Produzir no Brasil é 23% mais caro do que nos EUA

 economia Brasil

“De acordo com a tendência do custo de produção ao longo da última década, o BCG classificou os países em quatro grupos. Os que se encontram em situação mais crítica foram chamados de “sob pressão”. É nesse grupo que o Brasil foi incluído, ao lado de China, Rússia, República Tcheca e Polônia. Entre os cinco, o Brasil foi o que teve o maior aumento de custo de produção, segundo o BCG.

No outro extremo, entre as chamadas “estrelas emergentes globais”, estão México e Estados Unidos. A competitividade dos dois países foi impulsionada por fatores como baixo aumento dos salários e ganhos de produtividade. O relatório ressalta que o mundo deixou de ser dividido em continentes competitivos versus caros.”

Érica Fraga, Folha de São Paulo, 20/08/2014

Aumento do custo da mão de obra industrial explica diferença, diz estudo. Baixa eficiência também pesa para indústria brasileira; emergentes como China e México têm custo inferior. A capacidade de competição da indústria brasileira sofreu uma reviravolta negativa na última década.

Hoje, o custo de produzir no Brasil é 23% maior do que nos Estados Unidos. Em 2004, era 3% inferior. A conclusão é de um estudo recém-divulgado pela consultoria The Boston Consulting Group (BCG). A pesquisa comparou os custos de produção dos 25 principais países exportadores do mundo.

Além dos Estados Unidos, o custo de produção no Brasil ultrapassa, significativamente, o de outros países emergentes, como China, Índia, México e Rússia. A consultoria analisou os custos de produção dos 25 países levando em conta quatro fatores: salários na indústria, produtividade do trabalho, custo de energia e taxa de câmbio.

Segundo o BCG, o Brasil perdeu competitividade em todos os quesitos analisados. Com isso, o custo de produção da indústria no país aumentou 26% em relação ao dos EUA entre 2004 e 2014. Salários mais elevados combinados com um crescimento muito fraco da produtividade explicam três quartos desse aumento.economia Brasil

O BCG ressalta que os salários pagos na indústria mais do que dobraram ao longo da última década. O problema, segundo a consultoria, é que essa tendência não foi acompanhada por um aumento significativo da produtividade dos trabalhadores brasileiros.

Um forte ganho de eficiência teria permitido às empresas conseguir um aumento de sua capacidade de produção suficiente para cobrir os maiores custos trabalhistas. Mas a produtividade cresceu apenas 1% ao ano no período analisado. O lento aumento da eficiência é explicado por fatores como baixa oferta de mão de obra qualificada, falta de investimento, infraestrutura inadequada e burocracia excessiva.

A consultoria afirma ainda que o forte aumento do preço da eletricidade para a indústria –que dobrou na última década– e o maior custo do gás natural também contribuíram para erodir a capacidade de competição do setor no país.

De acordo com a tendência do custo de produção ao longo da última década, o BCG classificou os países em quatro grupos. Os que se encontram em situação mais crítica foram chamados de “sob pressão”. É nesse grupo que o Brasil foi incluído, ao lado de China, Rússia, República Tcheca e Polônia. Entre os cinco, o Brasil foi o que teve o maior aumento de custo de produção, segundo o BCG.

No outro extremo, entre as chamadas “estrelas emergentes globais”, estão México e Estados Unidos. A competitividade dos dois países foi impulsionada por fatores como baixo aumento dos salários e ganhos de produtividade. O relatório ressalta que o mundo deixou de ser dividido em continentes competitivos versus caros.

Atualmente, há casos de países muito competitivos e outros nem tanto em todos os continentes. Segundo o BCG, isso deve guiar as decisões de investimento no futuro. A consultoria prevê que a produção industrial deve se tornar cada vez mais regionalizada, centrada nos países mais competitivos de cada uma das regiões.

Fonte: Folha de São Paulo

31 Comentários

  1. Hoje, o custo de produzir no Brasil é 23% maior do que nos Estados Unidos. Em 2004, era 3% inferior. A conclusão é de um estudo recém-divulgado pela consultoria The Boston Consulting Group (BCG). A pesquisa comparou os custos de produção dos 25 principais países exportadores do mundo. ==== Esse custo BRASIL tem de cair p o GF ganhar na quantidade. assim e perder competitividade e atração.Tbm, esse valor já foi bem + alto em governos anteriores.Mas, ainda assim, está alto p os pádões de um país q precisa de + empregos, swe ficasse abaixo do iankss e, 19% essa perda seria compensada em outras áreas e em arrecadações…assim como infraestrutura, asfalto, iluminação, td isso p ontem..Sds. 😀

  2. Eu acredito que os encargos sociais ocupam uma grande parcela desde custo. Veja bem, para cada salário pago o empregador desembolça mais de um salário em encargos, no total sai mais que o dobro.
    Também a produtividade no Brasil é muito baixa. Quem trabalha no exterior (principalmente nos EUA ou Alemanha, França e Reino Unido) e tem que lidar com pessoal e serviços no Brasil sabe do que estou falando.
    Em geral as pessoas querem ter o padrão de vida de um inglês ou alemão, mas não querem trabalhar como eles. Mas isso está mudando.
    E a nossa buRRocracia é estúpida demais, uma verdadeira relíquia viva da idade das cavernas.

