Valor e Defiant na corrida pelo multibilionário contrato do US-Army

Valor
V-280 Valor

E.M.Pinto

O Exército dos EUA selecionou dois concorrentes para a decisão de um contrato multibilionário avaliado em cerca de US$ 100 bilhões.

As empresas Bell Helicopters e uma equipe formada pela Sikorsky Aircraft – Boeing foram contratadas para projetar e construir a futura geração de aeronaves que equipara o US Army e as demais forças congêneres no bilionário programa Joint Multi-Role Tecnologia demonstrador ( JMR-TD).

As empresas Sikorsky – Boeing  desenvolverão a aeronave Defiant, utilizando a tecnologia do demonstrador X2, que combina design rotor contra-rotativo com propulsor traseiro  para obter maiores velocidades. Já a Bell apresentará o Til rotor  V-280 Valor  como proposta para a futura aeronave no programa. Os primeiros vôos são esperados para ocorrer já em 2017.

Sikorsky-Boeing-Defiant
Sikorsky Defiant

Defiant é uma aeronave contará com sistema de contra-rotação de pás do rotor principal rígidas, equipado com sistema propulsor que lhe permite elevada aceleração e  alta velocidade, é dotado com um sistema de fly-by-wire de controle de vôo avançado. De acordo com a Sikorsky, o Defiant incorpora pacotes de tecnologias evolutivas em um projeto novo, inovador e acessível que voa mais rápido, mais longe e com mais carga útil.

Defiant
Sikorsky Defiant

O Defiant usará a tecnologia comprovada no modelo Sikorsky X2 para superar os desafios de design de aeronaves, que serão requisitos críticos na futura aeronave. 

Bell-V280-valour
V-280 Valor

V-280 Valor baseia-se em tecnologia tiltrotor comprovada da Bell, que proporciona alta velocidade e agilidade para executar uma grande variedade de missões. A Bell Helicopters está propondo o Bell V-280 como um “design clean-sheet”, o que reduz a complexidade e melhora a confiabilidade, facilidade de manutenção e sustentabilidade, reduzindo o custo total das unidades. 

O Valor voará duas vezes mais rápido e alcançará o dobro do alcance de helicóptero de assalto de hoje. A Bell se uniu à Lockheed Martin para desenvolver a eletrônica crítica do projeto Valor. O papel da Lockheed Martin vai se concentrar nos  sistemas integrados de aviônica, sensores e armas. A Bell convidou mais empresas para participar como membros da equipe.

programa JMR TD recebe o apoio do Departamento de Defesa para o desenvolvimento da Futura aeronave de decolagem e pouso Vertical ( FVL) de maior desempenho, confiabilidade e acessibilidade. O projeto é o precursor da plataforma do futuro helicóptero  do Exército que vai substituir cerca de 4.000 helicópteros em serviço nos Estados Unidos por volta de 2030. O programa é avaliado em cerca de US $ 100 bilhões.

Fonte: Defense Update

1 Comentário

Comentários não permitidos.