Irã desmente que esteja colaborando com os EUA no Iraque

Marzie Afjam – Porta-voz das Relações Exteriores do Irã

O Ministério das Relações Exteriores do Irã desmentiu, nesta sexta-feira, que esteja colaborando com os Estados Unidos na luta contra os islamitas do Estado Islâmico (EI) no Iraque.

A porta-voz das Relações Exteriores do Irã, Marzie Afjam, negou as informações publicadas hoje pela rede britânicaBBC em seu serviço em persa que asseguravam que o líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, tinha autorizado a colaboração com Washington na luta contra o EI no Iraque.

“Essa informação não é correta”, assinalou a porta-voz à emissora de notícias estatal iraniana “Press TV”.

Além disso, Afjam lembrou que Teerã mostrou repetidamente seu apoio ao governo do Iraque em sua luta contra o EI e que, também, criticou os EUA por lançar ataques contra os islamitas apenas de acordo com seus interesses.

Uma fontes diplomática em Teerã, que pediu para não ser identificada, confirmou à Agência Efe que “o Irã está cooperando em nível tático com os Estados Unidos e com a Alemanha, que têm conselheiros no terreno no Iraque”.

“É algo que vem ocorrendo há algum tempo, embora não reconheçam abertamente”, acrescentou outra fonte diplomática, que também pediu anonimato.

Nesta semana foi divulgada no Irã uma foto do comandante da força Al Quds, a unidade de elite dos Guardiães da Revolução, Qasem Suleimani, na cidade iraquiana de Amerli, no norte do Iraque, pouco depois que esta fosse liberada das forças do EI.

A imagem foi divulgada após as críticas a Suleimani por não ter comparecido perante a poderosa Assembleia de Analistas, que realizou nesta semana sua reunião anual mais importantee à qual estava convidado para explicar aos clérigos a situação no Iraque.

Dada a sensibilidade iraniana perante qualquer tipo de contato com os EUA, considerado o inimigo e com o qual não mantém relações diplomáticas desde a crise dos reféns depois da Revolução Islâmica de 1979, a postura oficial de Teerã nos últimos meses foi sempre a de negar que se esteja trabalhando conjuntamente com Washington no Iraque.

O presidente iraniano, Hassan Rohani, descartou em entrevista coletiva nesta semana que seu país esteja “colaborando ou coordenando com os EUA” a luta contra EI, que tomou o controle de amplas zonas nesse país e na Síria.

EFE

Fonte: Terra

13 Comentários

    • Gostei do modelito da dona… deve ser bem fresquinho… apropriado para nós que moramos na linha do equador… 🙂

  1. É a verdade vindo a tona,como o Irã poderia estar ”aliado” aos EUA, se são os lacaios desses (EUA) que estão financiando o EI ?
    Essa notícia tinha me causou um certo espanto,mas não passou de mais uma bravata !

  2. Comentando o artigo publicado pela BBC dois dias atras, eu referi a ela como sendo o servico de desinformacao e propaganda do governo britanico, mencionei que tambem ela e um antro de pedsofilos, tarados e satanistas. Disse que ainda que elementos da elite iraniana gostaria de fazer parte do mundo ocidental,os nortes americanos e europeus ocidental querem ver Iran colonizado, subornado, fornecedsor de oleo e gaz barato e em dolar.,Ate o Chefao supremo do ISIS/EIL, Barack Obamas, negou que os EUA estariam procurando alianca com Irao e Assad. Claro que nao, o Irao e o regime de Assad sao os alvos da artilharia do ISIS/EIL e de seus criadores os EUA, Inglaterra, Israel Arabia Saudista, Turquia, Emiratos e Quatar. Existe pessoal que escreve no Plano Brasil que esperam milagres. Nao vai ocorrer alianca entre os imperiaqlistas e seus gatunos e o governo do Irao e o regime de Assad, Ao contrario vao ser bombardeados, bombardeio esse que comecara pela Siria. o site http://www.x22report.com esta dizendo que avioes libios teriam desaparecidos quando o regime do coronel Kadafi foi destruido Os islamitas radicais, controlados pelos EUA os possuem.e que serao utilizados para operacoes falsas na Europa, e no proprio territorio ianque visando criar panico na populaao e criar justificativa para atacar Russia, Irao e Siria.

