Obama anuncia instalação de Força Aérea dos EUA na Estônia

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou o reforço da presença militar nos países Bálticos, nomeadamente a instalação de unidades da Força Aérea numa base naval na Estônia, declarou ele numa conferência de imprensa em Tallinn.

“Hoje, posso anunciar que esta iniciativa (de reforço da presença militar dos EUA nos países Bálticos) inclui a instalação de mais unidades da FA, aviões para a realização de manobras. Consideramos que o melhor lugar para a sua instalação será a base naval aqui, na Estônia”, declarou Obama.

Fonte:Voz da Rússia

25 Comentários

  1. placebo para a morimbunda otan

    os políticos concientes europeus loucos para se verem livres das bases americanas desde a segunda guerra mundial e os estados unidos fazendo de tudo para aumentar elas na europa!

    a letonia mostra que foi cooptada a ser apenas um boi de piranha , isso que é ter políticos fantoches aliados a empresários e ongns de atitudes duvidosas

    na hora de votar reflita bem pois fantoches fabricados por ongns financiadas por estrangeiros tem em todo canto

    • Pé de Cão,

      Letônia, Estônia e Lituânia sempre estiveram sob influência russa. Agarrar-se a OTAN foi uma forma que eles encontraram para poder se aproximarem do ocidente e, por tabela, de seus mercados altamente lucrativos.

      Quanto aos americanos, a intenção é óbvia… O reforço da presença militar é uma garantia para com os Países Bálticos de que os principais membros da OTAN não irão tolerar qualquer forma de ingerência externa para com seus membros menores.

  2. Pode mandar os F-18, F-22 e afins, serão ótimos alvos a serem acompanhados pelas baterias anti aéreas russas…Almaz Antey agradece 😉

    • ARC,

      Os americanos jamais arriscarão o F-22, que é sua “bala de prata”, em “disputas frias”. Mais fácil mandarem aeronaves de caça comuns “passearem” pelo Báltico apenas para testas as defesas russas…

      • Penso exatamente a mesma coisa RR, mas tem gente que acredita que os EUA irão arriscar sua reputação pondo em prova suas forças em confronto direto com a Russia, pois uma vez que os russos consigam captar por radar os F-22, representará uma das maiores derrotas dos nortistas, e representará uma vitória que eu creio que vc sabe e entende, pondo os EUA numa situação dificílima, uma vez que precisam de apoio pra continuar o F-35 , e quem apoiará um caça invisível que pode ser visto?
        Sds

      • ARC,

        Os americanos nunca disseram que as aeronaves stealth eram invisíveis… Isso é um jargão que pegou na imprensa não especializada.

        Evidente que mesmo o F-22 poderia ser localizado. A questão é a que distancia ele o seria… Arriscar o F-22 numa situação corriqueira e dar chance a um potencial adversário de testar a eficiência de sua defesa contra o caça, seria insensato. Foi nesse sentido que falei…

        Seja como for, os russos tem sim seus receios em relação a máquina americana. Tanto é que se apressam em ter a sua própria… E quem mais tenha dinheiro, também está…

  3. Eu simplesmente anunciaria CLARAMENTE que, A PARTIR DESTE MOMENTO a Estônia é alvo nuclear preferencial em caso de CRISE INTERNACIONAL.

    Não deixa de ser VERDADE, e pode ser um excelente incentivados para a paz na região!

    Seja como for, mesmo sem anúncio, certamente vai ser, a partir deste momento!

    • Mauro Lima,

      Não creio que os russos se arriscariam a lançar armas nucleares tão perto de seu próprio território, e ainda mais levando em consideração o país alvo ser próximo a unica saída russa para o Báltico ( desconsiderando o enclave em Kaliningrado ).

  4. Os americanos parecem firmemente dispostos a reeditar a Guerra Fria, obviamente por razões econômicas. Aproximam-se das fronteiras russas de todas as maneiras…não me parece uma conduta consequente e sensata.

    • mas é este o objetivo mesmo senhor Marcelo…toda aquela esculhambação na ucrania foi esquematizada e fabricada por eles para disseminarem a desestabilização e trazer países do leste europeu para a otan e finalmente instalem suas bases e escudos anti misseis contra a Rússia…o objetivo é conter e minar os Brics..basicamente é uma nova crise dos misseis acontecendo….eles tentaram isso na guerra fria atrás instalando misseis na Turquia…foi assim que este pais entrou para a otan..e a resposta Russa veio lá em Cuba …os eua ameaçaram guerra total contra a Rússia nessa época caso os russos prosseguissem com instalações de misseis em Cuba…vai acontecer mesma coisa só que pior……pois a Rússia tem influencias em vários países hoje….como na Nicarágua…vizinha ao pais deles e ao lado da costa rica…uma de suas colônias que possui importantes bases…principalmente naval…..muitos interesses escusos estão por trás destas movimentações..

    • Fala baixo MarceloRJ.
      Daqui a pouco um daqueles soberbos de gabinete da OTAN acha que isso não vai ofender ninguém e resolve seguir o seu conselho.

  5. C certeza ele vão instalar seus ekipa/ outra x em Cuba, Nicarágua e Venezuela, considerando q Apiay,Colômbia, fica à alguns km de Caracas e do Mato Grosso.E vão instalar seus mísseis em seu enclave, e é o terror p a Polônia e UE.Está deteriorando a relação Ocidente, lèia-se ianglesess x Rússia + China…uma ação nada pragmática e perigosa. Quem viver verá.Sds. 😉

  6. Cara se eu fosse a Rússia colocaria uma base em Cuba e outra na Venezuela. Esses cabeças de bagre estão se esforçando para ver o circo pegar fogo.
    Nenhum país admitirá uma força militar forte perto de suas fronteiras, isso é provocação desnecessária e inoportuna em um momento delicado que pode descambar para um conflito de logo termo em escala global com consequências desastrosas.
    Alguém ou tem tudo sobre controle ou é um louco inconsequente.
    Como diria o filósofo Cpt Nascimento ” Vai dar merda “.

  7. O EUA já vende material bélico para Polônia, só não tem uma base aérea lá, e acho que os poloneses receberiam uma base americana de braços abertos.

  8. A Russia não tinha motivos mas agora eles tem toda justificativa para abrir bases em Cuba, Nicaragua, Venezuela, etc. Bem feito para os estrategistas duzamericanu.

    • Vc não sabe o que acontece no seu quintal e acha que sabe o que os russos pensam ???… quem manda nestas paragens são os yankes e ponto final…

      • Uhumm… e as vacas voam…mandam tanto que o porto e o canal da Nicarágua já está em construção, lembrando que os mesmos irão prejudicar em muito a logística dos EUA, e tirar uma poderosa fatia de mercadorias do mercado latino americano.

      • Essa é a sua lógica… quem determina o comércio é a nação mais próspera… tanto é que é a moeda deles que circula como garantia de pagamento… mas, as vacas voam, não é mesmo ???… 🙂

Comentários não permitidos.