Brasil vai apoiar desenvolvimento do Poder Naval de Angola

Brasília, 05/09/2014 – Os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e de Angola, João Manuel Lourenço, assinaram, nesta sexta-feira (5), Memorando de Entendimento Técnico que viabilizará o apoio da Marinha na implementação do Programa de Desenvolvimento do Poder Naval Angolano (Pronaval). De acordo com o documento, os africanos deverão adquirir sete navios-patrulhas a serem produzidos pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) da Força Naval Brasileira.

A previsão é que quatro das embarcações sejam produzidas pela Emgepron no Rio de3 Janeiro. Os demais navios-patrulha deverão ser fabricados em estaleiro a ser montado a 200 km ao sul de Luanda, capital do país, com assessoria técnica, materiais e equipamentos brasileiros. Além disso, a Marinha do Brasil deverá atuar na formação e capacitação de pessoal tanto para operar as embarcações como para a fabricação que será feita no novo estaleiro.

Os sete navios-patrulha terão 500 toneladas cada um e a configuração técnica será definida durante a fase de negociação dos contratos de fabricação e fornecimento de serviços. De acordo com o ministro João Manuel Lourenço, a assinatura do memorando é o primeiro passo para “aumentar a infra-estrutura estaleira e os meios navais da Marinha de Guerra angolana.”

Para Lourenço, o fortalecimento das patrulhas na costa angolana permitirá ao país combater ameaças que, segundo o dirigente, “fazem parte do mundo contemporâneo”: a pirataria marítima e o terrorismo. “Faremos de tudo para a que implementação dessa cooperação não demore.”

Atlântico Sul

Em seu pronunciamento, o ministro Celso Amorim ressaltou os laços históricos e culturais entre os dois países, destacando o fato de o Brasil ter sido a primeira nação a reconhecer a independência de Angola de Portugal, em 1975. Amorim disse que a parceria com o país é altamente estratégica, sobretudo pelo interesse recíproco na vigilância do Atlântico Sul.

Os dois países, junto de 23 outras nações africanas e sul-americanas, são signatários da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas), organismo multilateral criado pelas Nações Unidas (ONU), em 1986, com o objetivo de evitar a introdução de armamentos nucleares e de destruição em massa na região.

“Angola é uma nação pujante e cada vez mais atuante na África. Temos uma relação de amizade e de grande respeito mútuo. Não é de interesse ao Brasil ter uma atitude paternalista com Angola, até porque os angolanos não aceitariam isso”, disse o ministro Amorim.

Além da compra dos sete navios-patrulha e da assessoria na construção do estaleiro, o memorando de entendimento prevê a cooperação na área acadêmica e a formação e capacitação de pessoal para construir e operar as embarcações, bem como para a qualificação de homens da marinha mercante.

BID-Brasil

A delegação angolana participou da 3º Mostra BID Brasil, evento organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), com apoio do Ministério da Defesa e que reuniu quase 100 empresas do setor no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. Os visitantes se interessaram por várias soluções e equipamentos apresentados na feira e participaram de reuniões de negócios com empresas brasileiras do setor.

Leia aqui a íntegra do Memorando de Entendimento Técnico assinado entre Brasil e Angola.

Fotos: Jorge Cardoso
Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa

61 3312-4071

Fonte: Ministério da defesa

6 Comentários

  1. Parabéns ao meu país que apesar de investimentos pacatos duzisquerdas conseguem trazer melhoras ao nosso setor de defesa, e um passo como este significa muito para nós, uma vez que Angola estará militarmente alinhada conosco, isso traz potencial estratégico no Atlântico Sul, e ainda traz lucro para nossas empresas fabricantes de material bélico.

    • RSRSRSRSRRSSRSRSRRS… quase engasguei !!!… um maltrapilho marítimo bancando o lorde perante outro mendigo das embarcações, apoiando com o que não tem quem tem tanto qnto ele… NADA… é mais uma nota dissonante da diplomacia dos atabaques… realmente, essas izquerdas são pródigas em piadas e holofotes… quem não é da área acredita !!!… um dia nos matam de tanto rir… 🙂

  2. Devemos aproveitar essa oportunidade de cooperar com nossos irmãos africanos !

    Já desenvolvemos projetos com a Namíbia ,Africa do Sul e agora com Angola ! só falta Moçambique digo isso porque todos esses estão interligados e próximos !

    • Lamento dizer, mas você ainda vai ter que tolerar essa situação por muuuuitooo tempo ! mas muito tempo mesmo,por décadas ! isso se tiver esperança !

Comentários não permitidos.