Ali Khamenei autoriza a coordenação de operações militares com americanos, iraquianos e curdos

O líder supremo do Irã aprovou uma cooperação com os Estados Unidos para combater o grupo extremista autodenominado Estado Islâmico (EI), fontes em Teerã confirmaram ao serviço iraniano da BBC.

O aiatolá Ali Khamenei teria autorizado seu mais alto oficial, o general Qasem Soleimani, a coordenar operações militares com as forças americanas, iraquianas e curdas.

Desde a Revolução Islâmica no Irã em 1979, Washington e Teerã mantêm um relacionamento tenso. Washington cortou relações com Teerã no ano seguinte à revolução, quando estudantes iranianos ocuparam a embaixada americana na capital e fizeram 52 americanos reféns.

O Irã também tradicionalmente se opôs ao envolvimento americano no Iraque, atualmente um aliado do governo iraniano. No entanto, o país de maioria xiita acredita que o EI – um grupo de extremistas sunitas que considera os xiitas hereges – é uma séria ameaça.

Ataques aéreos

No mês passado, bombardeios americanos ajudaram milícias xiitas apoiadas pelo Irã e forças curdas a romper um cerco de dois meses do Estado Islâmico na cidade de Amerli, no norte iraquiano.

O EI tomou partes do norte e do oeste do Iraque e do leste da Síria nos últimos meses.

Forças americanas começaram a realizar ataques aéreos em posições do EI em agosto, depois que o grupo ocupou diversas cidades no norte do país.

O general Soleimani já tem trabalhado nos últimos meses fortalecendo as defesas de Bagdá com a ajuda das milícias xiitas.

Em uma foto divulgada na internet, ele aparecia no norte do Iraque na época do rompimento do cerco de Amerli – uma indicação de que a cooperação entre EUA e Irã já pode ter começado.

‘Sem soldados em terra’

Reunidos em uma cúpula no País de Gales, líderes da Otan dizem querer formar uma coalizão militar contra o EI.

“Precisamos atacá-los de forma a impedir que eles dominem mais território, a reforçar as forças de segurança do Iraque e de outros (países) na região que estejam preparados para enfrentá-los, sem comprometermos nossos soldados”, disse o secretário de Estado americano, John Kerry, segundo a agência de notícias Reuters.

“Eu acho que este é o limite até onde vamos ir: sem soldados em terra”, afirmou.

A brutalidade do EI – incluindo assassinatos em massa e o sequestro de membros de minorias étnicas e religiosas, além da decapitação de jornalistas – causou indignação em todo o mundo.

No mês passado, forças iraquianas e curdas conseguiram retirar o EI de partes do norte do Iraque, mas o grupo ainda controla o que declarou ser um califado entre Síria e Iraque.

BBC Brasil

Fonte: Terra

22 Comentários

    • PERGUNTA
      .
      .
      Porquê EI ( Al-Queda 2.0 ) querem atacar Putin também, este que é;segunda a imprensa ocidental sionista, o Hitler da vez ? …. 😉

      • O que notei nessa estória toda, é que :

        O Putin falou…
        O Obama falou …
        A Dilma falou …
        O Palmor falou …

        … veja que esses exemplos e outros de quem fala tem nome e fotos espalhados pra todo lado, os caras chamam pra si a responsa.
        O que já a gente lê por aí é que o

        EI falou
        ou
        que os reféns falaram …

        nós não temos ou pouco temos nomes e fotos dos caras que realmente pensam e falam pelo EI.
        Com exceção do califa e o britânico cortador de cabeças faltam personalidades para chamarem para si a reponsa… está faltando peças nesse quebra cabeças

        Com a palavra quem sabe ou que viu mais que eu nessa estorinha.

  1. Se os EUA não puxarem as coleiras de seus lacaios que financiam o EI,vai ficar mais difícil vence-los,Teerã deve tomar muito cuidado tanto com o EI como com os EUA !

    • Teerã vai querer ajudar os xiitas no Iraque, mas depois quero ver como ficará a situação dos curdos (por exemplo).
      Mas e a coisa fosse séria mesmo, os EUA iriam atrás dos sunitas do golfo que financiam esta barbárie toda.
      A história mostra que vão fechar os olhos, como sempre.

  2. O Persas estão ávidos p receberem concessões em troca da ajuda e combate ao EIL/ISIL, pq ñ juntar o útil ao agradavel? Afinal, os Persas serão alvos , assim como os judeuss serão, se o monstros criado p A.Maldita, ianglesess , ñ for destruidos em tempo hábil e rápido,criador x criatura; p ontem…Sds. 😉

    • Giancarlos, talvez o Irã seja a única saída verdadeira.
      Enquanto as potências gritavam contra os ataques contra os terroristas sunitas na Síria, há quase 3 anos, a Arábia e outros reinos do golfo promoviam massacres às manifestações de xiitas, as minorias, em seus países.
      Pode ser também que as potências estejam querendo juntar o útil ao agradável também, concessões em campos de petróleo, por exemplo.
      Tudo podre. E os inocentes sendo massacrados.

  3. O inimigo de meu inimigo é meu amigo. Já dizia um provérbio de 400 A.C.
    Agora, eu quero ver as potências correrem atrás de punir as nações, ou indivíduos, que estão financiando o EI.

