Projetos estratégicos da Marinha

MD3O estande da Marinha do Brasil foi uma das atrações da III Mostra BID-Brasil. As imagens mostram as maquetes do submarino nucelar brasileiro e do reator nucelar, além do local exato onde ele ficará na embarcação. O projeto, desenvolvido pela Marinha, faz parte da construção do núcleo do poder naval, que conta, ainda, com a fabricação de quatro submarinos convencionais.

Fotos: Jorge Cardoso

MD2

Descrição:

O Programa Nuclear da Marinha, iniciado em 1979, está dividido em dois grandes projetos: o domínio do ciclo do combustível nuclear e o Laboratório de Geração Núcleo-Elétrica (Labgene).

O Brasil já domina o ciclo de produção do combustível nuclear. A Marinha inaugurou, em fevereiro de 2012, a Unidade Piloto de Hexafluoreto de Urânio (Usexa), última etapa para o domínio pleno do ciclo.

O Labgene tem o propósito de desenvolver a capacidade tecnológica para o projeto, construção, operação e manutenção de reator nuclear do tipo PWR (Pressurized Water Reactor) que será empregado na propulsão do primeiro Submarino Nuclear (SN-BR) a ser construído no Brasil.

Importância Estratégica:

O Programa Nuclear da Marinha dará ao Brasil capacidade técnica para o projeto, a construção e operação de plantas núcleo-elétricas de tecnologia nacional. A energia gerada por essas plantas poderá ser utilizada tanto para a propulsão de meios navais, como os submarinos SN-BR, de propulsão nuclear, quanto para a alimentação de redes elétricas urbanas e rurais.

Principais Benefícios:

  • Fomento da Indústria Nacional de Defesa;
  • Arrasto tecnológico;
  • Domínio de tecnologia sensível;
  • Capacitação e aprimoramento de mão de obra;
  • Desenvolvimento de planta núcleo-elétrica de emprego dual.

Cronograma de Execução:

A conclusão do Laboratório de Geração Núcleo-Elétrico (Labgene) está prevista para julho de 2016.

MD

 

Fonte: Ministério da Defesa

3 Comentários

  1. Saõ tres(2) os grandes projetos Brasucas,a saber: o amarrado VLS, os caças de 1ª linha p a n FAB e sua constrção , eu disse fabricação,e ñ montagem e, os submarinos nucleares, e espero q uns 5 no total, afinal, nos temos um grd e imenso mar p defender, e outros 27 subs convencionais e td a AIP’s p terem > autonomia e se manterem + tempo submersos, sem necessidade de snorkear em área de perigo p o mesmo..Se realizarmos esses tres projetos em tempo hábil, correndo , p ontem, teremos uma > autonomia e dependência de potencias aliens, isso e real/ independência , eu ainda sou cético qto aos mesmos.Quem viver verá. Sds. 😉

Comentários não permitidos.