Defesa & Geopolítica

Obama pede que OTAN defenda Ucrânia

Posted by

A visão da Europa comprometida com a paz e a liberdade são ameaçadas pelas agressões da Rússia à Ucrânia, disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em discurso em Tallinn, capital da Estônia.

Obama disse que a OTAN, a aliança militar ocidental, não vai deixar tais agressões passarem em branco.

“A OTAN precisa assumir compromissos concretos para ajudar a Ucrânia a modernizar e fortalecer suas forças de segurança. Precisamos fazer mais para ajudar nossos parceiros na OTAN, incluindo Geórgia e Moldávia, a fortalecer suas defesas também”, disse ele em um auditório lotado.

A Ucrânia e os países ocidentais acusam a Rússia de contribuir militarmente com separatistas no leste ucraniano. Mais recentemente, os países acusaram Moscou de enviar soldados e tanques ao país vizinho.

Obama disse que a Rússia estava pagando um preço alto pelas suas ações, devido às sanções aplicadas contra o país pelos EUA e pela União Europeia.

Os membros da OTAN se reúnem nesta quinta no País de Gales para discutir a criação de uma força-tarefa com 4.000 soldados para possível reação ao movimento russo no leste da Ucrânia.

Folha Online

Fonte: Voz da Rússia

5 Comments

shared on wplocker.com