US Navy testa poderosa arma a laser móvel contra drones

ciws_laser400
O sistema de arquitetura permite que a arma seja  baseada no sistema CIWIS Phalanx da Raytheon entre outras plataformas, permitindo um número de aplicações de armas de energia dirigida, incluindo o derivado Laser-Phalanx naval. Ilustração: Raytheon.

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Uma arma a laser compacta e potente desenvolvida pela Raytheon em breve será integrada em um HMMWV, para demonstrar a sua capacidade de abater drones inimigos, como parte do reforço das capacidades de defesa aérea baseados em terra do US Marine Corps.

O escritório da US Navy of Naval Research concedeu à Raytheon US $ 11 milhões para adaptar uma arma laser no veículo, o sistema deve ser capaze de derrotar as ameaças em voo baixo, tais como drones inimigos. 

Para a demonstração de campo planejada pela ONR Raytheon, será integrado um sistema laser  em um veículo HMMWV. Futuramente o sistema será integrado aso veículos JLTV. Alguns dos componentes do sistema já foram testados sob sistemas baseados em terra (GBAD) e agora são desenvolvidas as futuras capacidades navais ‘do programa, demonstrando as funções de detecção e controle de fogo do sistema, com o radar phased array compacto capaz de detectar e rastreamento  UAVs de todos os tamanhos. 

No final do ano, os pesquisadores vão testar todo o sistema contra alvos usando um laser de 10 kW como um trampolim para um laser de 30kW. 

A Raytheon vai entregar um laser com uma potência mínima de 25 kW . De acordo com a ONR , o sistema de 30kW deverá estar pronto para testes de campo em 2016, testes avaliarão o processo de interceptação completa, desde a detecção e rastreamento até disparo, toda avaliação de danos de combate baseados em sensores e processadores de efeitos integrados no veículo de ensaio .

PWG_laser_waveguide300
De acordo com a Raytheon , a arquitetura Wave-Guia Planar patenteado, permite a implementação de um único projeto abertura ópica sem o uso de feixe combinando de elementos ópticos complexos, proporcionando alta qualidade de feixe e escalabilidade além de potência de saída de 200 kW. O projeto também inclui a remoção eficiente de calor e capacidade de gerenciamento térmico, tamanho compacto, rendimento, peso leve e modularidade. Foto: Raytheon

“A solução de laser da Raytheon gera alta potência em um sistema peso-leve, compacto e robusto ideal para plataformas móveis”, disse Bill Hart, vice-presidente da Raytheon Space Systems. 

o Sistema Raytheon Planar Wave Guid (PWG) é a chave para a sua abordagem única de lasers de alta energia. Utilizando uma única PWG, o tamanho e forma de uma régua de 12 polegadas, os lasers de alta energia geram força suficiente para engajar eficazmente pequenas aeronaves. Segundo Hart, a tecnologia implementada para o teste é escalável para sistemas mais poderosos. 

“Nossa arquitetura de laser PWG é escalável: podemos alcançar níveis de potência cada vez maiores com o mesmo design compacto que estamos usando para GBAD . “, disse. 

Com a proliferação de UAVs no campo de batalha moderno, o Corpo de Fuzileiros Navais espera que as unidades cada vez mais terão que se defender contra adversários que tentam realizar reconhecimento, vigilância e ataque a partir do ar por sistemas não tripulados.

De acordo com o coronel William Zamagni, chefe do Expeditionary Maneuver Warfare e Departamento Combate  de Terrorismo, o GBAD dará ao Corpo de Fuzileiros Navais a capacidade de combater as ameaças UAV de forma eficiente, sustentável e orgânica com as forças expedicionárias austeras. 

O “GBAD empregado em um papel contra UAV é apenas o começo de seu uso e abre uma infinidade de outras possibilidades de futuras forças expedicionárias.”

gbad_laser725
O programa Ground Based Air Defense (GBAD) Directed Energy On-the-Move desenvolve as Capacidades Futuras, para a demonstração de campo de um sistema de armas a laser de curto alcance montado sobre o chassis de um veículo Humvee com uma potência mínima de 25 kW. O laser Raytheon-construído será empacotado para atender a requisitos de tamanho, peso e potência exigentes os EUA Corpo de Fuzileiros Navais “. Ilustração: Raytheon

 

Fonte: Defense-Update

11 Comentários

  1. Se o uso de armas laser para a defesa antiaérea se mostrar viável , será uma mudança de paradigma…

    Inclusive do ponto de vista da sustentabilidade econômica de uma defesa antiaérea, porque o sistema laser depois do custo de produção e aquisição, ao contrário dos mísseis, tem uma capacidade de fazer um número muito maior de disparos por uma fração do preço de um míssil…

  2. A antiga URSS tinha esse projeto q se mostrou exitoso, o problema e a fonte de energia q ainda são extremamente grandes;assim,essas armas só podem ser usadas em um veículo grande e de fácil localização, logo um alvo. Os Russo fizeram um teste há uns meses atrás c laser p destruição de objetos móveis no ar, terra e mar, dizem q foi bem sucedido . O BRASIL,tbm tem um projeto assim, de laboratório , + tem,será levado p campo em > escala p testes…menos mal. Sds. 😉

