Quais são as verdadeiras razões, por trás do interesse do Brasil, em um submarino movido à energia nuclear?

SSN Br (2)NOTA DO PLANO BRASIL, por Gérsio Mutti: Senhores Comentaristas do Blog Plano Brasil, o texto abaixo a seguir, postado em 28/11/2011, foi extraído do Blog Naval Open Source INTelligence.

Onde se lê “nação pária (rogue nation), atenham-se, que o autor esta se referindo aos pontos de vistas de Hollywood e das Nações Unidas acerca do Brasil, o que não deixa de ser verdade.

No parágrafo seguinte o autor da matéria aventa qual seria a verdadeira razão do interesse do Brasil em um submarino movido a energia nuclear, ou seja, fins comerciais!

A possibilidade, num futuro próximo é bastante concreta, por sinal, do Brasil vir a entrar no seleto grupo de países exportadores de tecnologia controlada, no caso, a concepção, projeto e construções de futuros submarinos nucleares para a exportação.

Notícias como esta revelam que o Brasil está no caminho certo em busca do desenvolvimento tecnológico da Nação Brasileira.

Quais são as verdadeiras razões por trás do interesse do Brasil em um submarino movido a energia nuclear?

Naval Open Source INTelligence, 28/11,2011

 A ideia de uma nação pária estar usando a tecnologia nuclear pacífica para armamentos tem sido explorada extensivamente por  Hollywood e as Nações Unidas.

Mas a ideia de adquirir poder nuclear sob o pretexto de uso militar, com a intenção real de desenvolvimento comercial parece ser uma ideia original do governo do Brasil.

Um acordo foi firmado há dois anos com os franceses para  construir cinco submarinos para o Brasil, um deles movido por um reator nuclear, e todos estacionados na Base de Submarinos de Sepetiba, no Rio de Janeiro.

Tradução e Adaptação de texto, por Gérsio Mutti

Foto: SNBr Álvaro Alberto SN-10 – Vista em corte longitudinal

Fonte: Blog  Naval Open Source INTelligence 

18 Comentários

  1. Se for essa a intenção pára onde está e investe em saúde, educação, agricultura, pesca, energia, tecnologia pacífica e fica todo mundo de quatro para receber os merecidos prêmios .
    Té logo.

  2. Nação pária, e a que financia grupos terroristas por baixo dos panos, para depois ser mordido pelo próprio animal que cria.A velha tatica de criar a dificuldade, para vender a facilidade.
    Quanto ao nosso SubNuc, A marinha tem feito sacrificios momentais, para deter a tecnologia que realmente pode no futuro, negar nossa costa a inimigos. Sacrificios de ordem operacional financeira(Acabam de mandar a Frotin para reserva, uma corveta de apenas 20 anos, por falta de verbas operacionais)A marinha do Brasil, graças a seu (des)governo, tem que se desfazer dos anéis, para não perder os dedos.
    O SubNuc brasuca já deveria ter sido lançado ao mar, há muito tempo, India e China, começaram depois, e terminaram antes seus projetos neste sentido. A diferença e que lá, uma bando de revanchistas de merd@, não tomaram de assalto ideologico o poder, e a elite de formadores de opinião deles, não e plenamente analfabeta geo politica, como a nossa.

    Em tempo, o projeto do SubNuc brasileiro, não recebe verbas diretas em seu desenvolvimento, desde Abril, A ùnica coisa que anda, e o Estaleiro, mas não por conta da marinha, e sim da Odebrecht financiadora de corruptos S/A

    • Em verdade, o golpe de 1964 atrasou nosso desenvolvimento tecnológico em uma geração. Foi uma geração de cérebros deportada, torturada, assassinada, escondida, expulsa de faculdades e colégios ou do serviço público porque foi criminalizado o pensamento de esquerda, ou seja, foram perseguidas as pessoas que possuíam sensibilidade social, que desejavam a melhoria de todos ao invés de um país injusto com uma das elites mais atrasadas do planeta. Quando a geração seguinte começou a desenvolver tecnologia, derrubaram os militares para colocar civis com idéias liberais, abrindo nosso mercado, acabando com nossos estatais, destruindo nosso parque fabril e desnacionalizando nossas empresas.

  3. Sinceramente acho estapafúrdia essa ideia do nosso país estar adquirindo essa tecnologia para se tornar no futuro, um comerciante de submarinos nucleares para a exportação !

    O Blog Naval Open Source INTelligence esta apenas especulando, para não dizer ”viajando” e demonstra desconhecer o verdadeiro porque do SubNuc BR !

  4. Praticamente IMPOSSÍVEL exportar submarinos nucleares!

    Primeiros que todas as POTÊNCIAS nucleares podem VETAR, com uso da força se necessário… para evitar que tecnologia tão avança caia em mãos erradas!

    Segundo… temos que aprender a fazer submarinos CONVENCIONAIS antes… e estamos MUITO longe disso!

    Isso não é ESPECULAÇÃO… é conversa pra boi dormir!

    • Caro Mauro.. meu medo é que depois de 30 anos trabalhando com os Subs alemães não fomos capazes de fazer nosso próprio, e ao mudar toda a doutrina e ferramental para construir os franceses agora, seja uma desculpa no futuro para justificar que novamente não aprendemos nada!
      Por isso respeito os chineses, compram, copiam, melhoram e multiplicam o que quer que for…. todo mundo chora o plágio mas no final ninguém se mete com eles!
      Abraço,

      • Caro walfredo, também montamos o IKL-209 “Tikuna” no ARMJ e no final alegaram que tínhamos que partir para os Scorpenes pois não havíamos adquirido know-how para construir por conta própria. O mesmo com as Vospers e até hoje não desenvolvemos nossas próprias fragatas… Espero mesmo que desta vez seja diferente …
        Abraço,

  5. Quem sabe de repente o BRASIL pode lançar um submarino nuclear popular, com motor 1000, para exportação !
    Imagine estaremos realizando o sonho de muitas nações,popularizando essa máquina tão complexa e cara ! vamos acabar com a segregação nuclear !

  6. Na imagem aparece apenas misseis anti-navios e torpedos eu acho que um submarino como esse pode carregar um gama maior de armamentos como minas submarinas, misseis de cruzeiros lançados pelos tubos de torpedos e até misseis antiaéreos além de poder transportar até as chamadas zonas quentes(conflitos) grupos de mergulhadores de combate totalmente equipados.

  7. Espero que a Marinha do BRASIL continue sua saga obtendo e desenvolvendo tecnologias, para nos dotar futuramente de submarinos lançadores de misseis intercontinentais nucleares, defendo a integridade de nosso território das ameaças que virão. Independente dos governos ou desgovernos que possam afligir nosso país. Porque quem defende ao nação são as forças armadas, o povo trabalha pelo desenvolvimento e os políticos são os sanguessugas.

Comentários não permitidos.