Certificado pela FAA Motor do KC-390

Motor do KC-390

Ivan Plavetz

O motor turbofan V2500-E5 desenvolvido pelo consórcio Internacional Aero Engines (IAE) para o novo avião de transporte KC-390 da Embraer Defesa & Segurança (EDS) alcançou a certificação concedida pela Federal Aviation Administration (FAA).

Jackson Schneider, presidente da EDS, avalia a conquista como um grande passo dado pelo programa KC-390. O executivo afirmou que a empresa está bastante otimista de que o V2500-E5 irá desempenhar de forma confiável o seu serviço e que a expectativa é para um primeiro voo bem-sucedido.

De acordo com a EDS, ao contrário de outros modelos de avião de transporte militar, o KC-390 irá requerer níveis de manutenção compatíveis com aqueles verificados na aviação comercial. Basicamente, será necessário apenas um dia para a realização de inspeção padrão “A” a cada 600 horas e a mais completa revisão padrão “C” a cada 10 anos.

Monteagem do primeiro protótipo KC-390 – Imagem: Embraer Defesa e Segurança

A EDS e a Força Aérea Brasileira (FAB), coordenadora e lançadora do KC-390, selecionaram  o V2500-E5 em 2011. Esse motor, cuja concepção acompanha os últimos conceitos de propulsores turbofan a reação, é capaz de desenvolver empuxo máximo da ordem de 14.200 kg cada um. Ele é o mais novo membro da família V2500, propulsores exaustivamente testados em voo nos aviões comerciais da família A320 da Airbus, bem como no jato MD-90 da Boeing.

Fonte: Tecnologia & Defesa

2 Comentários

  1. Beleza né? Mas acho que o Brasil depois vai ter que ajoelhar e pedir permissão para poder exportar….kkkk.
    Foi com nosso dinheiro que construímos a Embraer, depois privatizaram e agora estão fazendo um avião que para exportar terá que ser pedido permissão. Lembrei este só carrega arma não as usa…humm… então pode. Belo tiro ao alvo.

Comentários não permitidos.