UE aprova novas sanções contra Rússia e 24 pessoas

A União Europeia (UE) pactuou nesta sexta-feira novas sanções contra a Rússia e 24 pessoas que serão adotadas formalmente na próxima segunda, mas que podem ser suspensas se o cessar-fogo no leste da Ucrânia for considerado estável.

Os embaixadores dos 28 países-membros concordaram em endurecer as sanções econômicas que já estavam em vigor contra a Rússia desde julho nos mercados de capital, defesa e tecnologias sensíveis, informaram fontes diplomáticas.

Os 28 acertaram estender a restrição de acesso a financiamento nos mercados de capitais dos grandes bancos estatais a consórcios russos de defesa e energia controlados em 51% pelo Estado ou cuja receita proceda pelo menos em 50% da venda de petróleo ou produtos petroleiros, segundo outras fontes.

Também pactuaram encurtar de 90 para 30 dias o vencimento dos instrumentos financeiros que poderiam comprar e vender, e proibir os empréstimos para os bancos controlados pelo Estado russo, e para as empresas de energia e de defesa, de acordo com as fontes.

Igualmente serão proibidos os serviços associados para atividades de perfuração em águas profundas, exploração no Ártico e produção de petróleo de xisto.

Além disso, a UE endurece a proibição de tecnologias de uso dual – aqueles produtos que têm tanto propósitos civis quanto militares – para a Rússia ao incluir além dos usuários finais militares ou o uso militar, como até agora também “usuários finais”

Os embaixadores do bloco europeu reforçaram, além disso, o embargo de importação e exportação de armas à Rússia para “fechar lacunas”.

Quanto aos 24 nomes aos quais será proibida a entrada em território da UE e serão congelados seus ativos, os líderes europeus tinham pedido na cúpula do sábado passado expressamente à Comissão Europeia (CE, órgão executivo da UE) que incluísse “todas as pessoas e instituições que tratam com os grupos separatistas em Donbass”, área industrial do leste do Ucrânia na qual se concentram os separatistas pró-Rússia.

Os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia, Herman Van Rompuy e José Manuel Durão Barroso, respectivamente, disseram em carta enviada aos líderes que se trata de uma lista de pessoas que inclui a “nova liderança de Donbass, o governo da Crimeia e dirigentes e oligarcas russos”.

As sanções serão aprovadas na segunda-feira mediante o procedimento escrito, assinalaram as fontes, ao mesmo tempo em que ressaltaram que se trata de um pacote “bastante bom”, pactuado a partir das propostas que a CE tinha preparado por incumbência dos chefes de Estado e de Governo.

As sanções se tornarão provavelmente efetivas na terça-feira, quando forem publicadas no Diário Oficial da UE, segundo as fontes.

Os líderes da UE encarregaram na cúpula europeia do sábado passado à Comissão que propusesse novas sanções para a Rússia com vistas a aprová-las no prazo de uma semana em função da evolução da situação na Ucrânia.

A Ucrânia e os rebeldes acertaram hoje com mediação russa e europeia um cessar-fogo que entrou em vigor às 18h (horário local, (12h de Brasília) e que deveria abrir caminho a um processo de paz que parece ser árduo, já que os insurgentes não renunciam à independência.

Assim, segundo as fontes, as sanções estipuladas hoje serão aplicadas quando se formalizarem, mas a UE estaria disposta a suspendê-las se o cessar-fogo fosse comprovado e estável.

EFE

Fonte: Terra

13 Comentários

  1. O engraçado dessas sanções são os prejuízos que irão deixar na UE, pois ao contrario dos demais, a Russia esta trocando todo o mercado europeu por outros, e isso será sentido, e se prosseguirem na insensatez vão colher sanções mais amargas, até porque devem ter em vista que eles possuem um mercado de aproximados 100 bilhões em comum com a Russia.

  2. Estão jogando grana fora, bom p o BRASIL e outros locais…continuem. A Alemanha está já em entrando em recessão, os iankss estão c alta taxa de pedido de salário desemprego outra x, quem vai puxar as economias da UE por tabela do planeta?!?! São uns bestalhões..trágico.SDs. 😉

  3. A comissao que controla o a UE, formada de burocratas, nao eleitos, grupos de pedofilos, (Bruxelas e um centro internacional de pedofilia da alta burguesia financeira) estao obedecendo as ordens de Washingtons.Destroi a economia da Europa Ocidental, como eles, Washington, ja destruiram a economia dos Estados Unidos. Jim Willie diz que o objetivo e criar condicoes para impor um regime totalitario facistas na Europa e Estados Unidos. controlados pelas tres mafias que hoje controlam os EUA: Os Satanistas, isto e a Rockfellers, os chefoes da Mossada, isto e a familia Rothschild e os recem chegados cuja riqueza e baseada no trafico de Narcotico, as familias de Bush e Clinton. a populacao em geral e as classes empresariais, aqueles que vivem do comercio sao contra essas sancoes. O inverno vem chegando, e eles dependem do gaz russo. Na Espanha produtores de peras estao vendo seus produtos se apodrecerem por falta de mercado. Esse descontentamento e geral. Na Alemanha, Franca, Italia e Grecia o descontentamento esta crescendo e se organizando dado que os partidos socialistas estao nos bolsos dos banqueiros, (ver Hollande na Franca) esse descontentamento esta sendo controlado pela extrema direita, (a mesma tendencia politica que esta reconstituindo a Frente de Libertacao da Europa, que esta envindo soldados altsamente treinados como voluntarios para lutar na Nova Russia contra os mercenarios da Cia e o governo de Kiev)A introducao dessas sancoes , dois dias apos o separatistas aceitaram o cessar fogo, e prova que Washington na esta interessado em paz. mas no prosseguimento da guerra. E Putin e seus oligarcas que esta esperando milagre. Quanto mais espera por esse milagre, mais audaciosos se torna os gringos, e eventualmente teremos a terceira guerra mundial, isto e se Putin nao decidir esfaquear os separatistas pelas costas. Mas ai, ele sera eliminado pelos proprios russos.

