Defesa & Geopolítica

Tchecos, Eslovacos e Suecos assinam acordo de intenções que abre caminhos para o Gripen na Força Aérea Eslovaca

Posted by

O-caca-sueco-Gripen-NG-03-size-598E.M.Pinto

Autoridades da República Tcheca, Eslováquia e Suécia assinaram uma carta de intenção para um amplo programa de cooperação no âmbito dos caças SAAB Gripen  que projeta as possibilidades do caça Sueco vir a ser adotado pela Força Aérea Eslovaca. O programa é importante pois as duas nações da Europa Central, são parceiros centenários cujas colaborações econômicas, culturais e históricas remontam desde os tempos que antecedem a criação e dissolução da Tchecoslováquia.

A inter operacionalidade enter as nações é algo visto como muito vantajoso, além da Rep. Tcheca o Caça Sueco também é operado pela Hungria, igualmente um importante parceiro da república Eslovaca.

Em maio deste ano foi anunciado que o contrato de leasing dos caças Gripen celebrado entre os governos da Suécia e da República Tcheca, fora prorrogado por mais 12 anos, os Gripen CD Tchecos deverão operar naquela força aérea até meados de 2027.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1lHOYxJ” standard=”http://www.youtube.com/v/oKlQyPOiRuE?fs=1″ vars=”ytid=oKlQyPOiRuE&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5980″ /]

20 Comments

shared on wplocker.com