Defesa & Geopolítica

Índia: Rotores a mil e novos contratos para a indústria de defesa

Posted by

chinook - apache

E.M.Pinto

 Enquanto isso na índia…

Três grandes contratos para serem assinados pelo MOD Indiano tem aquecido  os ânimos da indústria de defesa.

Tudo indica que a Boeing logrará um importaante contrato de defesa  para a aquisição de nada menos que  22 helicópteros de ataque AH-64D Longbow Apache B3 e 15 helicópteros de carga  CH-47F Chinook B3 todos destinados à  Força Aérea da Índia. 

O Conselho de Aquisição de Defesa, presidido pelo ministro da Defesa Arun Jaitley, aprovou as compensações necessárias e autorizações que permitiram a assinatura do contratos. Ambos os negócios têm agora uma parada rápida na Comissão do Gabinete de Segurança (CCS) antes da sua assinatura definitiva. Há indicios de que os contratos sejam assinados mês que vem,na altura da visita do primeiro-ministro Narendra Modi visita aos EUA.

Outro importante contrato a muito aguardado é o do helicóptero naval Multirole Helicopter (MRH) que prevê a aquisição inicial de 16 helicópteros multifunção para a Marinha indiana que visa substituir os obsoletos  Westland/Sikorsky Sea King.

NH90NFH_MN

 Os candidatos são o NH Industries NH 90 e Sikorsky  S-70B (Bravo) Sea Hawk , fontes indianas afirmam que o favoritismo de um dos candidatos no caso a Sikorsky é até questionável porém o certo é que na esteira deste importante contrato, virá um outro desta vez para o exército indiano.  

Uma quarta concorrência já desperta os olhares estrangeiros para o chamado IMRH (Indian Multirole Helicopter) cujo contrato de maior vulto, prevê a aquisição de um número muito maior de helicópteros semelhantes, uma competição que fez com que a Lockheed-Martin despertasse o interesse com a proposta do modelo MH-60 R(Romeo).

3 Comments

shared on wplocker.com