    • O tal do Jim Willie (calma pessoal, não tem nada a ver com o Jeans Jeep Willis nacional; aquele da cartilha gay esquerdista…) deve ser realmente uma sumidade, pois a cada 10 palavras o Jojo cita o nome do cara… vamos importa-lo para tentar acertar esse desgoverno que ai está… quem sabe dá certo… 🙂

      “Na Alemanha, Franca, Italia e Grecia o descontentamento esta crescendo e se organizando dado que os partidos socialistas estao nos bolsos dos banqueiros, (ver Hollande na Franca)…”… mas isso acontece aqui também… veja o caso do nosso lulalá… rsrsrsrsrsrsrss… o dono do Banco Itaú disse publicamente que ele foi O MELHOR PRESIDENTE DESTE PAÍS… srsrsrsrsrsrsrss… pelo menos para os banqueiros… 🙂

      • Se nao fosse o seu apoio incondicional ao neoconserfvativos norte americanos, voce nao sentiria estranho batendo papo com Jim Willie. O homem pertence a escola de Von Mises, e sta dizendo que o futuro dos EUA e a Venezuela de Madero. Eu utilizo o material que esse pessoal publica porque eles sao informados. Somente isso.

  4. Os capitalistas russos, que sustentam o governo Putin, estão começando a se fazerem “certas perguntas” (se vc citar as palavras comunismo/socialismo hoje em Moscow, vão rir tanto da sua cara, que vão cuspir os pivôs foras 😀 )

    • Putin disse que 75% dos bolsheviques que tomaram o poder em 1917 eram judeus. Putin esta mais proximo da extrema direita europeia do que da esquerda.Por isto a direita europeia o apoia.

      • Eu endosso essa informação… há muito o que se explicar sobre o fato que saiu muito dinheiro de NY para “ajudar” os comunistas que lutavam contra os “brancos” pró imperador… existem fontes sobre esse fato, mas no momento não tenho tempo para pesquisar… se vc tem, ajude-nos… é uma informação que mudaria muito o nosso modo de ver as interrelações entre forças econômicas, sociais e políticas na história recente… saudações…

      • Essa lista vc deveria perguntar ao Dr Olavo que e mentor do time que vc joga. Uma pequena lista, que vc pode adquirir no Amazon, e alguns vc pode ler no internet.WINSTON CHURCHILL foi um dos primeiros mencional fal fato. Escreveu em 1920 um artigo num jornal ingles com o titulo ZIONISM VERSUS BOLSHEVISM: A STRUGGLE FOR THE SOUL OF THE JEWISH PEOPLE. Pode ser lido no http://www.bibliotecapleyades.net . MARK WEBER, THE JEWISH ROLE IN THE BOLSHEVIK REVOLUTION, http://www.rense.com ANTONY C SUTTON: WALL STREET AND THE BOLSHEVIK REVOLUTION. Se vc google o titulo, vc podera encontra-lo em muito sites, alguns em PDF. TELLER, JUDDIT, SCAPEGOAT OF REVOLUTION,, YURY SLEZKINE, THE JEWISH CENTURY, vc pode adquiri-los no Amazon. THE FRENCH CONNECTION: JEWS AND COMMUNISM, http://www.iamthewitness.com BENJAMIN FREEDMAN, THE HIDDEN TYRANNY http://www.jewswatch.com MICHAEL A. HOFFMANN II, JUDAIC COMMUNISTS http://www.revisionisthistory.org MCNALLY, JEWS IN THE REVOLUTION, http://www.controversyofzion.info .ELIZABETH DILLING: THE JEWISH RELIGION ITS INFLUENCE TODAY www disireerover.nl/wp-, do qual o capitulo XII, THE JEWS AND THE COMMUNIZATION OF RUSSIA, trata do assunto. JOHN COLEMAN, THE COMITEE OF 300 tambem pode ser lido na net, Just google it. Coleman tambem aparece no YouTube, dando classe sobre o tema. CARROL QUIGLES, TRAGEDY AND HOPE, tambem pode ser lido na net. E mais de 1.000 paginas, e tem ser usar leiturea dinamica para encontrar o que vc procura. Esse pessoal sao todos da estrema direita.

      • Gratíssimo pelas dicas… vou pesquisar, apesar do pouco tempo… como vc, trabalho muito… não sou socialista… não gosto de socializar o que não foi fruto do meu esforço… saudações…

Comentários não permitidos.