Zona de “Operação Anti – Terrorista”: Kiev perdeu a chance de uma Solução Militar do problema Novarrússia.

Vladislav Shurgin.

Fonte: Voice Of Sebastopol

Tradução e adaptação: César Antônio Ferreira – “Ilya Ehrenburg”.

Os sucessos militares recentes, da parte da milícia do Donbass, acabaram por gerar um clima otimista entre os apoiadores da Novarrússia, naquilo que se refere às futuras perspectivas de combate. Muito além dos comandantes, o que se ouve, são planos anunciados para uma segunda fase de ataque, cujo escopo assombra ainda mais as chamadas metas de longo alcance. Portanto, o quanto é realista os planos ofensivos dos participantes das milicias federalistas, e se é possível contar com a continuação das atuais tendências positivas, no tocante ao equilíbrio de forças no front?

Estas questões foram abordadas para o especialista militar russo Vladislav Shurgin:

– É óbvio que neste momento ocorre uma grave mudança psicológica no estado das forças combatentes no Donbass. A “Junta de Kiev” quase esgotou todos os seus recursos, jogados no Donbass, com o objetivo de suprimir de imediato a insurreição. Esta ação de Kiev, de início, foi uma aventura, pois desde o começo do Nazi-Golpe, o Exército da Ucrânia demonstrava total incapacidade para o combate. A “Guarda Nacional”, formada às pressas, nunca exibiu capacidade combativa, tratava-se, pois, de uma primitiva força de coação policial, adequada a represálias contra a população civil, mas não para o combate regular. Na região do Donbass a “Guarda Nacional” enfrentou a milícia, que se tornava a cada dia mais bem armada, organizada e moralmente elevada. Como resultado, as tropas de “Kiev” começaram a sofrer perdas terríveis, para execução das suas missões nas áreas destinadas, com movimentos caóticos, bem como de deserções em massa.

As arremetidas resultaram na formação de uma série interminável de bolsões (cercos) no interior dos quais a maior parte do exército foi destruído, ou completamente desmoralizado. Assim, neste momento, a operação de Kiev no Donbass falhou completamente.

Nos próximos dias e semanas, a tarefa da Junta de Kiev será a de resgatar a situação na frente de combate para evitar a deserção em massa no seio do exército, porque parar será impossível. Não é uma coincidência que por estes dias o Ministério da Defesa Ucraniano anunciou a criação de um tipo análogo à SMERCH soviética – uma estrutura militar projetada especificamente para restaurar a ordem na retaguarda operacional. Além disso, a junta tenta fechar apressadamente as lacunas com recrutas xucros, recém convocados, quase sem formação e desmotivados. O quão ruim está a situação da mobilização dos recursos, é demonstrado no mais novo decreto de Poroshenko, que institui o recrutamento de estudantes de tempo integral, desprovidos de qualquer experiência militar. Desta maneira a situação operacional favorece a Novarrússia, que é literalmente abastecida “on the job”, por dezenas de equipamentos militares capturados, e centenas de novos voluntários, incluindo ex-soldados do exército ucraniano.

No médio prazo as posições militares da Novarrússia, também, estão favorecidas. A fim de poder restaurar o ímpeto ofensivo no leste da Ucrânia, a “Junta de Kiev” vai precisar de pelo menos três meses, ou o que é mais provável, todo o inverno, o que será uma carga difícil para a Ucrânia em termos econômicos e sociais. Mas, a Novarrússia não vai sentar-se no chão. Os seus recursos permitem trazer o tamanho do exército para perto de quarenta mil soldados e oficiais. Isto garante antecipadamente a falha de qualquer possível ofensiva de Kiev no futuro. Em primeiro lugar, pelo fato da junta poder usar o seu potencial de mobilização só em quantidades muito limitadas. De acordo com algumas estimativas, o potencial de mobilização da junta é de até um milhão e meio de pessoas. No melhor dos casos, mesmo com toda ajuda proporcionada pelo Ocidente, será um exército de até 120.000 soldados e oficiais. Mas, está será uma força nominal, pois na verdade será o resultado de uma terceira, quarta, e por assim adiante “ondas de mobilização”, cuja composição qualitativa será inexistente, ineficaz, pois devemos entender que cada uma dessas “ondas” de nova mobilização encherá o exército com material humano cada vez menos apropriado para o combate. Isso, podemos vê-lo, hoje. Vamos lembrar que o primeiro “Caldeirão Sul” (cerco) levou mais de um mês para chegar ao seu término, enquanto os cercos atuais veem o pedido de misericórdia ser solicitado após uma semana. Então, é seguro dizer o seguinte: hoje a “Junta de Kiev” já não tem a solução militar do problema da Novarrússia. E amanhã, não terá outras.

