriam esses. A Rússia reagiu com preocupação, pedindo que a Otan esclarecesse para que finalidade as armas seriam fornecidas e contra quem seriam usadas.

LPF/dpa/ap/afp

Fonte: DW.DE

8 Comentários

  1. fornecer armas ? vai tudo parar nas mãos dos soldados do leste ucraniano ,a europa e até os atrapalhados da CIA já perceberam que os oficiais da ucrania não vao lutar do jeito que os estados unidos querem , os únicos que estão lutando igual os estados unidos querem são a junta nazista que se apoderou de Kiev
    e sobre a manobra .pode manobar manobrar , manobrar que CRIMEIA já é russa novamente rs
    rs dar arma para os nazista de Kiev é uma ideia furada da CIA igual a de fabricar a jirad ,que agora ameaça a própria europa e a fe crista
    para os estados unidos produziu efeito pois eles com isso agora fazem a europa virar uma colônia , pois eles falam com quem a Europa pode ou não negociar
    Europa colônia extrativista anglo sionista yanke .

    • Não eram vcs que viviam dizendo que os yankes estavam tremendo de medo ???… rsrsrsrsrs e agora josé ???… 🙂

  2. “EUA e Ucrânia realizam exercício militar no Mar Negro” – normal… nada de mais!

    Vai a Rússia fazer… PROVOCAÇÃO, FALTA DE PROFISSIONALISMO, ETC, ETC, ETC.

    • Existe algum link ou profissional sério que explique “o sobrevôo do caça russo sobre o destroyer americano”

      Ou é só aquele boato cheio de inverdades que a mídia anti americana divulgou? Seria interessante saber como as fontes sabem o que ocorreu dentro do navio e como os sistemas de defesa independentes do destróier, que não usam radares, foram jameados.

      Além de um boato oriundo de uma fonte mentirosa e mal contado o que vocês tem?

      É assim que se constrói o conhecimento e se descobre a verdade?

      • “É assim que se constrói o conhecimento e se descobre a verdade?”

        Qual verdade? A sua verdade que disse durante anos que a Rússia era uma ursinha?

        Sr. agente: onde há fogo, há fumaça. Se o caso do destroyer americano fosse mentira, jamais haveria uma euforia exacerbada da sua parte de vir até este site e cobrar ‘seriedade’ dos editores com relação às notícias postadas aqui. Por que a preocupação? A carapuça serviu? hmmmm… 😀

        A verdade é simples: A Rússia não é aquela ursinha que tanto foi pregado durantes anos nos sites afora e a OTAN e EUA estão BORRANDO nas calças com o rugido do URSO. Simples assim. Fato é que a sua presença sempre é incisa quando a verdade é mostrada a todos. 😉

      • A Rússia não é uma ursinha, mas tá longe de querer problemas para ela… essa estória de urso pra lá e urso pra cá denota um problema freudiano… procurar ajuda psicológica é bom para que essa submissão não se torne um fardo e um motivo de escárnio… qnto a “verdades” e “verdades”, a história toma para si a solução da dúvida através de FATOS e não de PAIXÕES… sorry…

  3. Em meio à tensão no leste da Ucrânia e críticas da Rússia, navio de guerra executa manobra marítima na região. Segundo governo de Donetsk, cessar-fogo entre rebeldes e Exército ucraniano foi respeitado na madrugada. === Bom t todos, q assim continue. E vamos parar c essas provações…e salutar p todo, e o planeta agradece…Sds. 😉

Comentários não permitidos.