Defesa & Geopolítica

Revelado o mistério dos T 72 “Russos” na Ucrânia?

Posted by

T72-ucraniaRustam- Moscou

E.M.Pinto

Dias atrás, surgiram nas mídias internacionais as primeiras imagens  de veículos militares T72 trafegando nas regiões de Lugansk e Donetsk, os veículos alegadamente pertencentes aos rebeldes separatistas ucranianos, parecia ser a prova cabal do envolvimento de veículos e tropas regulares russas infiltradas no território Ucraniano. A assunto não se restringiu apenas à Blogsfera ou sites amadores e especializados em defesa, foi também tema de discussões no alto comando da OTAN e seus aliados.

Especialistas identificavam o carro de de combate como sendo um suposto T-72B3 cedido pelos russos aos rebeldes que combatem pela independências do que se auto intitulam, repúblicas livres.

Para outros especialistas no entanto, trata-se de um veículo T-72 capturado pelos rebeldes do próprio exército Ucraniano, que por costume não adota este veículo. Um ponto marcante que chamou a atenção foi o fato do T 72 que seguia a uma coluna de blindados e veículos de infantaria rebeldes apresentar a  marcante característica do sistema de blindagem reativa DZ “Kontakt-5” na torre, segundo informações este sistema foi produzido na ucrânia  desde a década de 80 numa instalação fabril situada em Donetsk.

Porém, o veículo em questão é  sim ucraniano e não teria sido cedido pelas forças russas aos rebeldes atestando a informação que estes sim, teria sido capturado pelas forças rebeldes. As evidências são claras e serão listadas como segue:

No veículo nota-se a inscrição T09VT7174 Kakly, onde T é o ano de 1989. 09-mês de setembroBT Nizhny Tagil .

T72-ucraniaA faixa 7hhx-90xx em UVZ foi modificada  nos T-72B sem números

Este T-72B foi lançado em 1989, antes do colapso da União Soviética e certamente não havia sofrido qualquer modificação até então para o padrão B3.

Imagens do interior do veículo num vídeo onde ele realizava o disparo apresenatam o seu velocímetro em km/H escrito em letras do alfabeto romano, como sabem os veículos russos apresentam suas escritas no alfabeto Cirílico, e neste caso não somente as imagens internas mas também as escritas supracitadas estão em alfabeto romano o que indica que o veículo não poderia ser russo, mas trata-se de uma versão do veículo produzido para os países do extinto pacto de  Varsóvia que adotam este tipo de alfabeto, como Rep Tcheca, Polônia, Eslováquia entre outros.

Neste vídeo um T 72 semelhante e pertencente ao exército Ucraniano efetua um ataque à um suposto veículo rebelde. Seriam russos no comando do carro de combate?
[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1oVYSXg” standard=”http://www.youtube.com/v/E7I52vAYXHc?fs=1″ vars=”ytid=E7I52vAYXHc&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep3648″ /]

A Ucrânia possui muitos veículos estacionados inclusive na Crimeia onde há um parque de veículos T 72 B3 e que antes da anexação pela rússia, já haviam se mobilizado por militares desertores do exército ucraniano que se voltaram para a causa da independência do que chamam estados na “Nova Rússia” região hoje reclamada pelos separatistas.
Provavelmente o T72 B3 pertencia as forças de Kieve e teria sido capturado. O vídeo que segue, apresenta  veículos semelhantes movendo-se a quando da invasão das forças de kiev a cidade de Luganski, parece necessário que os russos cedam veículos como estes para os rebeldes?

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1oVYDve” standard=”http://www.youtube.com/v/Wyno3AnEJM4?fs=1″ vars=”ytid=Wyno3AnEJM4&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8404″ /]

 

6 Comments

shared on wplocker.com