Reservatório futurista pretende combater incêndios na Amazônia

Depois da grande seca que a Floresta Amazônica enfrentou em 2005, foi possível perceber que mesmo que as árvores consigam reter a umidade em seus troncos, a floresta não seria imune aos incêndios. Além disso, o aumento do aquecimento global é preocupante e, nos últimos anos, a chuva escassa na região e as queimadas praticadas na agricultura e pecuária podem fugir do controle e atingir grandes áreas.

Por causa disso, a equipe de designers chineses Jie Huang, Jin Wei, Qiaowan Tang, Yiwei Yu e Zhe Hao se uniu para desenvolver um “gigantesco” reservatório futurista de água para combater esses índices e preservar mais a grande mata brasileira.

Projeto Futurista - Amazônia 02

O projeto recebeu o nome de Rainforest Guardian e seu formato é inspirado em uma flor de lótus, devido a sua habilidade em habitar locais bastante úmidos. O topo seria usado como um imenso reservatório – que filtrará e armazenará as centenas de litros de água da chuva –, usado para combater os incêndios.

Através de “firefighters” (pequenas aeronaves não-tripuladas), a água seria levada ao solo pelo ar, pois estas voariam “como um dente de leão no céu” e borrifariam água até o fogo cessar.

O projeto futurista também serviria como centro de pesquisa e educação, no qual os dados da floresta seriam coletados e analisados por cientistas e universitários, e como observatório para os turistas.

A princípio isso é apenas um estudo, pois um sistema desse porte custaria milhões e daria um profundo impacto para a floresta. Mas, a Boeing está trabalhando para transformar o projeto em realidade.

Projeto Futurista - Amazônia 01

Crédito/fonte da foto: Gizmodo

Fonte: AEC

27 Comentários

  1. Isso é o maior 171, projeto chinês em sociedade com a Boeing ,pura ficção,o Dandolo faz melhor e mais barato !

    • Eu prefiro ver esse “projeto” mais como inúmeros heliportos que permitiriam avançar selva a dentro com mais segurança e domínio da área… devido a curvatura da terra, calculo que com essa altura se tenha visibilidade de mais de 100 kms em todas as direções… mas é somente uma viagem de minha parte… 🙂

      • Estão vendo não é só o Dandolo que faria melhor,o Blue também o faria !kkk (ps: você Blue não ira se ofender com essa brincadeira né ?)

      • Não tenho a “capacidade” do mestre Dandolo em antever tecnologias… acima foi só um pequeno exercício de elucubração… só para relaxar… 🙂

  2. Porque não começam pelo básico? Nossa força aeréa não tem uma aeronave anfibia de combate a incedios como estas aqui.
    http://www.areamilitar.net/analise/images%5CTO_Be200Cl415.jpg

    http://mlb-s2-p.mlstatic.com/planta-do-bombardier-canadair-cl-415-gigante-giant-13761-MLB193625647_2745-F.jpg
    O que temos e somente um C130 gambiarado para a função, com a imensidão de rios que temos na região Norte e centro oeste, uma aeronave anfibia estrategica, e uma obrigação que a FAB deveria ter.

    Não critico a iniciativa, mas uma caa não se começa pelo telhado

    • Ainda bem que esperei pra ler os comentários… ia sugerir exatamente os vetores colocados pelo “capa”… ambos são espetaculares! Podem procurar os vídeos no youtube…

      aqui tem um vídeo espetacular: http://bit.ly/1tIla4T

      aqui um filmaço sobre a vida desses guerreiros… e olha que a deles não assim uma Bras… quer dizer… uma Amazônia: http://bit.ly/1qMAJnd (Além da eternidade)

      mas também é óbvio que um gigantesco sistema de coleta dos rios para as florestas através de dutos, mesmo que flexíveis, mas “pesados”, conseguiria movimentar muito maior volume de água que caixas d’água FARAÔNICAS!

      Esse projeto é simplesmente ridículo… iria CONSUMIR muitos hectares de floresta que, a princípio, deveria PROTEGER!

  3. Mais uma vez o cavalo de Troia internacionalista de “defender a Amazonia”
    E o gigante bobão da America do Sul, que já foi avisado pelos seus militares, continua com babaquices revanchistas de esquerda, e não abre o olho para a verdadeira ameaça.
    Basta ver como mudou nosso quadro eleitoral de repente não?!Quem financia a eco biruta?
    Nada e tão ruim, que não possa ficar pior meus caros. Olha eu não faço a linha conspiracionista, mas to começando a achar a queda do avião daquele cara, “muito oportuna” para certos setores internacionalistas entreguistas, que agem por aqui em terras Brasilis sabe?!, se esta eco biruta lavar a presidência, teremos o pior de Petê e PSDBosta em um só (des)governo, alem de o partido que poderá elege-la, e sócio fundado do nefasto Foro de SP.
    Pensando somente no setor militar, esqueça, ela e anti militarista assumida,pró internacionalização da Amazonia(com a desculpa de protege-la) e esta no bolso das ongs cobras mandas que atuam por la há anos. Vai diante de uma crise fiscal que se aproxima no horizonte, ter a desculpa perfeita para cortar o orçamento militar ao minimo, travar os contratos em andamento, contigenciar tudo o que puder de verbas operacionais. Isto se não quiser tornar nossas FAAs em “forças sociais” ou qualquer troço assim.
    Isto inclusive esta no discurso de muitos integrantes do PSB e PV(onde ela ainda tem o rabo preso)trocar o serviço militar obrigatório, por serviço social obrigatório.

