Exército Brasileiro aprova helicóptero versão AS.365K2 Super Pantera

Segundo comunicado da Helibras, o Exército Brasileiro aprovou na última semana de agosto a continuidade do programa de modernização, pela empresa, dos 34 helicópteros modelo AS.365K Pantera, operados pela Aviação do Exército.

Os resultados da avaliação técnico-operacional feita por esta do primeiro exemplar modernizado foram determinantes para a sequência do projeto, em cumprimento ao exigido em contrato.

Os aparelhos após a modernização, serão redesignados pela AvEx como AS.365K2 Super Pantera.

Exibindo 98% de disponibilidade, o exemplar inicial modernizado voou 220 horas na fase de avaliação, em 12 cidades brasileiras, para a realização de cerca de 150 missões diferentes, inclusive cumprindo missão real.

“Nessas atividades o Exército pôde comprovar os ganhos operacionais do AS.365K2 em relação à versão anterior, como menor carga de trabalho, diminuição do tempo de translado, maior autonomia e aumento da segurança para as tripulações”, afirmou Marco Wagner, gerente do programa de modernização dos Pantera na Helibras.

Ainda na aprovação, o Exército ressaltou a necessidade de contar com as aeronaves modernizadas em menor prazo e, por isso, a Helibras vai antecipar as próximas entregas e o prazo final do programa.

Na previsão inicial, o término das modernizações aconteceria em 2021, sendo duas unidades entregues neste ano, quatro em 2015 e mais seis por ano até completar as 34.

O novo AS.365K2, que incorpora todas as evoluções, é o primeiro helicóptero totalmente certificado no Brasil pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e representa um marco para a Helibras, pois a versão foi desenvolvida integralmente  no país.

O processo de modernização envolveu o aperfeiçoamento do design preliminar e detalhado da aeronave, executado pelos engenheiros brasileiros agregando ainda o domínio de importantes tecnologias e possibilidades para o desenvolvimento de novos projetos, através do Centro de Engenharia da Helibras.

Além disso, cumprindo exigência contratual, a maior parte dos novos equipamentos e sistemas instalados no helicóptero modernizado possui suporte de empresas no território nacional.

Assinado em 2009, o contrato de modernização de 34 helicópteros AS.365K Pantera da AvEx, no valor de R$ 347 milhões, incluía a instalação de novos motores, com maior potência, novos aviônicos, sistemas de radiocomunicação e a habilitação para voo com Óculos de Visão Noturna (OVN), sendo que os Pantera eram os últimos helicópteros da AvEx que ainda não contavam com essa capacidade.

Após este processo, as aeronaves transformaram-se em equipamentos de última geração, com pelo menos mais 25 anos de vida útil.

Fonte: C&R

4 Comentários

    • Muitos se escandalizam com os acontecimentos que a imprensa ocidental americana e europeia mostram com o sofrimento humano que ocorre na Ucrânia más, não é a mesma coisa quando se levarmos em conta ao sofrimento na Palestina, onde a cada invasão do Hitler israelita ” BIBI”, este se apropria das terras dos palestinos e assim a cada dia o estado palestino desaparece no mapa, como se fosse um “vírus dos infernos” que se apoderasse de um corpo santo.
      .
      Com hipocrisias e mentiras, a mídia sionista sempre manipulou as mentes e desvirtua a realidade dos fatos, encobrindo as sua verdadeira intenções maléficas.
      .
      .
      ***********************
      .
      O Negócio de Israel (‘Vidas em Troca de Terra’) é Roubo Puro e Simples!

      O NEGÓCIO DE ISRAEL ( ” VIDAS EM TROCA DE TERRAS” ) É ROUBO PURO E SIMPLES.
      .
      por: The Independent – Robert Fisk
      .
      .
      ( … ) Foi instrutivo saber que o conselho Etzion israelense-judeu considerou o roubo como castigo pelo assassinato de três adolescentes israelenses em junho. “O objetivo dos assassinatos dos três jovens foi semear o medo entre nós, interromper nossa vida diária e pôr em dúvida nosso direito [sic] à terra” – anunciou o conselho Etzion. “Nossa resposta é reforçar a colônia”.
      .
      Deve ser a primeira vez que alguém ‘adquiriu’ terras na “Palestina” sem usar desculpas sobre segurança ou direitos de nascimento – ou por decisão-autorização direta de Deus. Dessa vez, o motivo para roubar terra palestina foi declaradamente vingança. Assim se cria interessante precedente.
      .
      Se a vida de um israelense inocente – cruelmente ceifada – vale cerca de 330 acres de terra, a vida de um palestino inocente – também cruelmente ceifada – vale a mesma porção de terra.( …)

      .
      (*) fonte: anovaordemmundial.com/2014/09/o-negocio-de-israel-vidas-em-troca-de.html

Comentários não permitidos.