  3. E tem gente no Brasil que vive no Sec. 19, e defende o socialismo, estatismo e gigantismo do estado.Alem claro de demonizar quem empreende, prospera e gera empregos.

  4. Entendo, então uma consultoria estadunidense chegou a brilhante conclusão de que é melhor investir e gerar empregos nos EUA do que em outros países. O duro é esse tipo de notícia ser publicada na “nossa” mídia.

    • Eis que o japa paraguaio, como sempre, NÃO ENTENDEU NADINHA DE NADA… 🙂

      Irei, pacientemente, lhe explicar pela enésima vez a verdade dos fatos: ideologia e socialismo não geram riquezas… logo, só se divide o que pertence aos outros… qndo acabar o dinheiro alheio, tchau socialismo… tchau emprego… tchau sindicatos… tchau petistas aloprados… tchau tchau marx… e adeus tia Chica… 🙂

      • Entendi perfeitamente jumento azulado. Quem não entendeu e não vai entender nunca é você, por total lavagem cerebral por submissão a décadas de tv e jornais liberais. Dinheiro é apenas papel. O que interessa são os bens e os serviços disponíveis para partilhar entre as pessoas.

        o equilíbrio entre a liberdade para criar e produzir não é um valor absoluto, como não é todos os demais. A fraternidade e a solidariedade também devem estar presentes em todo planejamento governamental.

        Segundo nossa constituição, a propriedade deve respeitar e cumprir sua função social.

      • E eu que uso pelego, né mesmo ???… rsrsrsrsrssrs… então tá certo… então me responda uma coisa, ser inteligentérrimo: porque o seu mst não pleiteia junto ao Estado brasileiro a legalização de terras DA UNIÃO nos estados amazônicos, por exemplo ???… se vc souber a resposta para essa questão, retiro o que eu disse sobre sua indigência intelectual… vamos lá… vc consegue… 🙂

        PS: então dinheiro é “apenas papel”… hummmm… interessante !!!… rsrsrsrssrsrsrsrss… 🙂 …

  5. São as benesses do socialismo: Quem trabalha tem que sustentar a sua família, a do mst, a do mstu, a do ali babá e os 40.000 ladrões, a dos milhares de cabos eleitorais pendurados nos cabides de emprego nos gabinetes municipais, estaduais e federais, a dos anistiados que assaltaram banco na década de 60, e também os empresários mui amigos do bndes, porto em cuba, aeroporto em cuba, do confisco dos ativos da petrobrás em bolívia, perdão dos empréstimos dos ditadores amigos do pt, do rombo da petrobrás e da eletrobrás, do …

    • Isso partindo do pressuposto mentiroso que o patrão brasileiro é o melhor do mundo, o mais preocupado em pagar seus impostos, e cumprir com todas as obrigações trabalhistas. Coisa para idiota acreditar. No Brasil temos tipos curiosos que devem bilhões e fazem juizo de valor dos outros como se fossem os mais corretos do mundo e encontram seguidores muitas vezes sendo ludibriados pelo proprio.
      Somo o país da escravidão, ainda, somo o país da burla. Da sacanagem, cada vez que vejo gente vir falar contra um socialismo que nunca vivemos, pelo contrario tivemos tudo quanto foi explorador, nem mesmo capitalismo tivemos, fico indignado com a ignorância e com a mediocridade desses criticos.

      • Para cada salario pago ao trabalhador, o empresário/comerciante/empreendedor brasileiro, paga 1 e meio para o (des)governo. E o retorno(estradas, segurança, infla estrutura) e uma merd@

      • Gringo safado, poe favor para de falar em padrão FIFA, padrão fifa é sinonimo de corrupção e o Brasil desde sempre viveu o padrão FIFA. Para de tagarelar mesmices e diga coisas que prestem. Não precisa demonstrar já todos já sabem que vc e o cão precisam um do outro como cego precisa de cão guia.