  3. por LUCENA
    .
    .
    Irã, Russia e a Síria tem uma estratégia própria que nem de longe passou em algum gabinete do Pentágono, mais uma vez os sionistas foram desmascarados pois, sabe-se que isso tudo é uma amação dos EUA em coluio com os Sauditas,OTAN e Israel para levar o Horror para a população americana e européia para atacarem a Síria.
    .
    Fico pensando oque esses demônios irão fazer além de jogar bombas químicas contra crianças e derrubar um avião comercial para levar pânicos a população ocidental.
    .
    Mentiram dizendo que no Iraque Sadam Hussein tinha bombas atômica e com essa mentira mataram centenas de pessoas e agora o que mais demoníaco eles irão fazer ?
    .
    .
    **********************
    .
    General dos EUA: Podemos ter um Ataque de 11 de Setembro de 2014 com o Voo MH-370

    (*) fonte: http://www.anovaordemmundial.com/2014/08/general-dos-eua-alerta-para-um-novo-ataque-terrorista-em-11-de-setembro-de-2014.html
    .
    .
    ( … ) Cheiro de Ataque de Falsa Bandeira no ar. General dos EUA diz que nível de ameaça estará no máximo em 11 de setembro deste ano, e que o voo da Malaysia Airlines MH-370 reaparecerá, dando a entender um ataque no estilo do 11 de setembro utilizando o avião desaparecido em março deste ano. Coincidentemente Israel já havia levantado esta possibilidade em março deste ano.
    .
    Como vêm sendo avisado há algum tempo, o lobby sionista pretende realizar um novo atentado terrorista de falsa-bandeira. Isto é, um novo 11 de setembro perpetrado por “terroristas islâmicos”, só que desta vez as consequências serão muito mais graves.( … )

  4. Quem fez a burrada foi a parte ocidental , o apego as fofocas ,ao extraordinario ,sempre foram os defeitos da midia e dos populiticos ocidentais , houve sim um contato e um acordo entre teera e o ocidente , a propria materia deixa isto bem claro , o detalhe eque este acordo era pra ser discreto e nao deveria ser oficializado e anunciado aos quatro cantos , mas o CUMIXAO anal dos ocidentais foi mais forte e acabaram fazendo pirotecnia da situaçao , o ocidente esta virando um antro de putas e viciados em drogas que adoram fazer cagadas ,agora passam a passar a merda na cara !

    • “O OCIDENTE ESTA VIRANDO UM ANTRO DE PUTAS E VICIADOS EM DROGAS. Viciados em drogas? Li recentemente um livro autobiografico de Frank Lucas, um afro-norte americano traficante de cocaina em Nova York, que diz ter usado os avioes e aeroportos da Forca Aerea Norte Americana, para transportar milhares de toneladas de cocaina do Camboja aos Estados Unidos, quebrando assim o monopolio da Mafia nesse trafico. Como pode um criolo traficante utilizar aviao militar para transportar milhares de toneladas de cocaina para os EUA sem ser apreendido, seja pelas autoridades civis e militares, seja pela propria Mafia?Isto ocorreu na decada de 1970. Obvio Frank Lucas so poderia estar sendso protegido por gente militar.Acabo de ler o livro COMPROMISED de TERRY REED, um ex agente da Cia, envolvido no escandalo que envolveu a administracao de Reagan, quando descobriram que a CIA estava transportando armas para os chamadosa CONTRAS na Nicaragua em avioes que saia de uma peq

  5. continuacao…..chamados CONTRAS na Nicaragua em avioes que saiam de uma pequena cidade do estado Kansas, chamada Mena e regressavam carregados com toneladas de cocaina. Essa operacao da CIA, envolvia vice presidente e depois presidente BUSH, o velho, o Diretor da CIA, na epoca, e o entao governador do Estado do Kansas, chamado BILL CLINTON. Se o proprio governo de um pais importa cocaina e heroina dentro do seu pais, nao podemos nos estranhar que um grande parte da sua populacao se torna viciada. Agora dizer que o Ocidente esta virando um ANTRO DE PUTAS, sou obrigado a discordar de voce. Nao e verdade isso. O OCIDENTE ESTA PRODUZINDO UM NUMERO MUITO GRANDE DE PUTAS, TARADOS E PEDOFILOS. E escandalos mais escandalos envolvendo gente publica, famosa, membros da alta burguesia, que estao sendo exposta, como pedofilos e tarados e a papel das autoridades policiais e da justica e proteger esse pessoal. Eu diria que o OCIDENTE E UM ANTRO DE PUTAS, PEDOFILOS E TARADOS, ainda que eu nao diria que issto e peculiar ao ocidente.

  6. A questão e muito simples, se os persas ou sauditas quiserem,e entrarem para valer na guerra, este tal ISIl vai para o saco rapidinho, mas a pergunta é; eles querem? No meio de toda esta questão, existe o fator “Curdos”
    E a Turquia hem?! quetinha no canto dela 😉

Comentários não permitidos.