9 Comentários

  1. Nova Russia? Quando eu usei esse termo referindo ao leste da Ucrania, ninguem fez comentario. Vamos ver a reacao agora. O que e importantge no momento e checar as informacoes que vem de Jim Willie, que tropas de elite de paises de Europa Ocidental estao lutando para Nova Russia e que um destacamento frances dessa tropa apreendeu um grupo de mercenarios do Blackwater, que fornece mercenarios para CIA..

    • Os russos utilizam o termo com liberalidade. Fiquei em dúvida em utilizar “Nova Rússia”, ou como acabei por optar “Novarrússia”.

      Putin já citou os territórios por este nome, que foi o adotado pelos seus habitantes.

      Existe um antecedente histórico: a Bacia do Don já foi chamada no passado de “Nova Rússia”.

  2. Discurso de guerra mesmo. Acho que ou vão derrubar Kiev, ou eles vão ter de entrar um acordo forçado — até pq não consigo enxergar a Novarrusia como um estado.

  3. Engraçado nisso e ver a falta de sintonia coma realidade praticada pela midia corporativa brasileira que sempre vendeu e vende a versão yanke “ocidental” repercutindo as agencias de noticias especializadas em contar a versão deste lado da história.
    Insistiam eles no inconformismo de Kiev e na invasão Russa a seu território com brasos e ameaças a um aprofundamento de sanções, quando que se vê é uma Ucrânia afirmando se preparar para um acordo de paz com os rebeldes, com a chacela Russa. É muita velhacaria na conta do “ocidente”.

    • A versao yanque ocidental predomina porque o ingles e a lingua mundial do momento. Dai adesvantagens da Russia nesse aspecto. Quando derrubaram aquele aviao malasio na Ucrania, a midia internacional, em ingles, imediatamente disse que foi um ato terrorista cometido pelos seratistas e que Putin foi o responsavel. A midia reproduzira como se lendo um texto, a versao dada por Obama.Agora estao tentando enterrasr esse assunto. Ja nao swe comenta muito a respeito desse acidenter. Porque? Parecer que existe forte evidencias que dois avioes cacas do governo de Kiev derrubaram esse aviao. Russia exige que a

    • A versao yanque ocidental predomina porque o ingles e a lingua mundial do momento. Dai desvantagens da Russia nesse aspecto. Quando derrubaram aquele aviao malasio na Ucrania, a midia internacional, em ingles, imediatamente disse que foi um ato terrorista cometido pelos seratistas e que Putin foi o responsavel. A midia reproduzira como se lendo um texto, a versao dada por Obama.Agora estao tentando enterrasr esse assunto. Ja nao swe comenta muito a respeito desse acidenter. Porque? Parecer que existe forte evidencias que dois avioes cacas do governo de Kiev derrubaram esse aviao. Russia exige que a Inglaterra, Holanda revelam o conteudo da caixa preta desse aviao. Mas impera o silencio. A midian nao toca o assunto esse assunto esta morto.Existe a imprensa alternativa na internet, mas essa nao atinge a massa da populacao. Entao a versao propagada pela midia ocidental, a servico dos financistas, de Wall Street, coordernada pela CIA, predomina.Julio Ribeiro “ve uma Ucrania se preparar para um acordo de paz com os rebeldes”. Desculpa-me eu nao vejo isso. Que a maioria da populacao ucraniana, com excessao dos militantes nazistas e contra a guerra, isto parece ser fato.de acordo com informacoes que obtive conversando com pessoas da Ucrania, onde vivo.Um bloco de predio onde vive muita gente do leste europeu, que se reunem nas sextas feira noite, sabado e domingo, na praca central para chirrasco e onde e facil estabelexcer amizade.. Existe oposicao a guerra, aposicao a mobilizacao dos jovens para guerra etc.Mas os golpistas que tomarasm o poder nao ouvel a populacao. Eles ouvem Washington, que nao abandonou seu plano e trazer Ucrania para OTAN e la estabelecer bases militares almejando Russia. Nem as milicias nazistas abandonaram seu intento de atacar o territorio da Nova Russia. Para o governo fantoche de Kiev, os nazistas, os mercenarios de George Soros e da CIA, e os jaguncos dos oligarcas, o cessar-fogo, oferecido por Putin caiu como se fosse um milagre do ceu. Eles tinham sofridos uma derrota catastrofica na semana passada. Repito o termo DERROTA CATASTROFICA. Estao totalmente desmoralizados. Esse cessar-fogo lhes permirar se reorganizarem e atacarem novamente.A guerra continuara, ate ou Alemanha realmente abandona a OTAN e ai o edificio desta completamente se desmorona, ou essa guerra se escala e teremos o conflito direto entre Russia e os Estados Unidos.Eu creio que a relutancia, precaucao, demonstrado por Putin, esta sendo interpretado por Washington como demonstracao de fraqueza e isto faz os gringos mais audaciosos. Sou pessimista nesse assunto. eu creio que Putin querendo tentar evitar a guerra esta fazendo esta mais inevitasvel. Como costuma dizer o filosofo Giancarlos Angus, quem viver vera.

Comentários não permitidos.