      • Juju… o mais brasileiro energúmeno entre todos… mais até que Macunaíma… aquele ser que não conhece distinção… o ser pasteurizado… originário de todas as origens… ulterizado na mentalidade ufanista esquerdizante mediocrizada… o ser incógnita… aquele que não tem noção do que é… vive de sua autoimagem degradada pelo espelho antagônico da sua realidade subjetiva decaída… é o ser que pensa que é mas não é… Julio… vc pensa que é brasileiro… mas vc, na verdade, é um ser criado nas entranhas da enganação por aqueles que te mantém como marionete forever…
        então, como já te disseram, juju: SAI JULIO, SAI… SAI DO MEU COLO QUE TU TÁ PESADO… 🙂

      • Para cada salario pago ao trabalhador, o empresário/comerciante/empreendedor brasileiro, paga 1 e meio para o (des)governo em impostos e encargos. E o retorno(estradas, segurança, infla estrutura) e uma merd@

      • Mas o que tem a ver se o patrão é bom ou se é ruim neste caso? Como eu disse, QUEM TRABALHA que sustentar um monte de coisa. Não são somente os patrões que trabalham e pagam impostos, mas também nós, trabalhadores, empregados, pagamos impostos para sustentar tudo isso aí. Imposto de renda, alíquota: quem recebe salário de R$ 1.499,16 até R$ 2.246,75 paga 7,5%, quem recebe salário de R$ 2.246,76 até 2.995,70 paga 15% , quem recebe salário de R$2.995,71 até R$ 3.743,19 paga 22,5% , quem recebe salário acima de R$ 3.743,19, paga 27,5%. Some-se a isso IPTU, IPVA, ICMS e muitos outros e verá quem paga a conta: nós, trabalhadores, capiche?

      • Kazin, esses energúmenos não foram preparados para entender nada… são indigentes intelectuais que chegam a dar dó… popularmente chamados de BURROS… não há outra denominação cabível ao caso… infelizmente para o Brasil, eles são júlios… 🙂

    • Fala baixo, amigo… eles são sensíveis a verdade dos fatos… logo começam a desmaiar e a bater as cabeças contra a parede nos chamando de reacionários… só porque somos cidadãos direitos e não aceitamos falcatruas contra nossa nação…

      • Fala sério gringo, vcs direitos?rsrsrs vcs são é direita e sempre promoveram a cultura da corrupção no Brasil, só pra reavivar sua memória, o Brasil não tem 12 anos não. Há, mas você fala com propriedade dos states, mas aí também estás enganado lá tem tanta corrupção que até a máfia fez história, e nunca ouvi falar em máfia de esquerda. Vc é um pandego metido a doutrinador sério, concordo que até faz sucesso com seus dependentes de pouco cérebro, que acham sua estultices coisas de gente esclarecida, tudo por falta de parâmetros. Na tua terra quem tem um olho é rei, na minha é caolho mesmo. Rsrsrs

  6. Amigos, como já dizia o saudoso Barão de Mauá:

    “O melhor programa econômico de governo é não atrapalhar aqueles que produzem, investem, poupam, empregam, trabalham e consomem”.

    • Mas nosso país só foi para frente com governos que meteram a mão na massa. Os liberais só destruíram o patrimônio público, transformando ele em privado.

      Criar uma Embraer, uma Embratel do zero nenhum mané se dispõe.

      • Esse japa paraguaio é um asno… ele tenta aplicar sua doutrina enlatada aprendida nos consultórios do sindicato PETRALHA e acha que tem otários suficientes para comprar essa paçoca podre que ele tenta vender como “um delícia” a ser consumida por todos… só consome essa porcaria socialista que ele vende quem não tem dó do próprio lombo… ele se esquece que TUDO, praticamente TUDO que temos de empresas estratégicas foram criadas pelos MILITARES… ele não aguenta um minuto de debate sem perder as pregas… é um tonto que não tem vergonha de tomar lavadas atrás de lavadas… tá mais sem vergonha que os demais esquerdopatas que levam na cara diariamente nestas páginas e não aprendem… oh povinho masoquista… 🙂

      • Sr Kazim, pera lá, mas também se a ditadura não tivesse feito nada ai a desgraça seria ainda maior do que foi. Mas mesmo esse legado estratégico para nós já não nos pertence, apenas usamos como um escape psicológico, já que foi privatizado. O gringo safado, esse que se pendura no saco de qualquer critico que faz aparte a algum pensamento lógico, mas esquerdista na ótica do boçal, opoia toda a entrega de patrimonio nacional principalpmente se for para grupos yankes ou associados. Esse é um pitbicha que não tem critica séria, apenas destila veneno por causa do falo, que ele tanto gosta de usar, de algum esquerdista.

      • Eu não tenho culpa de vc ter sido obrigado a ser uma MELANCIA, caro juju… se te partiram e ingeriram no EB, que fique entre 4 paredes… ninguém precisa saber das suas intimidades com o batalhão, sua pervertida… 🙂

      • O maior mal da ditadura foi a impossibilidade de formação de lideranças políticas. O Sr. é um socialista e eu o respeito, apesar de discordar e pensar diferente. Mas isso que está aí, Dilma, Aécio, Serra, Marina, é de uma mediocridade absurda. Meu país não merece. Não temos líderes políticos à altura, seja de esquerda, centro ou direita.

Comentários não permitidos.