    • Meu amigo… depois que inventaram a “urna eletrônica” inauditável brasileira, irá vencer as eleições aqueles que forem convenientes ao sistema! As pesquisas tendenciam o que será aplicado nas urnas e todos se conformarão como perfeitos “massa gado” doutrinados por um sistema social, político e educacional inexistente!
      O Brasil está tão.. mas tão falido institucional e moralmente que ao olharmos com criticidade TODOS os atuais candidatos a presidente constataremos o total deboche de nossa política à nossa pátria! .. a coisa está de chorar !
      Abraço,

      • Henrique caro amigo, o desleixo e analfabetismo politico de nosso povo, nos levou a esta triste situação, de a única opção, e votar na menos pior opção.
        Um sistema eleitoral, que não permite a democrática recontagem de votos, como e esta joça de urna eletronica, não tem nada de confiavel.
        Voto empreso e documento.

  4. Falando em torres na Amazonia:

    ———————————————–
    INPA INICIA CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO MAIOR QUE TORRE EIFFEL
    ———————————————-

    Jornal GGN – O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) deu início à construção de uma estação de monitoramento climático na região amazônica de 325 metros de altura, sendo maior que a famosa torre Eiffel, em Paris. A torre ATTO (sigla para Amazon Tall Tower Observatory) faz parte de cooperação entre o Inpa e Instituto Max Planck, da Alemanha, que mantém laboratórios na sede do instituto federal, em Manaus.

    A torre será responsável principalmente por ajudar os cientistas a monitorar os efeitos das mudanças climáticas globais na floresta amazônica, mas também deve servir para outras pesquisas na região. O pesquisador Antonio Manzi, do Inpa, será o responsável pela parte administrativa do Brasil na parceria. Ele explica que a ideia inicial de construir a torre veio do Instituto Max Planck, que já fez um projeto similar na região da Sibéria, na Rússia, com 300 metros.

    Logo o projeto siberiano passou a contemplar áreas de pesquisas de ponta em química da atmosfera (para medir trocas gasosas e reações químicas), física de nuvens (formação de chuvas), e em processos de transporte de energia e matéria (entre a floresta e a atmosfera).

    Além da torre ATTO na região amazônica, também serão erguidas outras quatro menores, de 80 metros, ao redor da torre principal, de 325 metros. De acordo com Manzi, as torres secundárias vão auxiliar a medição dos dados da torre principal. “Estamos contando que a torre funcione sem parar durante uns 20, 30 anos”, afirma o pesquisador.

    A cooperação científica entre Brasil e Alemanha envolveu recursos na ordem de R$ 7,5 milhões como parte do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), do Inpa. A previsão é que seja entregue no fim de novembro de 2014. A empresa responsável pela construção da torre é a San Soluções Ltda do Paraná, que venceu a licitação para a obra.

    Na última sexta-feira (16), representantes das duas organizações participaram da solenidade de lançamento da pedra fundamental da obra na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, no município de São Sebastião do Uatumã, no interior do Amazonas.

    Entre os presentes na ocasião, estava o recém-empossado diretor do Inpa, Luiz Renato de França; Juergen Kesselmeier, do Max Planck de Química, que coordena o projeto; a assessora de Assuntos Científicos e Intercâmbio Acadêmico da Embaixada da Alemanha, Florian Wittmann, entre outras autoridades.

    Com informações do Inpa.

  5. É lógico que isso aí é cavalo de tróia. E porquê o nosso(?) governo não manda os chinas construírem essas geringonças lá na conchinchina e, de quebra, se estiver algum pronto, manda enfiar no … ? É preciso deixar bem claro que, apesar de tudo, especialmente dos políticos, o Brasil tem 200 milhões de brasileiros, e não vai deixar barato alguma aventura de piratas dentro de nossas fronteiras. Até a zona tem dono.

  6. A princípio isso é apenas um estudo, pois um sistema desse porte custaria milhões e daria um profundo impacto para a floresta. Mas, a Boeing está trabalhando para transformar o projeto em realidade.

    Projeto Futurista – Amazônia 01 . Eu começo a preocupar-me c a presença desta ponta de lança dos nefasstoss iankss, o n glórioso irmão caim do norte..E td isso pq o governantes ñ colocaram satélites nosso em orbitas geoestacionárias p vigiar , patrulhar e denunciar essas nefasta queimadas e derrubadas de árvores de forte inescrupulosas…e solte o EB, Ibama, .. no pedaço, multar, prender e se necessário confisco de terras, desses latifúndios q só vivem de trbalho escravo, matar e destruir a floresta, e por tabela , o fluxo de água do n Rios, pois um está atrelado ao outro…e td isso p ontem.Sds. 😀

  7. Pessoal, vamos com calma! Isto foi apenas um concurso de design. Os próprios autores já disseram que é um exercício imaginativo.

    • Tá claro! Eu gosto muito do site Yanko por causa disso! (http://bit.ly/xR4jm0)

      E sem dúvidas essas “viagens” em idéias e design geram muita coisa boa… mas como Brasília tá cheia de maluco, e alguns deles devem ler o PB… vai que pensa que é mais um projeto viável, como Belmonte, pra encher a burra de dinheiro!!! 🙁

      Melhor deixar tudo bem, BEM MESMO, explicadinho!

Comentários não permitidos.