    • Se este provérbio valesse alguma coisa, a Al-Queda não estaria combatendo contra os mesmo inimigos dos sionistas anglo-saxçoes ( EUA ) & OTAN … 😉
      .
      A imprensa ocidental sempre, como uma cortina de fumaça,leva para a opinião pública que a Al-Queda e agora mais uma das criações dos EUA, o EI todas são terroristas e cabe agora a cavalaria das cruzadas ocidental, atacá-los … 😉
      .
      Eles criaram um verme e gora, eles vem com o “remédio” ….. bem “providencial” … Hahahahah…. TE CUIDA SÍRIA !!!!

  4. E a morte daquele americano por degolamento …. será que é mais uma pegadinha do tio Sam ( bandeira falsa ) ? … e o senador John McCain, ele é pior do que o Bin Laden …. mais uma coisa é certa; os EUA é o maior patrocinador do terrorismo no MUNDO ! … não é atoa que eles tiveram como um ex-presidente da republica, um notório torturador ;W. Bush.
    .
    Afinal estamos falando dos EUA … 😉

    • Helveciofilho o http://www.globalresearch.ca tem publicado material dizendo que a agencia que bota no YouTube esse material sobre decapitacao de jornalistas, e a mesma agencia que uns anos atras foi exposta como tendo falsificado material semelhante e que tal agencia trabalha para CIA. Parece-me que nenhumj jornalista foi decapitado nos ultimos meses no Oriente Medio. Pura propaganda, falsificacao, desinformacao, visando criar um clima de medo, panico entre a populacao norte americana e europeia para uma tercerira guerra mundial.Eventualmente eu cit/arei esse material.

  5. Ué… não era o Irã parte do “eixo do mal” ?
    Bom.. pra combater os “filhotes” rebeldes que foram financiado pela AS, EUA, Kuait etc… os iranianos agora servem!
    E o tribunal internacional e a ONU não querem enxergar quem criou este monstro chamado EI ??!!!!
    Abraço,

  6. BBC, servico de propaganda, falsificacao e desinformacao a servico do governo britanico. Um antro de pedofilos, tarados e satanistas, parte do estabelecimento britanico. Foi a BBC que permitiu Aiatolah Khomeni propagar suas ideias politicas na Persia quando este fugindo do SAVAK, a policia secreta do Xha do Iran, vivia exilado na Franca.Os islamitas radicais do Iram foi criaqdo pela CIA e MI6, quando os norte americanos e britanicos perceberam que o Xha Resai do Iram nao tinha condicao de combater o movimento popular contra o regime que era dirigido pelos Mujahadins, Fedains, entre a populacao wem geral e pelo Partido Tudeh, o partido comunista, pro Moscow, entre a classe operaria. Conheco bem iranianos ricos e classe media.Trabalhei com eles 8 anos em Londres. Queriam ate que eu casasse com a filha de um membro da familia para eu poder juntar a essa familia. Sao de peles escura e querem ser brancos, querem ser europeus. e adoram os norte americanos.. Mas nao e amor correspondido. Os gringos e europeus os despresam. Somente querem seus petroleos e gaz. E os iranianos burgueses percebem isso e sentem-se traidos. Eu nao creio que existe possibilidade do Iram cooperar com os EUA contra o ISIS/EI, porque este trabalha para a CIA e o objetivo de criar esse movimento EI e precisamente destruir o regime de ASSAD e a influencia da Persia no Iraque.

    • “BBC, servico de propaganda, falsificacao e desinformacao a servico do governo britanico”

      Exatamente. Nada mais que um pasquim londrino.

      • Então, são um páreo duro para os SOCIALISTAS/COMUNISTAS INTERNACIONALISTAS no quesito “odiar a Deus, amar a sodomia e detestar a humanidade”… quem será pior ???…

  7. Hummmmmm

    Cooperação com OZIRANIANU feio e bobo?

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ahhhh

    Mas os EUA (o bezerro dourado) podem……

    • NOVAS REVELAÇÕES DE SNOWDEN DESVENDAM ESPIONAGEM INDUSTRIAL AMERICANA CONTRA A RÚSSIA.
      .
      fonte(*) : http://noticia-final.blogspot.com.br/2014/09/novas-revelacoes-de-edward-snowden.html
      .
      .
      O documento descreve os passos que a comunidade de inteligência poderia empreender se em 2005 os Estados Unidos começassem “a perder sua supremacia em tecnologia e inovação”. Assim, os serviços secretos norte-americanos poderiam se decidir pela “coleta sistemática de dados de fontes abertas, assim como pela obtenção de informação protegida através de introdução física e de realização de ciberataques”.
      .
      .***********************
      .
      A casa caiu !!! …que fracasso… que fim triste da vacolândia … hahahah …. acada dia me convenço que os EUA é uma putenfia … Hahahah

  8. O que o ISIL não faz! A ameaça do grupo faz com que os atores envolvidos na questão, mormente EUA e Irã, deixem suas diferenças de lado e façam o que for possível para manter o status quo. E não estranhem caso Israel se junte aos esforços, especialmente depois da notícia que ao menos 10 árabes israelenses teriam se juntado ao grupo terrorista.

Comentários não permitidos.