Obama pede que OTAN defenda Ucrânia

A visão da Europa comprometida com a paz e a liberdade são ameaçadas pelas agressões da Rússia à Ucrânia, disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em discurso em Tallinn, capital da Estônia.

Obama disse que a OTAN, a aliança militar ocidental, não vai deixar tais agressões passarem em branco.

“A OTAN precisa assumir compromissos concretos para ajudar a Ucrânia a modernizar e fortalecer suas forças de segurança. Precisamos fazer mais para ajudar nossos parceiros na OTAN, incluindo Geórgia e Moldávia, a fortalecer suas defesas também”, disse ele em um auditório lotado.

A Ucrânia e os países ocidentais acusam a Rússia de contribuir militarmente com separatistas no leste ucraniano. Mais recentemente, os países acusaram Moscou de enviar soldados e tanques ao país vizinho.

Obama disse que a Rússia estava pagando um preço alto pelas suas ações, devido às sanções aplicadas contra o país pelos EUA e pela União Europeia.

Os membros da OTAN se reúnem nesta quinta no País de Gales para discutir a criação de uma força-tarefa com 4.000 soldados para possível reação ao movimento russo no leste da Ucrânia.

Folha Online

Fonte: Voz da Rússia

5 Comentários

  1. Os russos estavam quietinhos na deles.
    Mas a OTAN precisa de um inimigo, senão acaba. Ainda mais agora em época de vacas magras e cortes nos orçamentos de defesa nacionais, redução de contingentes, etc.
    Acho que agressão na grande maioria dos casos partiu do ocidente contra a Rússia, e não vice-versa. A ameaça comunista soviética acabou, nem os russos querem isso mais, então se o ocidente procura um inimigo militar e econômico de verdade, tem que olhar para outro lugar. Só que esse é muito maior e poderoso, então eles evitam.

Comentários não permitidos.