Defesa & Geopolítica

Programa Nuclear da Marinha do Brasil (MB) e o novo Submarino Nuclear Brasileiro Álvaro Alberto SN-10

Posted by

SSN BRPalestra realizada em 2013  no Circulo Militar de Campinas (CMC) sobre o novo Submarino Nuclear Brasileiro (SNBr) Álvaro Alberto SN-10

O submarino nuclear é uma embarcação movida pela energia produzida por um reator nuclear capaz de submergir e emergir quando desejado. O uso da energia nuclear traz grandes vantagens nestes tipos de embarcação pois possibilita que o submarino permaneça por longos períodos de tempo totalmente submerso, o que não é possível, quando é movido a motores diesel pela necessidade de ar, ou movido a energia elétrica pois as baterias não possuem longa duração.

O submarino de propulsão nuclear brasileiro é um submarino nuclear onde a fonte de energia é um reator nuclear e cujo calor gerado vaporiza água, possibilitando o emprego desse vapor em turbinas. Está sendo construído com a parceria da França e tem previsão para operação em 2020.

O minério de urânio é toda concentração natural de mineral ou minerais na qual o urânio ocorre em proporções e condições tais que permitam sua exploração econômica: mineração e beneficiamento.

O elemento químico Urânio é um metal branco-níquel, pouco menos duro que o aço e encontra-se, em estado natural, nas rochas da crosta terrestre. Sua principal aplicação comercial é na geração de energia elétrica, na qualidade de combustível para reatores nucleares de potência. É também utilizado na produção de material radioativo para uso na medicina e na agricultura.

A prospecção e pesquisa de minerais de urânio tem por finalidade básica localizar, avaliar e medir reservas de urânio. Tais trabalhos começam pela seleção de áreas promissoras, indicadas por exame de fotografias aéreas, imagens de radar e de satélites.

A seguir é feita a verificação de campo, destinada a identificar as estruturas ou condições geológicas favoráveis a tal ocorrência e, se positivos os resultados, são implementados os trabalhos de prospecção e pesquisa.

Na unidade de beneficiamento o urânio é extraído do minério, purificado e concentrado sob a forma de um sal de cor amarela, conhecido como “yellowcake”.

O minério de urânio é retirado da mina e após processo de extração é enviado para usina de beneficiamento e obtenção do concentrado de urânio, cuja composição química é o diuranato de amônia, conhecido como yellowcake ou concentrado de U3O8.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1lF1RrT” standard=”http://www.youtube.com/v/GHO1nmur5-4?fs=1″ vars=”ytid=GHO1nmur5-4&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1653″ /]

7 Comments

shared on wplocker.com