Tradução e adaptação: E.M.Pinto
O Ministro da Defesa e senador David Johnston anunciou no passado 27.08.2014 a assinatura do contrato de aquisição pela austrália de aeronaves de patrulha Anti-submarino Austrália P-8A Poseidon.
Johnston disse que esta aquisição é chave para a Defesa e permitirá a retirada do serviço da atual frota de aeronaves AP-3C Orion que se encontra atualemente e elevado estado de envelhecimento. O acordo firmado coma Boeing prevê a aquisição da primeira de oito (dois lotes de quatro) aeronaves para austrália que junto com aeronaves de vigilância não tripuladas de grande altitude (RQ-4N- Global Hawk- Triton) substituirão na Real Força Aérea Australiana os desgastados AP-3C Orions que serviram a Austrália tão bem por mais de quatro décadas.
Saiba Mais sobre o P8A clicando no infográfico
“Essas aeronaves state-of-the-art vai aumentar dramaticamente a capacidade da Austrália para monitorar seus acessos marítimos.” Ele disse que o P-8A também pode realizar busca e salvamento, anti-submarino e missões de ataque marítimo, utilizando torpedos e arpão mísseis “.
Saiba Mais sobre o RQ-4 clicando no infográfico
Os trabalhos referentes as aeronaves estão sendo executados em estreita colaboração com outros existentes e futuros ativos entre a Defesa e Alfândega australiana, visam dotar-nos de uma frota da aviação capaz de promover a Proteção de Fronteiras e dos nossos recursos de mar vitais para nossa soberania e sobrevivência.
Esses recursos incluem os recursos energéticos no mar do norte da Austrália e as nossas fronteiras, disse o senador Johnston. A indústria australiana se beneficiará em até US $ 1 bilhão com a construção de instalações para essas aeronaves e trabalhará para atender às necessidades de manutenção e apoio. A entrega do primeiro avião está programado para 2017, com todos os oito para serem entregues até 2018.
4 Comments