Defesa & Geopolítica

Exército Brasileiro aprova helicóptero versão AS.365K2 Super Pantera

Posted by

Segundo comunicado da Helibras, o Exército Brasileiro aprovou na última semana de agosto a continuidade do programa de modernização, pela empresa, dos 34 helicópteros modelo AS.365K Pantera, operados pela Aviação do Exército.

Os resultados da avaliação técnico-operacional feita por esta do primeiro exemplar modernizado foram determinantes para a sequência do projeto, em cumprimento ao exigido em contrato.

Os aparelhos após a modernização, serão redesignados pela AvEx como AS.365K2 Super Pantera.

Exibindo 98% de disponibilidade, o exemplar inicial modernizado voou 220 horas na fase de avaliação, em 12 cidades brasileiras, para a realização de cerca de 150 missões diferentes, inclusive cumprindo missão real.

“Nessas atividades o Exército pôde comprovar os ganhos operacionais do AS.365K2 em relação à versão anterior, como menor carga de trabalho, diminuição do tempo de translado, maior autonomia e aumento da segurança para as tripulações”, afirmou Marco Wagner, gerente do programa de modernização dos Pantera na Helibras.

Ainda na aprovação, o Exército ressaltou a necessidade de contar com as aeronaves modernizadas em menor prazo e, por isso, a Helibras vai antecipar as próximas entregas e o prazo final do programa.

Na previsão inicial, o término das modernizações aconteceria em 2021, sendo duas unidades entregues neste ano, quatro em 2015 e mais seis por ano até completar as 34.

O novo AS.365K2, que incorpora todas as evoluções, é o primeiro helicóptero totalmente certificado no Brasil pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e representa um marco para a Helibras, pois a versão foi desenvolvida integralmente  no país.

O processo de modernização envolveu o aperfeiçoamento do design preliminar e detalhado da aeronave, executado pelos engenheiros brasileiros agregando ainda o domínio de importantes tecnologias e possibilidades para o desenvolvimento de novos projetos, através do Centro de Engenharia da Helibras.

Além disso, cumprindo exigência contratual, a maior parte dos novos equipamentos e sistemas instalados no helicóptero modernizado possui suporte de empresas no território nacional.

Assinado em 2009, o contrato de modernização de 34 helicópteros AS.365K Pantera da AvEx, no valor de R$ 347 milhões, incluía a instalação de novos motores, com maior potência, novos aviônicos, sistemas de radiocomunicação e a habilitação para voo com Óculos de Visão Noturna (OVN), sendo que os Pantera eram os últimos helicópteros da AvEx que ainda não contavam com essa capacidade.

Após este processo, as aeronaves transformaram-se em equipamentos de última geração, com pelo menos mais 25 anos de vida útil.

Fonte: C&R

4 Comments

shared on wplocker.com