  3. O sistema antiaéreo baseado no laser, mesmo muito impressionante não deve substituir os misseis em mesmo os canhões. Isso porque o laser assim como os projéteis dos canhões antiaéreos são disparados em linha reta, o que os tornam inúteis contra alvos que se escondam no contorno natural do terreno, porém, o canhão pode destruir o alvo no primeiro contado diferente do laser.
    O laser apesar de muitas qualidades frente aos misseis e projéteis de canhões antiaéreos, também conta com algumas desvantagens como, por exemplo, a possibilidade do alvo ser equipado com blindagem refletiva (que na teoria é muito leve), o laser precisa ser apontado para o alvo por alguns segundos para conseguir abate-lo e se o alvo tiver capacidade de reconhecer a ameaça e desviar do laser de nada vai adiantar, o alvo escondido entre as nuvens se torna muito difícil de ser abatido.
    Conclusão, o laser deve ser empregado justamente como na primeira imagem da matéria, ou seja, ao lado de um canhão ou de um sistema lança misseis. Confiar 100% no laser pode ser um erro gravíssimo!

    • Carl-Carl,

      Não é bem assim…

      O escudo reflexivo deve estar de acordo com a frequência em específico do laser que será empregado contra ele. E é improvável que o escudo, de uma forma ou de outra, seja capaz de refletir toda a energia/potencia direcionada contra o artefato…

      Mesmo que a arma possa reconhecer o laser e desviar, isso pode encerrar a missão prematuramente, haja visto ocorrer uma situação na qual não se tem tempo de recobrar a rota para o alvo… Mais vale uma arma stealth que assuma rotas diversas e na fase final assuma um perfil de voo baixo a alta velocidade subsônica.

      Qualquer alvo que utilize o contorno do terreno para ocultar-se, pode teoricamente se safar de qualquer sistema, pois o terreno pode tornar os meios de localização/direção de tiro inúteis.

      A característica dos mísseis que os manterão uteis é justamente serem capazes de perseguir seus alvos pelos seus próprios meios, ao passo que o laser necessitará de algum meio de detecção/aquisição para orientar o tiro, de modo a manter o feixe direcionado durante todo o engajamento… Por isso também acredito que o laser dividirá espaço com sistemas convencionais por enquanto. Mas no que tange a canhões, é provável que a evolução do sistema torne o armamento de cano o ultimo recurso… É provável que, se o desenvolvimento se manter, até a metade desse século ele substitua os atuais sistemas SHORAD em geral…

  4. Aguardamos os resultados , depois do fracasso do sistema aereo-transportado e das idas e vindas do programa F35 ,deve-se evitar a empolgaçao ,mas continuar na torcida favoravel !

  5. verdade e os laser junto com os novos caioes a eletromagneticos!!! vao ser o futuro antiaereo e combate terrestre tambem!!!

  6. Domingo, 31 de agosto, 2014 11:42
    Irã teste-fogo Bavar-373 sistema de defesa antimísseis caseira
    Comandante do Irã Khatam al-Anbiya Air Defense Base de brigadeiro-general Farzad Esmaili disse no sábado, 30 de agosto de que Bavar-373 disparou seu primeiro tiro bem sucedido. Ele acrescentou que o sistema, desenvolvido como uma alternativa com capacidades superiores para o russo S-300 depois de Moscou cancelou seu contrato com Teerã, funciona melhor do que certos sistemas de mísseis de longo alcance similares fabricados por outros países.

    Comandante do Irã Khatam al-Anbiya Air Defense Base de brigadeiro-general Farzad Esmaili disse no sábado, 30 de agosto de que Bavar-373 disparou seu primeiro tiro bem sucedido. Ele acrescentou que o sistema, desenvolvido como uma alternativa com capacidades superiores para o russo S-300 depois de Moscou cancelou seu contrato com Teerã, funciona melhor do que certos sistemas de mísseis de longo alcance similares fabricados por outros países.
    Primeira foto do sistema de defesa antimísseis Bavar-373 do Irã

    Agência de Notícias Fars publicou na sexta-feira as primeiras imagens do Bavar-373 sistema, dizendo que ele é destinado a levar a mensagem de auto-suficiência das forças armadas iranianas para o mundo.

    Em fevereiro, o brigadeiro-general Esmaili disse que o míssil é esperado para estar pronto até março de 2015 Teerã exibiu um sistema indígena de longo alcance de defesa aérea, o míssil Bavar-373, desenvolvido como uma alternativa para o russo S-300 depois de Moscou cancelou sua contrato.

    De acordo com funcionários de segurança iranianas, o novo sistema é melhor do que o russo S-300, já que é capaz de rastrear mais de 100 alvos, assim como o sistema russo, mas com uma capacidade de segmentação superior.

    “Acreditamos que ‘Bavar” e “3 de Khordad’ escudos anti-míssil são melhores do que outros sistemas de defesa de mísseis de longo alcance do país”, ol-Anbia acrescentou, relatórios de notícias Fars.

    O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, ordenou que o desenvolvimento do sistema de mísseis, depois que o presidente russo, Dmitry Medvedev, em seguida, proibiu a venda armados para o país, à luz das sanções da ONU contra Teerã.

Comentários não permitidos.